Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

7 fatos sobre idiomas que vão explodir sua mente

7

Como iremos nos comunicar no futuro é uma fonte de debates crescente – aqui está nossa opinião se você estiver curioso – mas não importa como for, vamos tirar um momento para apreciar nossa mente explorando a diversidade e singularidade das quase 7000 línguas faladas pelos humanos.

Aqui vão 7 fatos sobre idiomas que irão explodir sua mente:

1. Basco é um idioma misterioso

A língua falada por em torno de 700 mil pessoas no país de Basco, um pequeno território no sul da França pertencente a Espanha, é tão única e sem relações com outras línguas que os especialistas não têm certeza de onde ela se originou. Entretanto, é considerada tão antiga que antecede as outras línguas europeias.

2. Há um idioma com apenas 12 letras

Pessoas na ilha de Bougainville, próxima a Papua-Nova Guiné, falam um idioma com apenas 12 letras, então eu imagino que não deve ser divertido para eles jogar Scrabble (ou talvez seja bem fácil, na verdade).

3. A distribuição de letras no Scrabble é totalmente diferente entre os idiomas

Falando em Scrabble (um jogo), a distribuição de letras nas versões internacionais do jogo de tabuleiro mostra muito como cada idioma funciona: por exemplo, em Polonês, a quinta peça mais comum é Z, enquanto que em Finlandês, a terceira peça mais comuns são T e N.

Entretanto, em Esloveno e Catalão, E é a peça que você mais irá encontrar – o mesmo visto na versão original do inglês.

4. Maioria dos idiomas vs Maioria das palavras

A Papua-Nova Guiné é o país com a maior quantidade de idiomas, com 840. Por outro lado, o idioma inglês é considerado o maior (em letras), com aproximadamente 750,000 (com novas sendo adicionadas toda semana).

5. Os Estados Unidos não têm um idioma oficial

Dentre os fatos sobre idiomas, esse pode parecer estranho. Entretanto, apesar do inglês ser o primeiro idioma para a maioria dos americanos – sem mencionar a língua dos negócios, mídias e política – ele não é, na verdade, o idioma oficial dos Estados Unidos. Por que? Porque não há uma: apesar da dominância linguística desde que o continente foi colonizado em 1600, isso nunca foi legalmente declarado como a língua nacional.

6. Inglês e francês estão em todo lugar

Inglês é ensinado em todos os países do mundo – mas você sabia que francês também é ensinado em todos os países? Apesar disso, o Mandarim é a língua mais falada de todo o mundo. Toma essa, francês e inglês!

7. Existe uma palavra para “twin speak”

Algumas vezes gêmeos falam seu próprio idioma criado, especialmente quando crianças, e até existe uma palavra pra isso – é chamado criptofasia, que soa totalmente como um tema de parque temático de Halloween.

Conheça outros fatos sobre idiomas viajando com a EF!Saiba Mais