Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

O guia definitivo para o ano sabático perfeito

O

Um post publicado anteriormente no blog EF GO descreveu um ano sabático de duas maneiras:

ano sabático(gæp jɪr)

substantivo

  • uma maneira incrível de ganhar na vida
  • um período – geralmente antes, durante ou depois da universidade – em que uma pessoa tira uma folga para viajar pelo mundo, aprender línguas, trabalhar, ser voluntária ou estagiar.

Seja qual for a maneira que você decida olhar, um ano sabático é a oportunidade ideal para se concentrar em seu desenvolvimento e usar o tempo para explorar o mundo. Esteja você prestes a embarcar em um ano sabático ou simplesmente pensando em fazer um, tenha certeza de que ele traz muitos benefícios: dominando a sua independência, dando-lhe tempo para refletir, permitindo-lhe aprender uma nova língua e/ou aumentar a sua empregabilidade, só para citar alguns exemplos.

Sentindo-se sobrecarregado? Não tenha medo – nós fizemos um guia completo de todas as coisas que você deve considerar ao pensar em tirar um ano sabático.

1. Economizando dinheiro para um ano sabático

Defina seus objetivos

Você tem um ano inteiro para fazer o máximo que puder, e é por isso que é tão importante estimar suas despesas nos estágios iniciais. Considere todos os custos de acomodação, transporte e vida para que você possa calcular o “dinheiro extra” que você pode gastar em refeições fora, atividades e qualquer outra coisa que lhe agrada.

Conduza a pesquisa

Cada cidade ou país para o qual você viaja terá custos de vida diferentes. Os países da Europa, por exemplo, terão custos de transporte diferentes dos Estados Unidos, portanto, acertar esses pequenos detalhes vai economizar dinheiro se você os tiver preparado e contabilizado. Também permite que você tenha certeza de que pode maximizar sua experiência em cada local, para que possa aproveitar ao máximo a experiência com menos.

Faça sacrifícios

Agora, ninguém está pedindo que você se torne um eremita, mas as atividades sociais quando você está economizando para um ano sabático rapidamente se somam. Seja disciplinado e considere reduzir por um tempo. Você não apenas economizará dinheiro, mas também terá a oportunidade de praticar suas habilidades de orçamento desde o início.

Trabalhos

O maior fator de diversão de um ano sabático é que você consegue se libertar da programação das 9 às 17 horas, as quais provavelmente já se acostumou. Para fazer isso, você precisa ter certeza de que tem dinheiro suficiente, o que significa arranjar um emprego ou fazer algumas horas extras. Esse investimento de curto prazo terá retorno no longo prazo. A maioria fica com vergonha de perguntar, mas certifique-se de pedir a seus amigos e familiares que não gastem dinheiro em presentes materiais, mas peça-lhes que usem esses dias especiais para contribuir com seu orçamento de viagem. O que poderia ser um presente melhor?

Seja pró-ativo

Em uma situação ideal, você agora atingiu sua meta de economia – mas o planejamento não para por aí. Agora é hora de tornar seu sonho realidade. Acomodação, transporte e atividades costumam ser mais baratos quando reservados online após um pouco de pesquisa, portanto, certifique-se de reservar com a maior antecedência possível.

2. Para onde ir?

Encontre o destino dos seus sonhos

Esta viagem tem como objetivo explorar os lugares que você sempre sonhou. Certifique-se de escolher um destino que o empolgue culturalmente e também em seus momentos de lazer para que você possa aproveitar ao máximo.

Mergulhando em um novo idioma e cultura

Um ano sabático também é uma chance incrível de atualizar seu currículo para aplicações em universidades e empregos. Aprender um novo idioma é um desafio, mas não é tão difícil quando você está completamente cercado por pessoas que o falam diariamente.

O segredo é encontrar um idioma no qual você esteja interessado, bem como um que seja útil para futuros empregadores. Conforme o mundo se torna mais globalizado, é importante que você fale o jargão para obter essa vantagem competitiva. É uma boa ideia buscar um curso que ofereça não apenas o aprendizado de idiomas, mas atividades organizadas que permitam que você explore a área local e mergulhe totalmente.

Direitos/restrições de visto

Não é o mais divertido, mas é fundamental. Certifique-se de se familiarizar com as limitações estabelecidas em seu visto. Em alguns casos, você poderá se candidatar a um trabalho temporário, aliviando o peso das suas economias e, ao mesmo tempo, mergulhando totalmente no idioma local. Em alguns destinos, você pode não conseguir trabalhar, mas terá a chance de ser voluntário. Verifique as limitações para reforçar o seu currículo com novas experiências.

3. Durante o seu ano sabático

Capturar

As memórias que você coletará durante este período não terão preço. Se você é um fotógrafo, escritor, gosta de montar álbum ou cineasta, certifique-se de colocar essas habilidades em prática e criar conteúdo durante sua viagem para compartilhar (ou mesmo para você mesmo no futuro). Este será definitivamente um momento no qual você vai querer refletir no futuro, então é uma boa ideia carregar um diário. Todos os dias, reflita sobre o que você fez e experimentou e pense em terminar com três coisas pelas quais você é grato.

Desafie sua zona de conforto

A parte mais importante do ano sabático é permitir-se ser inspirado. Desafie sua zona de conforto para que você possa crescer pessoalmente, mas também aumentar seus círculos sociais. Muitas empresas organizam eventos especiais que visam reunir os viajantes.

Escreva para casa

Provavelmente o ponto mais importante. Enquanto você está tagarelando ao redor do mundo, certifique-se de escrever para casa e manter sua família e amigos atualizados. Fique conectado, compartilhe e inspire!

Comece a planejar seu ano sabáticoSaiba Mais