Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

“Qual idioma eu deveria aprender?” Aqui está como você deve decidir!

“Qual idioma eu deveria aprender?” Aqui está como você deve decidir!

Saber uma segunda língua, terceira ou até mesmo uma quarta língua é maravilhoso, mas como você decide qual será o próximo idioma a aprender?

Existem mais de 6000 linguagens, então pode ser complicado fazer essa decisão: Algumas línguas são bonitas e soam como mágica, enquanto outras são particularmente úteis para uma certa ocupação ou hobby. Antes que você compre livros, se matricule nas aulas e faça download de apps, é importante que você tenha uma boa razão para estudar, quanto mais você estiver motivado para aprender, mais fácil será para você se tornar fluente.

Nós colocamos algumas dicas para você saber como escolher um idioma para aprender.

 

Aprenda idiomas que alavanquem a sua carreira

Uma das razões para aprender uma língua é para sua carreira: Você pode ter notas melhores, ganhar um salário mais alto e aumentar a sua chance de estudar ou trabalhar em outro país.

Se você decidir aprender a língua fora do seu país, você ainda retornará com experiência internacional e habilidades sociais inestimáveis que podem abrir portas no âmbito profissional.

Aprenda um idioma que te interesse

Combinar um hobby ou paixão com o aprendizado de um idioma é o maior incentivo para estudar. Se você tem uma banda ou programa de Tv favorito, aprender a linguagem deles pode ser uma grande motivação para curtir ainda mais vê-los ou ouvi-los.

Além de que, cantar junto com a letra e assistir programas ou filmes no idioma original podem ser um jeito fácil e divertido de praticar o seu vocabulário. Escolher um idioma que seja simplesmente lindo também é um bom começo (que irá manter você motivado enquanto você estiver praticando.)

Aprender um idioma que você pode usar com frequência

Aprender uma língua é sobre prática, então quanto mais você fala, ouve ou lê aquelas palavras, melhor. Se você tem um amigo ou parceiro de trabalho que fala uma determinada língua, praticar se torna muito mais conveniente. Se você precisa sair da sua rotina para ter acesso a um idioma, o processo será provavelmente mais lento.

Claro que nada pode parar um estudante de idiomas determinado, mas tenha em mente que a prática leva à perfeição e quando mais os exercícios forem variados, acessíveis e convenientes, melhor será. Como inspiração confira nosso artigo sobre os idiomas mais falados do mundo.

Aprenda um idioma que funcione para você

Aprender uma nova língua exige muito tempo e energia então você precisará investir alguns recursos nessa meta. Uma maneira para decidir qual deve ser o próximo idioma é saber quanto tempo leva para chegar a um determinado nível e comparar isso com o seu cronograma.

Uma linguagem que seja próxima a sua língua materna exige menos tempo, enquanto um idioma com um novo alfabeto exigirá mais esforço. Se você está acostumado a estudar gramática e memorizar vocabulários, você será possivelmente mais rápido que alguém que está aprendendo a sua primeira língua. Confira nosso artigo sobre línguas fáceis de se aprender, como inspiração.

Aprenda um idioma que você possa usar nas ruas

Viajar é uma das mais úteis e recompensadoras razões para aprender uma língua: Você estará imerso na cultura local, vai conversar com pessoas, perguntar por informações e talvez até pechinchar por melhores preços. Ser capaz de compreender o que as pessoas estão falando também te da um senso de segurança maior, o que significa que o seu tempo fora do país será muito mais relaxante.

Acrescentando que as pessoas geralmente apreciam o esforço de alguém estar tentando aprender o idioma local, então existe uma grande chance que as pessoas sejam mais receptivas e amigáveis caso percebam que você tentou pelo menos aprender algumas expressões básicas.

Aprender um idioma no qual você tenha as ferramentas disponíveis

Talvez isso não pareça um fator importante ao fazer uma decisão inicial, mas isso pode se tornar crucial quando você começar colocar em prática. É muito melhor estudar quando você tem os seus meios favoritos de aprendizagem disponíveis. Se você gosta de aprender através de apps, certifique-se se a nova linguagem que quer aprender está disponível.

Se preferir conversar com alguém, encontre pessoas que estejam dispostas. Quando mais fácil acesso você tiver aos meios meios preferidos, mais rápido será o seu progresso.

Aprenda uma língua que é única

Outra maneira de escolher um idioma que queira aprender é decidir um que pouquíssimas pessoas falem. Dessa maneira você irá chamar atenção das pessoas. Estamos cientes de que todo o processo pode se tornar mais lento e difícil, mas nadar contra a maré e aprender esse idioma pode te dar a vantagem necessária para você se destacar.

Aprenda o novo idioma no exterior Veja nossos destinos

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas