Exame de Cambridge PET

O Cambridge English Preliminary Test (Exame Preliminar de Inglês de Cambridge), conhecido como PET Cambridge, é direcionado para estudantes com nível de inglês intermediário. Assim como todos os Exames de Cambridge, o PET apresenta resultado "aprovado"/ "não aprovado" e todos aqueles que forem considerados aprovados no exame receberão um Certificado de inglês vitalício. O Teste PET Cambridge pode ser feito tanto em papel como de forma digital, por meio de um computador. Em ambas versões, sua duração total é de 140 minutos.

Estrutura de Exame

O PET avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e expressão oral – e é estruturado da seguinte forma:

Parte 1 (90 minutos) – A primeira parte do Exame KET avalia a compreensão na leitura e escrita ao mesmo tempo. Ela é subdividida em 8 subseções que totalizam 42 questões. As primeiras 5 subseções são direcionadas para compreensão na leitura e as últimas 3 em competências escritas. As questões são de múltipla escolha, mas é necessário escrever 2 pequenos textos (um email, uma carta ou uma história).

Parte 2 (30 minutos de gravações + 6 minutos extras para escrever as respostas na folha de respostas ) – A segunda parte do PET avalia a compreensão oral. Cada gravação é repetida duas vezes e as questões são de escolha múltipla e de verdadeiro/falso. Existem 25 perguntas no total nesta seção e cada uma vale um ponto.

Parte 3 (10 a 12 minutos) – A última parte do PET avalia a expressão oral. Os alunos fazem a prova em pares e são convidados a conversar com o examinador e entre si. Um segundo examinador  também está presente apenas para observar e avaliar os alunos. O exame começa com o avaliador que conduz o teste pedindo para os alunos se apresentarem. Logo em seguida, ele aponta uma situação para que os alunos discutam possíveis soluções. Finalmente, o examinador dá aos alunos uma imagem para que eles a descrevam e discutam sobre ela. Este teste de compreensão oral poder ser feito em um dia diferente das demais etapas do Exame PET, dependendo da agenda do centro de exames.

Pontuação

Desde 2016, todos os exames de Cambridge passaram a utilizar uma escala de pontuação unificada, entretanto, cada exame pode apresentar pontuações diferentes dentro desta mesma escala, de acordo com o nível de inglês a ser testado. A pontuação do Cambridge Teste de proficiência está alinhada com o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Existem diversas formas de se preparar para o Exame de Cambridge, isso vai depender dos seus objetivos e do seu tempo disponível.

Atualmente, a escala de pontuação do PET Exam está entre 120 e 170 pontos. Um aluno com resultado de 140 pontos ou mais é considerado provado no exame e receberá um certificado do PET Exam, que corresponde ao nível B1 em inglês no CEFR. Um aluno com o resultado de 160 pontos ou mais receberá o certificado Cambridge Preliminary English Test para o nível B2.

Assim como no Exame KET, a primeira parte do Exame PET corresponde a 50% e a segunda e terceira parte do Exame KET a 25% cada na composição da nota final. Cada aluno recebe os seus resultados divididos pelas três partes do exame, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno foi aprovado no PET,  receberá seu o Certificado dentro de 3 meses.

O Exame de Inglês de Cambridge seguinte é Cambridge First Certificate. Para decidir qual o Exame mais apropriado para o seu nível, faça o teste de nível online de Cambridge.