Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 vantagens de estudar em outro país por mais tempo

10

Estudar em outro país é uma das coisas mais valiosas que você pode fazer: faz bem para o seu cérebro (ser bilíngue é ainda melhor), aumenta sua autoconfiança e otimiza suas chances de obter sucesso profissionalmente. Nem sempre dominar um novo idioma é fácil, mas quanto mais você investir estudando e mantendo contato com falantes do idioma, praticando todos os dias em diferentes situações, melhores serão os resultados.

Estes são os dez benefícios mais importantes de estudar em outro país por um longo período de tempo:

1. Você dominará o idioma

Não é um segredo: quanto mais tempo você estudar no exterior, mais fluente será. A soma das aulas diárias com as interações no mundo real (todos os dias, por vários meses) fará com que seu conhecimento e autoconfiança melhorem de forma extraordinária.

2. Sua autoestima vai aumentar

Além de melhorar suas habilidades de comunicação, um dos maiores benefícios de viver no exterior é aumentar a sua autoestima. Você vai conhecer uma cultura diferente, fazer novos amigos, aprender a gerenciar seu orçamento… Tudo isso fará com que você se torne uma pessoa independente e autoconfiante.

3. Você aprende o idioma como um local

Quando você passa um longo período de tempo em outro país, você captura as pequenas peculiaridades, as gírias e as expressões locais. Além disso, você adquire um sotaque muito mais autêntico. Você aprende a falar como os locais e a ler as entrelinhas, conhece a linguagem corporal, ironias e os gestos típicos dessa cultura. E quanto mais você se permitir viver isso tudo, mais profunda será sua conexão com sua nova casa.

4. Você vai mergulhar em um novo modo de vida

Estudar em outro país por uma semana ou duas é como “dar uma olhada” em uma nova cultura. Mas, se permanecer por um longo período de tempo, você mergulha totalmente no estilo de vida do país anfitrião. Você aprende a ver o mundo a partir de uma nova perspectiva, explorando todos os aspectos da sua nova segunda casa. Os alunos que passam mais tempo no exterior têm tempo suficiente para encontrar o café perfeito, um lugar para pedir pizza nas tardes chuvosas de Netflix, um brunch aconchegante… Todos os pequenos segredos que o destino tem a oferecer.

5. Você tem mais tempo para explorar o seu destino

É mais fácil para você ver e fazer tudo da sua lista de desejos se você estudar no exterior por mais do que algumas semanas. Alunos de cursos de longa duração têm férias entre trimestres, então você pode aproveitar este tempo para explorar sua nova cidade e outros lugares. Isso também significa que sua família e amigos podem te visitar, e você pode mostrar a cidade como se fosse um local.

6. Sua carreira será impulsionada

Pergunte a qualquer graduado: este mundo é muito competitivo. Todo mundo está procurando uma forma de destacar o seu currículo. Se o seu incluir um certificado de fluência em novo idioma combinado com uma experiência no exterior, nós garantimos que ele abrirá portas para você buscar a carreira dos seus sonhos, principalmente se, além de tudo, você tiver uma experiência de trabalho internacional para adicionar ao seu CV.

7. Seus objetivos de futuro ficarão mais claros

Com os programas de longo prazo, você pode ter uma ideia da profissão que deseja ter no futuro. Em muitos cursos, você pode testar suas habilidades no idioma com aulas práticas de interesse específicois – isso significa que você poderá conhecer um pouco da realidade de uma indústria.

8. Você poderá comprovar o seu conhecimento do idioma

Universidades e empresas querem ver certificados oficiais de proficiência. Se você estuda no exterior por um período mais longo, você terá mais tempo para se preparar para exames oficiais e internacionalmente reconhecidos que o ajudarão a atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais.

9. Você se tornará mais inteligente

É um fato: aprender um idioma torna você mais inteligente, empático, etc. Ou seja, depois do intercâmbio, vai ser mais fácil para você resolver problemas, fazer várias tarefas ao mesmo tempo e tomar decisões, já que seu cérebro se tornará mais ágil e melhorará nos processos cognitivos.

10. Você vai entender mais sobre o seu idioma nativo

Estudantes de outros idiomas acabam sendo comunicadores mais eficazes mesmo em seu idioma nativo. Quando você aprende um novo idioma, você reflete (conscientemente ou inconscientemente) sobre as diferentes estruturas linguísticas, por isso o resultado é proveitoso para ambos idiomas.

Inicie seus estudos no exterior com a gente!Estudar no exterior

Descubra o mundo e estude um idioma no exterior

Saiba mais