Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Razões para aprender espanhol

Razões para aprender espanhol

Graças aos memes, à comida e ao reggaeton que está em todo lugar, você provavelmente já sabe algumas palavras em espanhol. Já pensou em tirar uma siesta antes de sair para uns tapas e mojitos na fiesta? Aposto que sim! Mas estudar espanhol é um bom investimento de tempo e dinheiro? Sí! Há muitas razões do porquê esse idioma vale a pena. No vídeo abaixo, nós damos as principais razões para aprender espanhol, mas há muito mais!

1. Mais de 400 milhões de falantes em mais de 20 países

Espanhol é o idioma principal ou secundário em 20 países espalhados pela África, Europa e Américas. É isso mesmo: além da Espanha e da América Latina, o Espanhol é a língua oficial da Guinea Equatorial e do Saara Ocidental, e uma minoria significativa em Gibraltar, Belize, Andorra e nos Estados Unidos. De fato, nos EUA o Espanhol está muito presente. Estima-se que 45 milhões de residentes no país têm o idioma como primário ou secundário. Tudo isso dá ao Espanhol o status de um dos idiomas mais falados no mundo.

2. Segundo maior grupo de falantes nativos

Espanhol é o segundo idioma mais falado nativamente, perdendo apenas para o Chinês, que tem mais de 1 bilhão de falantes. No entanto, o Espanhol é bem mais espalhado pelo mundo, fazendo com que ele seja uma língua muito importante para se aprender.

3. Fácil de aprender…

Sim, Espanhol possui substantivos com gênero (assim como nós), 14 tempos verbais, e um monte de verbos irregulares, mas ele é considerado um dos idiomas mais fáceis para se ter uma base sólida enquanto você caminha para a fluência. Há atalhos para aprender Espanhol, particularmente se sua língua nativa é de origem latina. Estudantes que falam Francês, Italiano e Português sentirão muito mais similaridades linguísticas. Graças às raízes latinas, falantes do Inglês não foram deixados de lado. Espanhol e Inglês têm milhares de cognatos (palavras que são exatamente iguais ou parecidas , e a maioria com o mesmo significado). Quer alguns exemplos? Chocolate, capital, flexible, panorama, radio, visual, triple e tropical são cognatos perfeitos. Já diaro/diary, salario/salary, clássico/classic, insécto/insect e curiosos/curious são cognatos quase perfeitos.

4. … e de pronunciar

Espanhol é uma língua fonética, ou seja, ela é falada como se escreve. Claro, há diferenças em dialetos entre regiões e países – mas eles não impedem o aprendizado. Por exemplo, na América Latina não há o som do /th/ do Inglês que os Espanhóis usam quando pronunciam /z/ e /c/ em palavras como cerveza e gracias. Na Argentina, palavras que começam com /ll/ e /y/ são pronunciadas como se houvesse um /x/ (por exemplo: yo “xo”, llegar “xegar”e lluvia “xuvia”) enquanto no Chile o final de verbos na segunda pessoa são pronunciados com /ai/ e /i/ como em cómo estai (cómo estás) e tú quieri (tú quieres).

5. Ótimo para literatura…

Quase todo estudante internacional volta para casa amando Cervantes ou Gabriel García Marquéz’s “Cien Años de Soledad” – e nós entendemos o porquê. Mas há outros escritores de língua espanhola que são ótimos para se afundar na leitura: Robert Bolaño, Ildefonso Falcones, Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa, Leonora Carrington, Carmen Martín Gaite dentre outros.

6. … e para negócios

Seu status de língua oficial da ONU, União Europeia, Organização dos Estados Americanos e da União Das Nações da América do Sul, permite que grandes conexões e investimentos sejam feitos pelos continentes. Nos Estados Unidos, os hispânicos são um grupo muito importante e representam uma grande força de compra para as marcas. Pelo Reino Unido, a falta de habilidades com Espanhol e o fato dos outros terem que saber falar Inglês custam ao Reino Unido 3,5% do seu PIB. De fato, o British Council’s Language for the Future reportou que o Espanhol é uma das mais importante línguas pós Brexit.

7. Ótimo para viajar e se divertir

Pense nos países que falam Espanhol e as coisa legais que você poderia fazer lá: surfar na Playa Tamarindo na Costa Rica, esquiar nos Pirineus, cruzar o Caminho de Santiago ou visitar algumas da cidades mais animadas do mundo como Buenos Aires, Madrid,Barcelona e Havana. Está na hora de usar o Espanhol para realizar os seus sonhos.

Aprenda espanhol com a EFIntercâmbio em Espanhol

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas