GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Você sabe que é fluente em outro idioma quando…

Você sabe que é fluente em outro idioma quando…

Depois de morar no exterior por algum tempo – imerso em outra cultura, história e idioma – você se sente bem. Você faz amigos falantes nativos e passa a vida fazendo compras, trabalhando e pedindo comida em uma língua estrangeira. Você não sente nada como o novato desajeitado que você era quando chegou. Na verdade, você se sente fantástico – isto é, até um amigo perguntar “Então, você é fluente?”

Você é?

A ideia de fluência é difícil de definir. Muitas pessoas – principalmente aquelas que não aprenderam uma língua estrangeira – pensam nisso como engolir um dicionário e se comunicar perfeitamente 100% do tempo, sem nunca cometer erros ou ficar sem palavras. Mas se esse fosse o caso, você poderia se chamar de “fluente” mesmo em sua língua nativa? Altamente improvável.

Em vez disso, vamos pensar em fluência como a capacidade de se comunicar de forma rápida, fácil e “fluida”, em uma variedade de formas e com uma variedade de pessoas.

Então, você é fluente?

Como você pode mesmo dizer? Felizmente, existem muitas maneiras de se ter uma ideia. Aqui estão sete que notamos ao longo dos anos.

1. As pessoas não modificam mais o idioma para você

Quando você começou a aprender, tudo era tão mistificador que uma simples conversa era uma odisseia. Seus olhos enormes e assustados e respostas gaguejantes denunciaram você como um iniciante e todos visivelmente diminuíram a velocidade de sua fala para permitir que você acompanhasse. O fato de isso não acontecer mais é um grande indicador de que você está no caminho da fluência.

2. Você pode escutar conversas

Agora que você é fluente, quando se senta em um café ou praça, as conversas ao redor não mais o envolvem como uma névoa. Em vez disso, você pode optar por ouvir ativamente os detalhes interessantes da vida dos outros. Esse marco é ótimo, pois significa que você pode entender as pessoas sem olhar para elas e não depende mais de gestos e expressões faciais para obter significado.

3. Um mundo de humor se abriu

Clubes de comédia stand up? Festivais de comédia televisionados? Fácil! Enquanto antes, você precisava de cada piada explicada pacientemente para você, agora você entende o fluxo - até as piadas! – tudo por conta própria. Quando isso começar a acontecer, orgulhe-se. É um grande momento em sua vida como aprendiz de idiomas, pois significa que os tiques e nuances específicos da cultura estão se revelando para você.

4. Às vezes você lê ou ouve sem “registrar” o idioma

Apostamos que isso parecia impossível quando você era um novo aluno. Mas aqui está você, pegando vários parágrafos em um texto ou itens no noticiário noturno, apenas para perceber que não percebeu ativamente em qual idioma o conteúdo estava! Este é um marco emocionante e mostra que você pode alternar entre sua língua materna e outro(s) idioma(s).

5. Ir ao banco (ou médico, contador, etc) não te enche mais de medo

Antes de se tornar fluente, a ideia de visitar o consultório médico o enchia de pavor. E se você não conseguisse explicar seus sintomas e fosse prescrito laxantes em vez de antibióticos? Agora, esses dias já se foram. As conversas com caixas de banco, funcionários dos correios e técnicos vão igualmente bem.

6. Você sabe quando e como usar palavrões

Os falantes nativos geralmente adoram ensinar palavrões para estrangeiros. Quando você ouviu essas frases pela primeira vez, elas provavelmente soaram estranhas. No entanto, hoje em dia você não só sabe quando as obscenidades são usadas culturalmente, mas como adaptá-las a diferentes contextos como os nativos fazem. Mesmo que você não xingue, o fato de poder falar em sua língua estrangeira é o que importa!

7. Você está ciente dos erros que comete

As pessoas que são “fluentes” em outro idioma ainda cometem erros. A diferença é que eles são capazes de se surpreender. Agora que você é fluente, você descobre que se autocorrige mais, muitas vezes no momento! Novamente, sinta-se orgulhoso – essa habilidade está a anos-luz de distância daquelas dos alunos intermediários que geralmente não desenvolveram essa autoconsciência.

Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever