Aprender Inglês

Você quer aprender inglês, mas não sabe por onde começar? Ou – e isso é mais provável – tentou aprender inglês e ficou frustrado pela falta de progresso? Saiba que você não está sozinho! Milhões de pessoas estão aprendendo inglês no mundo todo. Aqui você encontrará estratégias chave para aprender inglês mais rápido, conselhos sobre como escolher o melhor curso que se adapte a você e nossa coleção completa de recursos para aprender inglês.

Por que aprender inglês?

Hoje em dia, aprender inglês é uma necessidade se quiser melhorar seu futuro pessoal e profissional. Cada vez mais, pessoas ao redor do mundo utilizam esse idioma como um segundo idioma para ter mais e melhores vantagens competitivas.

O inglês é a base das atividades comerciais (inglês de negocios), políticas e da cultura internacional. Por conta disso, seu domínio nesse idioma é importante para seu desenvolvimento.

Segundo o EPI, o maior ranking mundial de acordo com o dominio de inglês, mais de 1 bilhão de pessoas falam inglês como primeiro ou segundo idioma, e centenas de milhões como terceiro ou quarto. Na atualidade, o dominio do inglês ajuda a cientistas, investigadores, turistas, jovens recém graduados ou profissionais a expandirem horizontes e trocarem informações. Isso permite que o sistema de conexões ajude as pessoas a conseguir melhores postos de trabalho, além de tornar independente suas carreiras profissionais, ou simplesmente melhorar sua qualidade de vida.

6 benefícios de aprender inglês

Se está se perguntando quais são os benefícios de aprender inglês, aqui te mostramos algumas vantagens:

  1. Aumenta sua confiança e gera motivação para alcançar seus objetivos individuais e coletivos.
  2. Te permite manter a mente saudável, já que constantemente está estimulando-a com exercícios que te permitem aumentar a memoria e obter melhores resultados.
  3. Pode viajar para qualquer parte do mundo porque vai poder se comunicar com os guias e locais no idioma internacional do turismo.
  4. Experimenta novas culturas enquanto aprende em todos os lugares onde é falado como idioma nativo.
  5. Expande a mente e permite conhecer novas pessoas e fazer novos amigos que, em outras cirscunstâncias, não poderia ter feito.
  6. Impulsiona sua carreira profissional ao abrir novas portas no mundo profissional.

Como aprender inglês?

O grande segredo para aprender inglês é aumentar sua exposição no idioma. Existem muitas formas em que se pode incorporar o inglês na sua vida diária, como:

  1. Mantém sua motivação em alta ao combinar as coisas que você gosta com o estudo do inglês. Com isso, descobrirá que essa é a forma mais efetiva e natural de aprender.
  2. Faça do inglês um hábito ao incorporar em sua vida cotidiana. Quanto menos você pensar sobre isso, maior será a probabilidade de praticar o inglês todos os dias. Você se surpreenderá com os resultados.

Se seguir com os conselhos que iremos te propor abaixo, em pouco tempo estará praticando e aprendendo inglês durante muitas horas do dia sem se dar conta:

  •  Se é amante de leitura, não há prazer maior do que ler seus autores favoritos no idioma em que foram escritos originalmente. Mergulhe-se no mundo da magia lendo a saga de Harry Potter, escrita pela J.K. Rowling, ou aprenda sobre teatro Elisabetano através das obras originais de Shakespeare. É importante que tenha em mãos um bom dicionário.
  •  Se você for apaixonado pela sétima arte, pode ver seus filmes ou séries preferidas em inglês com legendas em português. Isso te ajudará a se familiarizar com os sons do idioma e o vocabulário. Uma vez que se sinta mais confortável, pode tentar assistir sem legendas e, se ainda for muito difícil, pode alternar entre ambas as opções.
  •  Se gosta de uma boa música, um excelente exercício é escutar canções em inglês e aprender com as letras. Com cada repetição, seu cérebro vai fixar palavras e frases que depois servirão para você falar o idioma com segurança e fluidez. Por que não começar cantando “Imagine”, dos Beatles?
  •  Se quiser estar informado a todo momento sobre a atualidade, modas, esporte ou cultura, pode escutar seus podcasts favoritos em inglês enquanto faz exercício, vai ao colégio, universidade, ou trabalho. Você pode aumentar a velocidade e repetir o áudio quantas vezes for necessário. Pode começar escutando podcasts especializados para aprender inglês, por exemplo.

Se surge alguma dúvida, recomendamos que você acesse nossa página de recursos para aprender inglês, onde poderá encontrar um guia completo de gramática com a explicação detalhada de cada regra e exemplos ilustrativos. Também pode conseguir informação sobre as palavras e expressões mais usadas em inglês, assim como as citações mais famosas e inspiradoras que poderá utilizar em todo momento. Lembre-se que, como disse Francis Bacon, “Knowledge is Power”.

Se quiser continuar se aprofundando no aprendizado do idioma, seja para realizar estudos no exterior, viajar, ou melhorar seu perfil profissional, recomendamos que faça um curso de inglês. É uma maneira ótima de organizar seu tempo, se planejar e se comprometer com o idioma. Pode adaptar a intensidade do curso, o conteúdo, e até mesmo os horários que forem mais convenientes para você. Pode decidir fazer um curso online, em uma escola local ou até mesmo aprender um idioma no exterior. Não pense mais, comece essa fantástica aventura de aprender inglês!

Hora de aprender inglês

Como se manter motivado enquanto aprende inglês

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando tentam aprender inglês é subestimar o tempo que levará. Todos dizem que as crianças são aprendizes naturais das línguas, mas têm dois anos de idade antes mesmo de começar a formar frases. Aprender inglês é uma meta de longo prazo. Seja paciente consigo mesmo. Ficar motivado por meses ou anos é um grande desafio, mas é essencial se você quiser dominar o inglês. Um enorme corpo de pesquisas o prova.

 

Aqui estão algumas dicas para manter sua motivação elevada:

  1. Faça coisas em inglês que você já gosta de fazer. Se você está se divertindo enquanto fala inglês, você estará menos inclinado a desistir. Siga suas paixões.
  2. Faça do inglês um hábito. Integre-o em sua vida cotidiana. Quanto menos você tiver que pensar sobre isso, mais provável será que você use o inglês todos os dias. Automaticamente.
  3. Mantenha um diário de aprendizagem. Escreva o que você está fazendo para melhorar seu inglês, e mantenha um registro de marcos como seu primeiro filme em inglês sem legendas, seu primeiro encontro em inglês, ou seu primeiro encontro com um falante de inglês.
  4. Conceda a si mesmo prêmios por cumprir metas específicas. Os prêmios podem ser grandes ou pequenos. Uma camisa nova. Uma barra de chocolate. Uma viagem a Londres. Seu cérebro está programado para detectar que tipos de atividades oferecem recompensas. Se você fizer do inglês uma dessas atividades, isso o motivará automaticamente a aprender inglês.
  5. Mantenha um registro dos números. Nosso teste de inglês estandardizado gratuito o ajudará. Faça isso a cada 6 meses.

Conheça seu nivel de inglês

É importante receber um diagnóstico de como está seu nível do inglês antes que comece sua aprendizagem. Isso te ajudará a saber qual é o curso que melhor se adapta a você e suas necessidades do idioma.

O EF SET é o primeiro teste gratuito padronizado de inglês que te dará uma avaliação de suas habilidades de compreensão de leitura e audição. Em qualquer momento e em qualquer lugar sem nenhum custo adicional.

Você pode fazer o exame de 15 minutos que te dará uma visão geral do seu nível, ou se busca algo mais profundo, pode realizar o de 50 minutos que te brindará com uma avaliação maior de suas habilidades e das áreas onde deve focar sua aprendizagem. Faça o teste e você verá como te ajuda!

Identifique seu nível do inglês

Os alunos que completarem o EF SET recebem uma avaliação de 0 a 100 em leitura e compreensão oral e uma avaliação geral também dentro da escala de pontuação de 0 a 100. A seção de leitura e a compreensão oral do EF SET têm o mesmo peso na avaliação final. As classificações EF SET correspondem aos níveis CEFR e ambas as notas são apresentadas no certificado do teste:

CEFREF SET
<A11 - 10
A1 Beginner11 - 30
A2 Elementary31 - 40
B1 Intermediate41 - 50
B2 Upper Intermediate51 - 60
C1 Advanced61 - 70
C2 Proficiency71 - 100

Leia mais sobre os diferentes exames de inglês disponíveis para testar seu nível de inglês em nosso guia de testes de inglês.

Como escolher seu curso para aprender inglês

Um curso de inglês é uma boa ideia para principiantes e pode ser um grande investimento se sabe o que está buscando. Antes de pesquisar as opções de cursos de inglês, sente-se e faça uma lista dos seus objetivos enquanto aprende o inglês. Se o que está buscando é uma introdução ampla do idioma, esse é um curso muito diferente daquele que te prepara para negociar contratos em inglês ou te prepara para fazer o TOEFL. Vale a pena pegar uns 15 minutos para anotar quais são seus objetivos e o que quer alcançar ao aprender inglês.

Uma vez que saiba o que está procurando, pesquise quais cursos de inglês se ajustam mais aos seus objetivos de aprendizagem. Estas são as principais opções:

Plataforma

  • Cursos de inglês online: Acesso ilimitado a plataforma + classes com professores ao vivo, ou um professor privado para estudar o que queira estudar.
  • Escolas de inglês: Uma ou duas vezes por semana em um lugar próximo de você (assim como uma escola normal)
  • Intercâmbio para Aprender Inglês: 3-4 horas de aula por dia + uma familia anfitriã (experiência de imersão completa)
  • Estudos por conta: A forma mais comum de aprender inglês. Existem muitos materiais de referência em inglês online.

Tamanho da classe

  • Aulas privadas: Foque exatamente no que queira e no seu ritmo.
  • Atividades em grupo: Siga um plano de estudos estabelecido e estude em horários definidos.

Intensidade

  • Cursos de inglês de longa duração: Uma ou duas vezes por semana durante todo o ano (geralmente de 2 a 4 horas por semana)
  • Cursos intensivos de inglês: Todos os dias durante 2-6 semanas (geralmente 15-30 horas/semana)

Tópico

  • Cursos de inglês geral: Um curso amplo que cobre todos os aspectos do idioma inglês.
  • Cursos específicos de inglês: Preparação para o exame IELTS, preparação para o TOEFL, inglês para médicos, inglês para aviação, inglês para fins acadêmicos (EAP), etc. Na EF te oferecemos cursos de preparatórios para exames em inglês. Se quiser conhecer mais, visite nosso site de certificações de inglês onde poderá conseguir toda a informação sobre o EF SET, IELTS, TOEFL, Cambridge e TOEIC.

Quanto mais específicos forem seus objetivos, mais probabilidades terá de aprender o inglês com maior eficácia. E lembre-se, a medida que aprende inglês, seus objetivos podem mudar. Por isso, faça uma revisão regularmente e ajuste sua estratégia de aprendizagem.

Metodologia EFEKTA

NA EF temos mais de 50 anos de experiência ensinando idiomas a estudantes de todas as partes do mundo. Criamos nosso próprio método de aprendizagem que consiste em combinar aulas formais ditadas por professores altamente qualificados com tempo livre e atividades fora da aula. O resultado é um processo de imersão linguística onde pratica 24 horas do dia conversando tanto com seus companheiros de classe como com os nativos, permitindo assim aprender o idioma de maneira rápida, fluida e natural.

Se está realmente interessado em aprender inglês, te deixamos os links para todos os recursos que prestamos para que melhore sua aprendizagem do inglês de forma rápida e efetiva.

A EF é uma grande oportunidade para os iniciantes aprenderem inglês mais rápido e melhorarem muito. Eu posso realmente sentir minha rápida progressão depois de estudar aqui. Cheguei na EF sem poder falar inglês e agora me sinto quase bilíngüe.

Jenny, EF London

Aprenda inglês com EF

Inglês no exterior

Explore uma ampla gama de oportunidades para aprender inglês nos países de língua inglesa.

Inglês online

Estude em grupo ou aulas particulares de inglês no conforto de sua casa e tenha acesso à nossa escola online.

Recursos para aprender inglês

Aproveite nossos recursos para aprender inglês desenvolvido para todos os níveis.

Desde 1965, a EF estabeleceu o padrão para estudos de idiomas no exterior. Nossos compromissos são com a inovação, qualidade e segurança e, hoje, conquistamos a confiança das organizações mais respeitadas do mundo.

50

Anos de experiência em educação internacional

26

Acreditações e prêmios de organizações internacionais

400+

Escolas e Lojas ao redor do mundo