GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

10 coisas para você saber antes de se mudar para Oxford

10 coisas para você saber antes de se mudar para Oxford

Você já sonhou em viver na cidade de Dreaming Spires? Não sabe onde fica, né? A expressão é comumente usada para se referir à cidade ou universidade de Oxford. Por conta de sua história repleta de cultura, literatura e arquitetura, Oxford é uma cidade que nunca perderá o encanto.

Está pensando em morar por lá? Aqui estão 10 coisas que você deve saber antes de se mudar para Oxford.

1-Emprego

Além da educação, Oxford tem se tornado rapidamente o centro de start-ups de tecnologia, ciência da computação e saúde. De modo geral, engenheiros, profissionais de TI e médicos vão descobrir que seus trabalhos são muito requisitados. Além disso, a história e a arquitetura de Oxford atraem os turistas o ano todo, o que significa que o turismo, e consequentemente, o varejo e a hospedagem também são mercados ativos na região – sendo assim a cidade perfeita para quem quer estudar inglês ou apenas trabalhar por um curto periodo de tempo.

2- Horários de domingos

Dependendo de onde você mora, você irá ficar chocado ou totalmente sem se surpreender em saber que aos domingos a maioria das lojas e estabelecimentos – assim como museus, galerias e parques públicos fecham às 17h. Mas não se preocupe. Logo você se acostuma e se planeja para não deixar de fazer suas compras no mercado! Falando de comida, os ingleses tem o costume de jantar super cedo, normalmente por volta das 18h30.

3- National Health Service (NHS)

O Serviço de Saúde Nacional (NHS) da Inglaterra é financiado por impostos (em vez de seguros). Os potenciais moradores, residentes permanentes e legais no Reino Unido podem utilizar o sistema e podem obter seu número de NHS após marcar uma consulta inicial para se registrar com seu médico local (Clínico Geral) em sua nova cidade.

4- Banco

Enquanto alguns países fazem seus potenciais moradores passar pelo impossível para abrir uma conta no banco, no Reino Unido é um processo bem fácil. É só ir a uma agência em Oxford de seu banco escolhido com os documentos necessários, geralmente sua identidade e comprovante de endereço (como uma conta de luz ou carta oficial enviada para sua casa).

5- Beleza o ano todo

Se você esta imaginando caminhadas intermináveis por ruas góticas e sombrias, é hora de mudar essa ideia.  Sim, Oxford é um lugar lindo e elegante e não é só na universidade. Seja bem vindo a uma cidade linda o ano todo, onde as estações do ano são naturalmente maravilhosas. O verão é um verdadeiro presente. Quando a temporada de punting (barco em pé) começa, ela sinaliza o início dos meses quentes passados ​​ao lado do canal com bebidas e morangos, além de piqueniques e passeios pelo Jardim Botânico.

6- Alojamento

Não podemos negar que Oxford é um lugar caro para se chamar de casa na Inglaterra, vindo em segundo atrás de Londres. Se prepare para que sua principal despesa mensal seja com acomodação e que provavelmente será um apartamento (ou flat para os ingleses). Afinal, Oxford é talvez a cidade estudantil mais famosa do mundo. Os custos do aluguel variam dependendo do bairro. Você vai ouvir a frase “gowns versus towns” para descrever as inúmeras diferenças que podem existir entre as comunidades acadêmicas e de moradias.

7- Sentimento de cidade pequena

Por ser uma cidade muito pequena, em Oxford você pode andar à pé ou de bicicleta por quase todo lugar. Na verdade, uma vez que você estiver adaptado a uma rotina, você começará a ver as mesmas pessoas todos os dias, aproveitando sua vida cotidiana. Caso você também queira escapar da rotina, tem muitos lugares próximos para visitar.

8- Viagens de um dia

Pegue um ônibus para o palácio de Blenheim (casa ancestral de Winston Churchill), viaje até Stratford-upon-Avon (o local de nascimento de William Shakespeare) ou para Bath (antigo bairro de Jane Austen). Enquanto isso, você também pode conhecer Bounermouth (para um pouco de vida na praia) ou o Castelo de Highclere (casa fictícia da família Crawley de Downton Abbey). Em um fim de semana prolongado, vá para Londres, Manchester ou Birmingham – tudo a apenas em uma curta viagem de trem partindo de Oxford.

9- Transporte público

Não há transporte subterrâneo em Oxford. Para se locomover, você pode fazer bom uso do “the key” um cartão inteligente que foi a solução para a instalação de um sistema sem papel moeda na rede da Oxford Bus Company. Basta carregá-lo (você pode fazer isso pela internet se desejar) e usar no serviço escolhido. Há também uma série de benefícios com empresas parceiras em Oxford.

10 – Dirigir na mão esquerda

Na Inglaterra, os motoristas observam o trânsito à esquerda, o que significa que eles dirigem na mão esquerda, assim como na Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Japão, Índia, África do Sul, entre outros. Pode demorar um pouco para se acostumar, felizmente sua licença de motorista é, na maioria das vezes, aceita um pouco depois da sua chegada. Você pode usar esse recurso do governo para descobrir se e quando você precisar para obter uma licença no Reino Unido.

Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Aprenda um dos 12 idiomas em mais de 50 destinos

Saiba mais