Cambridge CPE Exam

O Cambridge English: Proficiency Exam, conhecido como CPE é o exame de nível mais alto dos Exames de Cambridge. Ter este certificado comprova que o aluno domina o Inglês em um nível quase nativo e pode estudar ou trabalhar em qualquer tipo de ambiente em Inglês.

Como todos os Exames de Cambridge, o CPE apresenta resultado "aprovado"/ "não aprovado" e todos aqueles que foram considerados aprovados receberão um Certificado Vitalício. O Exame CPE pode ser feito tanto em papel como de forma digital, por meio de um computador. Em ambas versões, sua duração total é de 236 minutos.

Estrutura de Exame

O CPE avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e expressão oral – e é estruturado da seguinte forma:

Parte 1 (90 minutos) – A primeira parte do CPE avalia a compreensão em leitura, gramática e vocabulário. Possui um total de 53 questões divididas em 7 subsesções e apresentadas em formato de múltipla escolha, "preencher os espaços" e correspondência. Existem cerca de 3.000 palavras para ler durante esta parte do exame CPE. Todos os textos são extraídos de livros, jornais, artigos de revistas e internet.

Parte 2 (90 minutos) – A segunda seção do CPE avalia a capacidade de escrita. Existem 2 seções nesta parte do exame. Na primeira, o aluno deverá ler 2 pequenos textos e escrever um resumo dos argumentos apresentados em cada um deles. Depois, ele ainda deverá apresentar a sua própria opinião sobre o assunto exposto. Na segunda seção, serão apresentadas 5 opções de texto para o aluno escrever, incluindo uma opção que é baseada em algum clássico da literatura Inglesa que o aluno deverá ler previamente ao exame. Os livros utilizados nessa segunda seção são constantemente atualizados.

Parte 3 (40 minutos) – A terceira parte do CPE avalia a a compreensão oral. Serão apresentados trechos rádio, televisão e outros tipos de conversas entre nativos e questões relacionadas aos conteúdos apresentados. Cada gravação é repetida duas vezes e os alunos devem estar preparados para ouvir diferentes sotaques em inglês. Esta seção apresenta um total de 30 perguntas, divididas em 4 subseções.

Parte 4 (15 minutos) – A última parte do CAE avalia a expressão oral. O exame é realizado em 3 subsessões, onde na primeira o aluno faz o teste individualemente e nas duas últimas em pares. Este teste de expressão oral poder ser feito em um dia diferente das demais etapas do Exame CFE, dependendo da agenda do centro de exames. Um segundo avaliador estará presente na sala, apenas como observador.

Pontuação

Desde 2016, todos os exames de Cambridge passaram a utilizar uma escala de pontuação unificada, entretanto, cada exame pode apresentar pontuação diferente dentro desta mesma escala, de acordo com o nível de inglês a ser testado. A pontuação no CPE Exam varia de 180 a 230 pontos. Um aluno com resultado de 200 pontos ou mais é considerado aprovado no exame e receberá um certificado Cambridge English Proficiency Certificate, que corresponde ao nível C2 de inglês no CEFR.

Cada aluno recebe os seus resultados divididos pelas quatro competências, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno for aprovado no CPE, também receberá o Certificado do Exame Cambridge Proficiency in English, que tem validade vitalícia, caso não seja aprovado, receberá apenas o resultado obtido.

Antes de se inscrever no CPE, que é um exame rigoroso, de nível alto, faça o exame de nível grátis e online do Cambridge para ter a confirmação que as suas competências em Inglês são fortes o suficiente para este exame.