Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Por que um curso de idiomas no exterior é melhor que um ano na escola

Por

Uma ótima escola com ótimos professores e colegas envolvidos é uma das coisas mais importantes na vida de um jovem. Mas quando se trata de idiomas, mesmo uma boa escola geralmente não é o suficiente. Eis o motivo pelo qual estudar um curso idiomas no exterior estimulará o desenvolvimento de seu filho de uma maneira que um ambiente escolar local simplesmente não pode.

Habilidades linguísticas mais fortes

Há enormes benefícios em aprender um idioma em um ambiente imersivo, idealmente em um país onde o idioma é falado nativamente. Usar o idioma em várias situações cotidianas, inclusive com novos amigos, é exatamente o tipo de desafio que a maioria dos jovens precisa. Quando seu filho é forçado a usar o idioma em situações “naturais”, bem como em uma classe com jovens de todo o mundo (em oposição a uma classe normal em casa), simplesmente não há espaço para se sentir relutante ou tímido. O aprendizado imersivo do idioma funciona porque coloca o idioma no contexto, incentivando o uso constante e promovendo um progresso mais rápido.

E por que investir em habilidades linguísticas é tão importante? Não só existem enormes benefícios em falar mais de um idioma fluentemente, como empatia aumentada, habilidades cognitivas e demência tardia, mas também permite que os jovens desenvolvam habilidades essenciais para o sucesso no futuro.

Maior independência e confiança

Tempo longe de casa – às vezes em um destino distante – significa que seu filho será desafiado a pensar por si mesmo de várias maneiras: lavando suas próprias roupas, decidindo quando deve procurar um médico, comprando um cartão SIM pré-pago, cozinhando, conhecendo novas pessoas e organizando sua programação. Jogue o desafio de fazer tudo isso em um idioma estrangeiro (qualquer que seja o idioma que eles escolheram para estudar) e você terá uma receita para uma experiência que os tornará mais independentes e turbinará o desenvolvimento de habilidades essenciais, como adaptabilidade e solução de problemas.

Melhores habilidades de estudo

Um novo campus, calendário, expectativas curriculares e estilo de ensino. Tudo isso significa que seu filho ou filha deverão organizar seu tempo de acordo com um cronograma de estudo eficiente e eficaz. Para os jovens que desejam continuar seus estudos após o ensino médio, ter habilidades de estudo de primeira linha (sem os pais ou o professor constantemente mantendo-os no caminho certo) é um conjunto de habilidades inestimável. Felizmente, uma vez desenvolvido, um respeito saudável pelo estudo e a capacidade de organizar seu próprio tempo são habilidades que permanecerão.

A oportunidade de encontrar sua tribo

Na escola normal, seu filho já tem um grupo de amizade definido. No entanto, uma experiência imersiva de aprendizado no exterior apresentará seu filho a um grupo de pessoas de diversas origens e culturas, unidas por um interesse comum. Muitos deles se tornarão amigos para toda a vida. Lembre-se de que seus colegas de estudo no exterior também são “todos do mesmo barco”, o que significa que formarão um grupo unido e serão uma fonte inestimável de amizade e apoio um ao outro durante os desafios que possam ocorrer.

Abertura a outras culturas

As chances são de que, se seu filho passou a maior parte da vida em um país ou cidade, ele é versado em como os colegas pensam e agem. Ao tirá-los de sua zona de conforto e convidá-los a morar em outra, eles experimentarão algo extremamente profundo: a capacidade de entender como interagir com pessoas que não são representativas de seu círculo regular de familiares e amigos. Ao interagir com pessoas de uma cultura diferente da sua, suas mentes jovens e elásticas se abrem para novas tradições e maneiras de pensar. No mundo de hoje, à medida que as fronteiras digitais e físicas entre culturas mudam, precisamos promover a maior abertura possível em nossos jovens.

Um aumento na autoconfiança

Mãe, pai: só espere até você buscar seu filho no aeroporto após a experiência dele em um curso de idiomas no exterior. Além de uma mochila cheia de lembranças e uma mente cheia de lembranças, eles retornam do curso de idiomas com um dos maiores prêmios do mercado: uma dose saudável de autoconfiança e auto-estima. Afinal, eles apenas navegaram em uma situação totalmente nova em um país que não é deles. Eles conheceram todo um conjunto de novas pessoas, enfrentaram desafios inesperados, organizaram seu tempo, estudaram diligentemente, mergulharam em um novo idioma – e fizeram isso sozinhos. Essas oportunidades de crescimento simplesmente não acontecem durante um ano escolar “regular” – é preciso uma experiência imersiva para fazer essa mágica acontecer.

Agora que você já conheceu um pouco melhor das vantagens de um curso de idiomas no exterior, que tal dar uma olhada em nossas escolas ao redor do mundo?

Nós oferecemos uma variedade de cursos de idiomas no exterior!Saiba Mais

Descubra o mundo e estude um idioma no exterior

Saiba mais