IELTS

Existem várias formas de preparação para o Exame IELTS e a situação de cada aluno deve ser avaliada individualmente. Dependo do nível atual dele e do resultado que o aluno pretende atingir, ele poderá escolher o método de preparação mais adequado para poder ter acesso aos exercícios mais corretos, sem perder muito tempo.

Muitas das técnicas de preparação para o IELTS acabam por ser as mesmas para qualquer teste de Inglês. Tudo o que você fizer para desenvolver o seu Inglês irá ajudá-lo também a se preparar para o IELTS. Exatamente porque o IELTS testa a leitura, conversação, compreensão oral e escrita, o aluno precisa identificar em que parte ele deve aprimorar suas habilidades em primeiro lugar. Se o aluno tiver dificuldades em ler textos acadêmicos em Inglês, então precisará desenvolver o vocabulário e praticar a compreensão desse tipo de textos. Se o aluno tiver dificuldades em falar Inglês, então terá que praticar a conversação com um amigo. Qualquer que seja a área em que o aluno decida aprimorar, exercícios regulares serão sempre a melhor forma de fazer um desenvolvimento eficaz e obter o melhor resultado no IELTS.

IELTS testes práticos

Fazer um teste para praticar o IELTS vai lhe dar uma ideia do seu resultado geral e também do resultado em cada uma das quatro competências testadas. Nos detalhes do resultado você descobrirá as capacidades que precisa melhorar e o resultado geral vai mostrar o quanto você precisará se esforçar para, finalmente, atingir o seu objetivo.

Muitos alunos optam por começar pelo teste IELTS de prática, sem nenhuma preparação, para analisar o seu resultado e assim saber como e o quanto se preparar. Os testes práticos oficiais do IELTS podem ser comprados através do Cambridge English. Nele, você terá uma ideia sobre os tipos de perguntas do IELTS e da estrutura do teste. Se você fizer o teste prático, certifique-se de que você está comprando o teste prático do IELTS correspondente ao tipo de teste IELTS que você fará, seja o IELTS Academic ou o General Training.

Uma outra opção é o EF SET English Certificate Plus, que é um teste gratuito e estruturado de forma distinda do IELTS, mas que lhe dará uma ideia do seu resultado IELTS nas seções de compreensão oral e de leitura. E também, existe a opção de comprar um livro com testes de preparação contendo, inclusive, testes para praticar o IELTS – perguntas e respostas. Serão úteis para a prática da compreensão oral e de leitura, embora possa também avaliar as suas competências de escrita.

Qualquer que seja o teste de prática de IELTS que escolha, é importante que faça o teste nas melhores condições possíveis. Reserve tempo suficiente para completar tudo de uma vez, sente-se em um lugar onde não te distraiam e não faça nenhuma "cola" utilizando dicionário e livros – é importante não se boicotar neste sentido. Tenha em mente que os testes de preparação para o IELTS não são tão estressantes quanto o próprio exame IELTS, por isso, é bom fazer o IELTS com alguma margem dos seus resultados, deste jeito você ficará mais calmo e confiante para o teste oficial do IELTS.

IELTS cursos de preparação

Existem também cursos de preparação para o IELTS se o que você precisa é de um resultado específico para o vistos ou para ingressar em universidades. Estes são mais caros que estudar sozinho, mas são muito mais eficientes para os resultados finais no IELTS. Muitos alunos se prepararam para o IELTS sozinhos, talvez poucos se preparam com livros ou exercícios online, para depois fazer o IELTS real e se dão conta do quão difícil é. Um curso de preparação para o IELTS pode fazer uma grande diferença na sua preparação para o teste.

Um bom curso de preparação para o IELTS inclui conselhos específicos detalhados sobre o teste, em como abordar os diferentes tipos de questões, como construir um ritmo eficiente para não perder tempo, como estruturar os seus estudos e como tirar melhores notas durante os segmentos de compreensão oral. Os cursos de preparação incluem, geralmente, um ou mais testes de prática do IELTS com avaliação real. Os professores dos cursos de preparação para IELTS tem muita experiência com o teste e podem ajudar os alunos a maximizar os seus resultados.

Existem muitos cursos de preparação para IELTS disponíveis. Os três principais tipos são: online; em escolas de inglês, e cursos no exterior. Note que a maioria dos cursos de preparação para IELTS duram de 2 a 3 meses. Um curso curto não vai ser eficaz em aumentar o seu resultado IELTS. Se o que você precisa é de um resultado específico no IELTS para tirar um visto ou ingressar em uma Universidade, invista para que tudo saia como esperado – evite surpresas negativas.

Como a EF pode te ajudar?

A EF tem cursos de preparação intensiva para o IELTS em vários destinos e com início em várias épocas do ano. Um curso de preparação para IELTS te oferece um treino sólido em Inglês de forma geral e vai garantir uma boa pontuação no IELTS. Saiba mais sobre os cursos de preparação para IELTS no exterior.