Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Ano novo, idioma novo: 8 dicas para tirar este projeto do papel

Ano novo, idioma novo: 8 dicas para tirar este projeto do papel

O ano já está terminando e como estão suas resoluções de ano novo?

Se você precisa de um empurrãozinho para colocá-las em prática e fazer um ano perfeito, veio ao lugar certo. Sabe por que o aprendizado de novo idioma não pode ficar de fora desta lista?

Porque além de te dar superpoderes, ainda fará com que seu ano seja muito mais interessante e divertido.

Confira 8 dicas que vão ajudar a você a aprender um novo idioma neste ano:

1) Seja realista

É óbvio que ninguém se torna fluente do dia para noite, mas em uma semana já dá para aprender a contar até cem e a cada 10 dias, é possível memorizar a conjugação de 10 verbos irregulares. Metas tangíveis são imprescindíveis para alcançar seus objetivos de forma rápida e prazerosa.

Se você estudar um pouco a cada dia, em algumas semanas já estará completamente adaptado a esta nova rotina. Num piscar de olhos, vai conseguir compreender as conversas dos chineses na ida e na volta do trabalho.

2) Trace um objetivo e faça um planejamento

Não basta apenas querer aprender inglês, é preciso ter um propósito específico como: assistir a um filme americano sem legenda, ler um livro sem utilizar o dicionário ou pedir um prato de “fish and chips” como um autêntico britânico em Londres.

Objetivos claros geram resultados tangíveis e esperados, então certifique-se que seu plano de estudos esteja estruturado de acordo com suas metas. É importante que esteja dividido em pequenas etapas que levarão você a fluência, à medida que forem sendo alcançadas.

3) Escolha uma metodologia que tenha a ver com você

Hoje em dia há uma série de ferramentas de aprendizado à nossa disposição: arquivos de áudio, podcast, aplicativos, viagens ao exterior, Tandem, além de aulas presenciais e online.

O importante é encontrar uma metodologia que tenha a ver com você. Não adianta utilizar podcast se você não curte estudar sozinho. Neste caso é melhor encontrar um parceiro no Tandem ou se matricular em um curso regular em grupo.

Você pode até levar um certo tempo para encontrar um método ou combinação perfeitos, mas isso faz parte da experiência de aprendizado e será fundamental para você alcançar seu objetivo.

4) Não deixe que imprevistos atrapalhem seus planos

Nem tudo acontece conforme o planejado. É claro que vão ter dias e semanas super corridas no trabalho, na vida pessoal e a última coisa que você vai querer é estudar gramática italiana, mesmo que esteja louco para tomar um gelato enquanto admira o Coliseu em Roma.

Relaxe, seus planos não irão por água abaixo se você deixar de estudar por uns dias. O importante é não desistir. Retome seus estudos de onde parou e siga em frente. Afinal de contas, Roma não foi construída em um só dia.

5) Acompanhe seu progresso

Nem todo mundo gosta de testes, mas eles são fundamentais para medir seu progresso. Diversos aplicativos e cursos utilizam uma combinação de testes para avaliar se os alunos estão aptos a avançar de nível e você também pode encontrar diversas opções gratuitas online para ajudar a acompanhar seu progresso ao longo do caminho.

Se você não quiser fazer nenhuma avaliação, mas ainda sim estiver determinado assistir a um filme sem legendas, comece por vídeos mais curtos (como trailers de filmes, por exemplo) ou até mesmo desenhos animados e veja o quanto consegue compreender.

6) Fale sobre seus planos

Nos estudos em grupo, seja pelo Tandem ou através de cursos regulares, naturalmente a pressão para a entrega das atividades é bem maior do que quando você estuda sozinho. A dica é compartilhar seus objetivos, progressos e aprendizado com seus amigos, familiares, em redes sociais.

Além de manter você motivado, esta prática fará com que seu comprometimento seja ainda maior, afinal você terá um monte de fãs torcendo por você e vibrando em cada conquista.

7) Valorize-se e divirta-se

É muito mais fácil perceber os resultados e medir seu progresso quando o objetivo é divido em pequenas metas. Cada vez que bater uma meta, se dê um presente, seja um cupcake (até mesmo dois ou três) ou aquela camiseta que você estava louco para usar nas suas próximas férias no exterior.

E que tal praticar novas frases, recém aprendidas em japonês, naquele rodízio de sushis delicioso?

8) Arrume as malas e vá estudar no exterior

Se você quer aprender um idioma de forma rápida e eficaz passando por uma experiência de vida única, o melhor a se fazer é estudar no exterior. Imagine aumentar o vocabulário e aprimorar a gramática ao mesmo tempo em que viaja pelo mundo e carimba todas as folhas do seu passaporte?

Definitivamente, morar no exterior é um plano perfeito para um ano que se inicia.

Aprenda um novo idioma com a EF!Cursos de idiomas no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas