Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Saiba como economizar e fazer o tão sonhado Gap Year

Saiba como economizar e fazer o tão sonhado Gap Year

Se eu tivesse que dar um conselho a alguém, seria para que viaje. Viaje o tanto que puder. Tão longe quanto puder. E fique o quanto der. Porque a vida não foi feita para ser vivida em apenas um lugar e quanto mais você vê do mundo, mais você aprende. Não apenas sobre outras pessoas e outras culturas, mas sobre você mesmo. Clichê, mas verdade.

No entanto, não sou a primeira pessoa a te dar esse conselho. Na verdade, muitas pessoas incentivam viagens e é por isso que muitos programas e oportunidades surgiram, como é o caso do Gap Year. Para quem não sabe, um gap year é um rito de passagem para qualquer pessoa, especialmente quem tem 20 e poucos e anos. É o tempo que você pode tirar para clarear a mente, decidir o que quer da vida e explorar o que o mundo tem a oferecer antes de estabelecer sua carreira ou formar uma família.

Gap years podem ser de apenas algumas semanas até alguns anos. No entanto, é algo caro e por esse motivo é importante começar a planejar com antecedência e economizar o máximo possível o quanto antes. É mais fácil falar do que fazer, mas estou aqui para te dar algumas dicas que espero que te ajudem e coloquem o seu passaporte para rodar o mundo.

  1. DEFINA OS OBJETIVOS

Porque irei fazer o gap year? É uma pergunta essencial pois você está investindo um bom tempo, dinheiro e energia que você nunca terá de volta. Defina objetivos como o que você que gostaria de ter como resultado, por quanto tempo será e onde irá. Isso te ajudará com o planejamento, suas economias e convencerá seus pais também.

  1. ARRUME UM EMPREGO

Bom, acho que isso é óbvio. Mas é de onde você arruma dinheiro para suas economias. Se puder, peça ao seu chefe para trabalhar mais horas, até mesmo nos finais de semana. Se isso não for uma opção, considere um segundo emprego. Faça trabalhos secundários, freelance, seja babá, passei com cachorros de vizinhos. Quanto mais você trabalha, mais dinheiro você faz e menos tempo terá para gastá-lo. Assim, enquanto todo mundo está aproveitando o final de semana e você está trabalhando, apenas lembre que eles não irão passar uma semana numa cabana de praia na Tailândia ou observando um belo tubarão branco em um aquário na costa de Cape Town.

  1. MORE EM CASA

Isso é algo bem trágico para quem que acabou de se mudar por conta da busca pela independência e então não poderia mais seguir com suas próprias regras. No entanto, você terá todas as refeições, cozinhadas pela sua mãe (ou alguém de casa) o que, vamos ser honestos, costuma ser maravilhoso. Menos limpeza para fazer (espera-se) e alguém que cuide de você quando você ficar doente. Então, isso não é totalmente ruim.

  1. TORNE-SE ANTISSOCIAL

Eu não estou dizendo para você viver debaixo de uma pedra, mas você definitivamente não pode ficar saindo todo final de semana. Bebidas, ingressos de cinema, shows, comer fora; tudo isso se soma. Ao invés disso, tenha uma noite de cinema em casa. Faça algumas sessões culinárias dentro de casa com seus amigos ou saia e aproveite a natureza. Você estará ao ar livre e adivinha: É grátis!

  1. VENDA

Se você tem um monte de coisas jogadas pelos cantos, que nem usa mais, venda! Lembre-se: o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra.

  1. ANOTE SEUS GASTOS

Cheque quanto gaste em gasolina, comida, aluguel e entretenimento semanalmente. Assim, é possível ver os custos que dá para diminuir e cortar de uma vez. Adeus vícios, olá snorkel na Costa Rica.

  1. CARONA SOLIDÁRIA

Ou bicicleta, caminhada ou pegar transporte público para o trabalho ou qualquer lugar que você vá. Faz bem ao seu bolso, saúde e meio ambiente.

  1. ABRA UMA POUPANÇA

Abra uma poupança onde você possa depositar mensalmente e tenha o controle de nunca tocar nesse dinheiro. Se a tentação for muita, peça aos seus pais para que guardem para você, assim você pode descansar seguro de que não tocará no dinheiro.

  1. SEJA VEGETARIANO

Machuca o meu coração escrever isso, mas carne é algo realmente caro. Então ser vegetariano ou limitar o consumo de carne ao menos uma vez por semana certamente irá diminuir seus gastos.

  1. PEÇA DINHEIRO

É simples! Peça dinheiro em ocasiões especiais, datas comemorativas e seu aniversário. Deixe todos a par do porquê você precisa do dinheiro e eles provavelmente serão um pouco mais generosos. Viajar nunca fez mal a ninguém.

E no final do dia lembre que moderação é a chave. Mantenha o foco e o controle de suas finanças e você estará pronto para fazer essa inesquecível jornada de lembranças eternas e fazer novos amigos, tudo enquanto encontra você mesmo, pelo mundo.

Faça um intercâmbio de longa duração!Gap Year com a EF

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem