Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como viver como um local no exterior

Como viver como um local no exterior

É comum se sentir sozinho, confuso e até mesmo assustado quando você muda para outro país. Leva um certo tempo para se adaptar à nova rotina e ritmo, mas se você seguir nossas dicas, irá se acostumar mais rápido do que imagina. Veja como viver como um local no exterior e se sentir em casa desde o primeiro dia.

Leve algo que faça você lembrar de casa

Não esqueça de levar alguns objetos para deixar seu novo quarto com a sua cara. Coisas simples, como sua roupa de cama favorita ou aquela vela que você ama, farão com que sua nova casa pareça mais acolhedora. Se você decorar as paredes com fotos de amigos e familiares, terá a impressão de que não estão tão longes. Você só vai começar a sentir que faz parte de uma nova cidade quando for capaz de se sentir bem em sua própria casa.

Fale o idioma local

Interaja com as pessoas no idioma local desde o primeiro dia, mesmo que seu conhecimento seja limitado. No começo pode até ser difícil, mas só a prática em situações reais do dia a dia, irá aumentar seu nível de confiança e aperfeiçoar suas habilidades.

As pessoas tendem a ter mais boa vontade com os recém chegados que se esforçam para falar o idioma local e isso fará com que você se sinta parte da comunidade desde o primeiro dia.

Domine as gírias

Você irá escutar em qualquer lugar, expressões e gírias que nunca ouviu em sala de aula. Seja saboreando uma “cuppa” (xícara de chá) em Londres ou tomando uma “stubby” (cerveja gelada) em Sidney, preste atenção nestes termos e comece a utilizá-los. Naturalmente eles farão parte do seu vocabulário e logo você irá se sentir como um local e será tratado como um.

Faça como os locais

Todo mundo anda de bike em sua nova cidade? Arranje uma! Metrô e bonde são os transportes mais utilizados? Providencie seu cartão de transporte o mais rápido possível para que você possa andar pela cidade com a mesma facilidade que os locais. Nada vai fazer você se sentir mais local do que enfrentar a hora do rush!

Frequente os mesmos lugares que os locais

Quando você for sair para comer ou quiser tomar um café com leite do jeito que mais gosta em um café descolado, vá aos lugares indicados por locais. Fuja das grandes redes famosas que você frequentava em seu país de origem, ande pelas ruas menos movimentadas e por regiões menos concorridas, só assim, irá aumentar as chances de descobrir verdadeiras joias escondidas.

Longe das ruas principais, provavelmente você irá encontrar os cafés preferidos dos locais e restaurantes de família com refeições caseiras saudáveis. Não há nada mais local do que comer em locais frequentados por várias gerações!

Explore e seja um turista

É importante que você explore a cidade como um turista. Abra o mapa e visite os pontos turísticos mais emblemáticos e famosos da cidade para você se localizar. Passe um ou dois dias visitando parques, museus, áreas de comércio popular e teatros, para ter uma ideia de onde estão os principais lugares de interesse da cidade. Depois que tiver esta noção, poderá conhecer a cidade mais a fundo.

Aprenda a lidar com a moeda local

O dinheiro move o mundo, então uma das primeiras coisas básicas que tem você tem que aprender, é saber lidar com a moeda local e o sistema bancário.

  • Primeiro passo: chegue ao país com uma quantia em espécie na moeda local, assim você não corre o risco de ficar na mão caso algum estabelecimento não aceite cartão.
  • Segundo Passo: traga um cartão de viagem pré-pago ou um cartão de crédito que permita fazer transações e sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico no exterior.
  • Terceiro Passo: assim que você tiver um endereço fixo ou um emprego, abra uma conta em um banco local, assim você não precisa pagar taxas referentes à transações feitas em moeda estrangeira.

É importante também que você saiba como funcionam as gorjetas em seu novo país. É obrigatória? Qual o valor? Lembre-se de que nos EUA por exemplo, todo mundo costuma dar gorjetas.

Faça amizade com locais

Provavelmente seus vizinhos ou as pessoas que você encontra no café do bairro ou no trabalho, morem na cidade há muito tempo. Procure fazer amizade com locais, assim além de se sentir mais à vontade em um país diferente, você ainda abrirá muitas portas. Estas pessoas são as mais indicadas para dar dicas de trabalho, indicar os melhores bares, restaurantes, comidas de rua, lugares imperdíveis, etc. Isso ajudará você a se sentir como um local em pouco tempo.

Peça para as pessoas lhe visitarem

Saber que dentro de poucas semanas você já terá a visita de amigos e familiares do seu país, torna tudo mais fácil. Além de rever pessoas queridas, você irá mostrar o que a cidade tem de melhor. Enxergar a cidade por outro ângulo fazendo o papel de guia turístico, irá ajudar você a perceber o quanto já sabe sobre o lugar e ter a sensação de que já está se tornando um local.

Faça um intercâmbio com a EF!Intercâmbio no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem