Cambridge First Certificate

O Cambridge First Certificate também conhecido como Exame FCE Cambridge é indicado para estudantes com inglês intermédio-alto. Por ser o certificado mínimo requerido pelas universidades em países cujo o idioma oficial é o Inglês, é o exame de Cambridge mais popular.

Assim como todos os Exames de Cambridge, o FCE apresenta resultado "aprovado" / "não aprovado" e todos os alunos considerados aprovados têm direito a um Certificado Vitalício. O FCE Cambridge pode ser feito tanto em papel como de forma digital, por meio de um computador. Em ambas versões, sua duração total é de 209 minutos.

Estrutura de Exame

O Cambridge First Certificate avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e expressão oral – e é estruturado da seguinte forma:

Parte 1 (75 minutos) – A primeira parte do Cambridge First Certificate avalia a compreensão em leitura, gramática e vocabulário. Com um total de 52 questões divididas entre múltipla-escolha, "preencher os espaços" e questões de correspondência. Existem cerca de 2.200 palavras para ler durante esta parte do exame do FCE.

Parte 2 (80 minutos) – A segunda parte do Cambridge First Certificate avalia a capacidade de escrita. O aluno deverá escrever dois textos contendo de 140 a 190 palavras cada. O primeiro texto é uma dissertação e o segundo pode ser um artigo, crítica, carta e etc, podendo o aluno selecionar o formato que deseja utilizar.

Parte 3 (40 minutos) – A terceira parte do First Certificate avalia a a compreensão oral. Serão apresentados pequenos discursos, conversas ou outros tipos de diálogos em Inglês nativo e, posteriormente, questões relacionadas aos temas apresentados. Cada gravação é repetida duas vezes e esta seção apresenta um total de 30 perguntas.

Parte 4 (14 minutos) – A última parte do FCE avalia a expressão oral. O exame é realizado em 4 subsessões, onde nas duas primeiras, os alunos fazem o teste individualemente e nas duas últimas em pares. Este teste de expressão oral poder ser feito em um dia diferente das demais etapas do Exame CFE, dependendo da agenda do centro de exames.

Pontuação

Desde 2016, todos os exames de Cambridge passaram a utilizar uma escala de pontuação unificada, entretanto, cada exame pode ter pontuação diferente dentro desta mesma escala, de acordo com o nível de inglês a ser testado. A pontuação no FCE Exam varia de 140 a 190 pontos. Um aluno com resultado de 160 pontos ou mais é considerado aprovado no exame e receberá um certificado Cambridge First Certificate, que corresponde ao nível B2 de inglês no CEFR. Um aluno com o resultado de 180 pontos ou mais irá receber o Cambrige First Certificate para o nível C1.

A primeira parte do Exame FCE corresponde a 40% e a segunda, terceira e quarta parte do Exame correspondem a 20% cada na nota final. Os alunos recebem os seus resultados divididos pelas quatro partes do exame, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno for considerado aprovado no FCE, ele receberá o Certificado do Cambridge First Certificate in English, que tem validade vitalícia.

O Exame de Inglês de Cambridge seguinte é o CAE. Para decidir qual o Exame mais apropriado para o seu nível, faça o teste de nível online de Cambridge. Procure por um simulado do FCE Cambridge e tenha acesso às provas anteriores para acelerar o seu desempenho.