Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

5 razões para aprender italiano

5

É difícil argumentar com o fato de que o italiano é uma língua bonita e sutil. Não estou dizendo isso apenas porque sou italiana, mas porque é a linguagem dos alimentos, amor, música e arte. 63 milhões de pessoas em todo o mundo falam italiano como sua primeira língua e é também classificada como a 20º mais falada no mundo. Não é apenas a língua oficial da Itália, mas é também uma das línguas oficiais da Suíça, de algumas partes da Croácia e da Eslovênia. Os italianos podem ser encontrados em toda parte!

Há italianos vivendo em quase todos os cantos do mundo. Se você também quer fazer amizades e se conectar com pessoas em um dos mais bonitos e mais visitados países do mundo, então aprender italiano pode ser a escolha perfeita para você. E quem não quer estar a par de todos os gestos que caracterizam a língua italiana?

Se eu ainda não te convenci o suficiente, gostaria compartilhar algumas outras razões pelas quais você deve aprender italiano.

Localização

A Itália é um destino que não precisa de introdução, uma vez que é bastante difícil encontrar um país tão diversificado. A Itália é o quinto país mais visitado no mundo, acolhendo cerca de 46 milhões de visitantes estrangeiros por ano e é o lar que tem mais Patrimônio Histórico da UNESCO entre os países do mundo.

A Itália certamente tem muito a oferecer: ruínas antigas, museus maravilhosos, grandes praias e belas paisagens naturais.

É também lar de cidades de tirar o fôlego, como Roma, Veneza, Florença e encantadoras cidades do sul como Amalfi, Ravello, Sorrento e Positano. Você nunca vai ficar entediado na Itália; cada região é como um pequeno país pronto para ser descoberto e amado.

Comida

Aprender italiano pode ser uma desculpa perfeita para se familiarizar com um cardápio italiano e impressionar seus amigos e sua família quando forem a um restaurante italiano. Como nós sabemos, a Itália é a casa das pizzas, das massas, pesto, ragú e gelato. Os chefes italianos confiam principalmente na qualidade dos ingredientes, e não na preparação elaborada.

Ingredientes e pratos variam conforme a região, especialmente entre o norte e o sul, e isso é o que faz a comida italiana tão incrivelmente rica e variada. Aprender italiano vai ajudar você a entender o que você está realmente comendo. Você também pode fazer novos amigos italianos e, se tiver sorte, ser convidado para sua casa para uma refeição caseira feita por seus avós!

É a linguagem do amor, música e arte

Como Julia Roberts diz no filme ‘Eat, Pray, Love’, “No language was ever more perfectly ordained to express human emotions”. A distribuição rítmica de consoantes e vogais contribui para o seu som alegre marcada, razão pela qual falantes de outras línguas costumam dizer que o italiano naturalmente soa como cantar.

Aprender italiano irá permitir que você leia a obra-prima de Dante Alighieri, a Divina Comédia, e compreender as palavras da tradicional ópera de Pavarotti. Você não precisa ser um grande fã de música clássica e ópera – todos sabemos pelo menos um compositor de origem italiana que fez sua marca na música, bem como a história da arte.

A identidade da Itália se manifesta nos movimentos da arte e da música, com galerias surpreendentes, deslumbrantes monumentos, esculturas icônicas e teatros.

As pessoas

Vamos aceitar, a Itália também vale a pena visitar por conta do seu povo. Os italianos são barulhentos, obcecados por comida, amigáveis e falam com gestos. A cultura italiana é baseada na importância da família e amor. Você sempre pode contar com um italiano ao fazer amigos – Os italianos são muito extrovertidos e por isso é muito fácil estabelecer relações com eles. Isto lhe dará a oportunidade de praticar o seu italiano no melhor cenário possível.

Além disso, aprender italiano lhe dá uma vantagem de aprender outras línguas românicas, como Espanhol, Português e Francês. O vocabulário da língua italiana é o mais próximo do vocabulário francês, enquanto seus tempos verbais estão mais perto de Inglês.

Il donce far niente

Aprender italiano significa uma imersão de cultura. Um dos principais aspectos da cultura italiana está ligado ao “dolce far niente”, que significa o quão belo pode ser não fazer nada.

Cultura italiana é sobre aproveitar a vida tanto quanto você pode. Coisas como beber café depois do almoço no bar e falar com as pessoas sentadas ao seu lado ou caminhar ao redor da cidade, enquanto toma um gelato e se pergunta sobre a beleza da vida – apenas dois dos muitos exemplos de doce ociosidade italiano.

Ter a capacidade de expressar-se em outro idioma, e para compreender o que os outros dizem a você, abre sua mente, bem como muitas novas portas. Aprender italiano não é apenas sobre a adição de um novo idioma ao seu CV. Aprender italiano significa descobrir a rica cultura e beleza da Itália e tudo o que ela pode oferecer.

Conheça a cultura italiana com a EF!Saiba Mais

Quer estudar um idioma no exterior? Solicite um catálogo grátis

Saiba mais