Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Ter amigos ao redor do mundo vai te tornar uma pessoa ainda mais incrível – descubra por quê

Ter amigos ao redor do mundo vai te tornar uma pessoa ainda mais incrível – descubra por quê

Antes de fazer meu curso no exterior, não entedia porque as pessoas insistiam em manter amizades a quilômetros de distância ao invés de simplesmente procurar por aquele velho amigo de infância que mora na esquina de casa. Só depois de estudar na Alemanha e conhecer pessoas fantásticas do mundo inteiro é que tive certeza que ter amigos ao redor do mundo te oferece uma relação que vale a pena lutar para manter.

Descubra porque você será ainda mais incrível se tiver amizades no mundo inteiro:

1. Você aprende outros idiomas

Um dos benefícios mais óbvios de ter amigos internacionais é sem dúvida a oportunidade de aprender outros idiomas. Mesmo que este não seja seu foco no momento, certamente vai aprender algo novo nem que seja como dizer oi ou falar que está frustrado. Algumas palavras podem até parecer inúteis, mas sem querer, você está criando um banco de dados com frases que podem ser uteis nas suas próximas férias no exterior.

2. Você passar a ter uma mente mais aberta

Um estudo concluiu que estudantes de uma universidade dos EUA que tinham amizades com pessoas do mundo inteiro, tinham mentes mais abertas e um respeito maior com culturas diferentes. Essa universidade que tinha histórico de preconceito racial, mudou esta realidade recebendo estudantes internacionais de intercâmbio. Se esta pequena medida causou tanto impacto em uma só universidade, imagina quantas barreiras não seriam quebradas se isso fosse feito no mundo inteiro? Além de transformar você em um Weltbürger (cidadão do mundo), as amizades internacionais são importantes para criação de um mundo mais inclusivo.

3. Você irá desfrutar de amizades verdadeiras e valiosas.

Certamente você já ouviu dizer que a distância fortalece o amor, e é verdade. Quando você tem amigos do outro lado do mundo, passa a dar mais valor aos momentos juntos. Ao contrário do que pensa a grande maioria, um estudo do Jornal da Comunicação publicado em 2015, concluiu que os relacionamentos a distância podem aumentar a intimidade entre os casais e isso também é válido para as amizades.

No livro “The How of Hapiness” (em português, “Os mitos da felicidade”), Sonya Lyubomirsky explica que a prática da gratidão aumenta a sensação de bem-estar. Portanto, agradeça todos os momentos que você teve com seus amigos internacionais e descubra uma versão melhor e mais feliz de si mesmo.

4. Você sempre terá um sofá para dormir

Agora que já sabe que as amizades internacionais são benéficas para o mundo e possibilitam o desenvolvimento pessoal, podemos falar sobre a grande vantagem de ter amigos que vivem em ilhas paradisíacas, repletas de praias ensolaradas e bares incríveis.

Não seria sensacional poder contar com o sofá de um amigo invés de gastar com hotéis e hostels em suas próximas férias? É logico que você não vai ficar amigo de alguém só para poder ter hospedagem de graça, mas ter um grande amigo em um destino que você sempre quis conhecer, é uma mão na roda. Quando você se abre para novas amizades, está se abrindo também para novas experiências e lugares.

5. Você tem experiências autênticas (e evita aquelas armadilhas para turistas)

Prove uma massa caseira tipicamente italiana na casa de um amigo na Itália. Aprenda a riverdance com seu amigo irlandês. Participe da tradicional cerimônia do chá com seu amigo chinês. Evite os lugares frequentados só por turistas e viva como um local. Seus amigos podem te levar aos restaurantes preferidos dos locais e te mostrar as verdadeiras joias do país.

Em uma sociedade movida por dinheiro, fica cada vez mais difícil fazer uma viagem para conhecer a fundo o modo de vida dos nativos e seus amigos internacionais vão mostrar as verdadeiras tradições, costumes e realidade do país. Você terá novas experiências à medida que se abrir para novas amizades.

Quer descobrir como fazer amigos internacionais?Faça um intercâmbio com a EF

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem