TOEFL Speaking | Secção falada do TOEFL

A secção falada do TOEFL é a terceira parte do TOEFL iBT. Durante a parte falada do teste irá ver ou escutar pequenos excertos e depois gravar as suas respostas no computador. As tarefas faladas do TOEFL são avaliadas por um examinador que está noutro lugar, e não por alguém que se encontra no seu centro de testes. A secção falada dura 20 minutos no total e é a secção mais curta do TOEFL. Não existe secção falada no TOEFL PBT.

ESTRUTURA DO TESTE

A secção falda do TOEFL é composta por seis tarefas, duas das quais são consideradas "independentes" e quatro são consideradas "integradas". Tem que fazer as tarefas por ordem e não pode voltar a trás às questões anteriores. As duas tarefas independentes são as primeiras.

Tarefa 1: Preferência – vão-lhe pedir para falar 45 segundos sobre uma coisa que conheça bem, por exemplo, uma pessoa, um lugar ou um evento. Tem 15 segundos para preparar a resposta antes de começar a falar.

Tarefa 2: Escolha – apresentar-lhe-ão duas opções e perdir-lhe-ão para escolher uma e explicar o porquê da sua escolha. Tem 15 segundos para preparar a resposta e 45 segundos para responder.

As quatro tarefas integradas requerem que leia e/ou ouça alguém e depois responda a uma pergunta relacionadas com o que leu ou ouviu.

Tarefas 3 e 4: as duas primeiras tarefas integradas requerem que leia um pequeno texto (máximo de 100 palavras) e que ouça uma gravação curta sobre o mesmo assunto (máximo de 80 segundos), após o que deve gravar a sua resposta. Estas duas tarefas têm 30 seguntos de preparação cada, depois de ter escutado a gravação, e deopis 60 segundos durante os quais deve gravar a sua resposta.

Tarefas 5 e 6: as duas últimas tarefas desta secção são também integradas. Requerem que ouça uma pequena gravação (menos de 2 minutos) e que responda com uma questão sobre o que ouviu. Em cada uma destas questões terá 20 segundos para se preparar e 60 segundos para responder. As gravações que escuta nestas duas questões podem ser um diálogo ou excertos de aulas.

PONTUAÇÃO

Durante toda a secção falada to TOEFL pode tomar notas que poderá usar para as suas respostas. Cada tarefa é avaliada de 0 a 4, sendo 4 o resultado mais elevado. O resultado combinado de todas as tarefas é então convertido num resultado entre 0 e 30 para o resultado geral desta secção. Um resultado de 26 ou mais é considerado um bom resultado na secção falada do TOEFL.

A última parte do TOEFL é a seguinte. É a secção escrita.