GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

10 maneiras de tornar suas viagens melhores

10 maneiras de tornar suas viagens melhores

Tem um desejo ardente de viajar e não sabe exatamente por onde começar ou como tornar a sua viagem espetacular? Nós fizemos uma lista das 10 formas mais fáceis de tornar uma viagem melhor – bem a tempo da sua próxima aventura.

1. Reserve

Caso faça uma longa viagem de mochilão, cheia de paradas aleatórias e visitas imprevisíveis, provavelmente ainda não reservou a sua acomodação. E nem deve – deixe espaço para um pouco de espontaneidade. Mas certifique-se de reservar uma ou duas noites assim que chegar. Nada é mais desanimador do que ter que encontrar um local para ficar quando está cansado de horas viajando.

2. ORGANIZE

Conhece aquelas caixas de comprimidos que servem para organizar e armazenar medicamentos e vitaminas? Servem perfeitamente para guardar jóias quando se viaja. Assim evita que se emaranhem e que quebrem. Essas caixas são muito fáceis de encontrar na em farmácias, caso não tenha nenhuma em casa. Outros recipientes também auxiliam na montagem de sua bagagem e evitam utilizar muito espaço (preciosos espaços).

3. (não) empacote

Uma vez que já começou a fazer as malas, se não tiver certeza sobre algo, não coloque na mala, pois não irá precisar! Primeiro de tudo, não vai querer estar pingando de suor por carregar uma mala cheia de dez pares de meias extras que nunca irá usar. Em segundo, se levar poucas coisas vai caber tudo numa mala pequena, e provavelmente será capaz de levá-la contigo no avião sem ter que perder tempo no check-in e esperando pela mala na chegada. Por último, se existir algo que precise desesperadamente (além de chocolate e bolachas), você provavelmente não irá para o fim do mundo e pode comprar lá.

4. EXPLORE

Se é uma daquelas pessoas que passa cada minuto do seu tempo livre a explorar o mundo, então seria interessante aderir a um cartão de sócio ou programa de membro de uma companhia de voos. Ao se tornar um cliente habitual irá ganhar pontos que pode utilizar para ter acesso aos lounges onde pode esperar pelos seus voos e ganhar prioridade nos check-ins. Se for aplicável, tente arranjar um cartão de crédito que te garanta milhas também.

5. fale

Não será possível se tornar fluente em todas as línguas de todos os países que visita. No entanto, saber dizer com naturalidade frases simples como “olá”, “obrigado” e “o meu nome é” pode te ajudar a causar uma boa impressão aos locais. Se não conseguir decorar nenhuma destas expressões, nunca esqueça que o sorriso é universal.

6. lembre-se

Pode estar viajando para um país em que as letras e os sinais nas estradas são completamente diferentes dos de seu país e isto pode gerar bastante confusão. Como a última coisa que quer que aconteça é ficar perdido no meio da noite numa esquina que nunca viu antes, numa cidade nova. Lembre-se, independentemente do que aconteça, de ter sempre o endereço de seu hotel ou hostel à mão. Num país asiático preste especial atenção a isto, visto que, geralmente, os taxistas não conseguem ler a não ser que esteja escrito com os caracteres locais e o Google Maps pode não funcionar quando mais precisar dele.

7. silencie

Nunca se sabe se o único quarto disponível para onde vai ficará localizado na rua mais movimentada, ou não. Quando estiver tão cansado que não conseguir fazer nada a não ser dormir, não vai querer que o seu sono seja interrompido por taxistas zangados apertando buzinas ou adolescentes gritando na rua. A solução? Leve protetores para os ouvidos e durma como um bebê.

8. alimente-se

Ficar num hotel com pensão completa pode ser confortável, mas comer o mesmo buffet para café da manhã, almoço e jantar durante uma semana vai te deixar insatisfeito e sem inspiração e, pior que tudo, vai te impedir de experimentar a culinária do país que está visitando. Peça dicas sobre comida aos locais e coma nas barraquinhas e restaurantes de rua que tiverem a maior fila de pessoas à espera para pedir comida. Deve também analisar as prateleiras nos supermercados e tentar perceber o que as pessoas que vivem lá comem no dia a dia.

9. supere

Ter a atitude certa quando está viajando é a chave para ter a melhor experiência possível. Saber, desde o início, que algumas coisas irão, simplesmente, correr mal ou fora do que tinha planeado vai tornar mais fácil lidares com situações difíceis – o trem vai se atrasar, a sua mala pode ficar para trás e a comida pode não prestar! Sabe o que mais? É nesses momentos que acontecem as melhores histórias para contar mais tarde.

10. APROVEITE

Parecido com o que sugerimos antes, não comece a se estressar em relação às coisas que não tem tempo para ver ou fazer. Se desprenda de todas as expectativas, mantenha a mente aberta e procure lugares e experiências que fogem um pouco do comum, além de te darem uma experiência mais parecida com a que um local tem no dia-a-dia, são mais baratas. Não é obrigado a visitar todas as atrações turísticas, demore o tempo que sente que precisa e aproveite a simplicidade também, beba um bom copo de café naquela praça ensolarada ou termine (finalmente!) aquele livro que está empoeirado na sua mesa de cabeceira.

Comece a planejar sua viagemSaiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever