Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

5 podcasts gratuitos para aprender alemão

5

Você sonha em conduzir uma conversa perfeita em alemão, mas o seu comprometimento pode rapidamente desaparecer por conta das tarefas do dia a dia. Sem a necessidade de falar uma língua estrangeira todos os dias, a fluência de um idioma pode ser algo difícil de ser alcançado. Então, como podemos acelerar o processo de aprender a língua e alcançar esse objetivo que é aparentemente inatingível, a fluência do alemão?

Podcasts! Preencha seu tempo livre que os alemães chamam de “Kopfkino” com um apanhado de bate-papos virtuais em alemão. Em uma linguagem rápida, aprenda momentos e escute a esses podcasts todos os dias, quando você puder, seja enquanto estiver no trem ou bebendo uma café na cafeteria local.

Aqui estão 5 podcasts gratuitos para aprender alemão:

1. Coffee Break German

Esse podcast foi feito para todos os níveis, e está tão pronto pra viagem quanto seu cafezinho. Coffe Break German oferece uma conversa descontraída e cotidiana para aqueles que vivem na correria (embora, conforme você avance na série, acredito que a moagem do feijão, o tempo de fermentação e a agitação lenta do açúcar fazem parte do seu tempo de descanso).

A novidade deste podcast é que você nunca se sente sozinho na sua jornada de aprendizagem. Você aprende ao lado do apresentador escocês, Mark, enquanto ele trabalha com o seu professor de Alemão em episódios regulares. Erros são cometidos e lições são aprendidas – mas vocês estão nisso juntos, desde o início, ao dizer Guten Tag, até os mais finos detalhes gramaticais e percepções culturais.

E se você estiver realmente imerso na cultura alemã, você poderá adotar o “Kaffee und Kunchen” ( café e bolo), que é uma tradição alemã. Então você terá tempo para mastigar um delicioso bolo e talvez até arriscar outros projetos em Espanhol, Francês, Italiano, Chinês, Sueco e Inglês.

2. The Easy German Podcast

A filosofia deste canal é sobre aprender a partir de pessoas reais e conversas naturais. O canal começou sua jornada novamente em 2015 quando o criador, Janusz, filmou um vídeo no qual ele cumprimentava as pessoas em uma rua em Munster. O vídeo foi criado para ajudar dois estudantes do Vietnã que estavam aprendendo alemão. Na época ele colocou o vídeo no YouTube. Um ano depois, não tinha percebido a popularidade que o vídeo teve. Hoje, o canal The Easy German é acompanhado por muitos projetos alternativos, incluindo um aplicativo de aprendizagem de línguas chamado Seedlang, o canal Super Easy German completo para iniciantes e o podcast deles.

Em vídeos semanais, os apresentadores Janusz e Cari vão para as ruas da Alemanha para provocar conversas significativas e naturais com estranhos, tudo para que você possa aprender com os nativos. Eles perguntam ao público desde perguntas de “conversas fiadas” como “o que você comeu no café da manhã?” a perguntas existencialmente desafiadoras como “qual o sentido da vida?”

Com o mesmo desejo de conteúdo instigante, mas compreensível para alunos de idiomas, seu podcast semanal aborda perguntas de fãs e discute uma ampla gama de assuntos sobre cultura, vida e tudo o mais que eles gostam de conversar – tudo falado em alemão digerível. A maneira perfeita de aprender.

3. Warum nicht?

Trazido para nós por Deutsche Welle e Goethe-Institut, esta série de podcasts foi projetada especificamente para ajudá-lo a progredir através dos níveis padronizados de aprendizado de idiomas do Common European Framework for Languages.

O podcast, Warum nicht?, te leva do nível A0 ao B1 em quatro séries na qual você aprende com um personagem ficcional chamado Andreas, um estudante de jornalismo que trabalha como porteiro de hotel. O podcast pode ser combinado com exercícios de gramática, traduções, listas de vocabulário e até mesmo um livro para consultar e testar suas habilidades.

4. News in Slow German

Ele pode ter a palavra “lento” em seu nome, mas essa escolha traz uma parte pequena muito bem-vinda de aprendizado do idioma. Tão curto quanto um biscoito de café à tarde, você não tem motivo para não ouvir isso com frequência.

Dentre os podcasts gratuitos para aprender alemão, o News in Slow German transmite o que você precisa saber sobre o mundo em uma velocidade agradável. Construa seu vocabulário com os episódios curtos e assista às notícias em sua velocidade natural uma vez por mês para ver como você progrediu.

5. Slow German with Annik Rubens

Outro “lento”, Slow German tem uma maneira surpreendentemente rápida de turbinar seu aprendizado. Annik Rubens, alemã e especialista em mídia social, trabalha para o serviço de estação de rádio nacional Bayerischen Rundfunk e criou seu próprio podcast em 2005. Ela não alega ser professora de alemão, mas sua abordagem amigável para ajudar os alunos de idiomas trouxe sucesso para seu podcast.

Dividindo seus episódios por temas como “Food & Drink”, “Art & Culture” e “Sustainability and Climate Change”, o podcast oferece uma maneira simples de desenvolver seu vocabulário em áreas específicas que você deve conhecer.

Agora que você conhece esses podcasts gratuitos para aprender alemão, separe um tempo e ouça algum deles (ou todos) para evoluir suas habilidades no idioma!

Continue aprendendo alemão com a EFSaiba Mais