GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Vai viajar sozinho? Um guia feito para você

Vai viajar sozinho? Um guia feito para você

Para cada pessoa que ama viajar sozinha, há outras 20 que prefeririam caminhar em brasas. Para elas, a ideia de uma viagem sem companhia é repleta de incertezas. No entanto, se você está interessado em partir por conta própria, saiba de uma coisa: viajar sozinho não é tão assustador, difícil ou impossível quanto pensa. Na verdade, com um pouco de planejamento, essa pode ser a melhor coisa que você já fez.

ONDE E QUANDO IR

Planeje | Antes de correr e comprar as primeiras passagens de avião que encontrar, sente-se e pense sobre o tipo de viagem que gostaria de fazer. Se imagine no meio da sua viagem ideal. Onde você está? Talvez esteja numa cidade costeira, numa cidade cosmopolita como Londres ou Sidney, numa caminhada no Canadá, provando comidas no Japão, estudando no exterior ou num passeio de bike na Itália. Outra possibilidade é escrever todos os países que você deseja visitar na sua vida, grifar todos os que fazem o seu coração acelerar e que parecem boas opções para uma viagem individual.

Decida quando | Em seguida, considere qual estação ou período do ano você pode viajar. Se houverem limitações quanto à partida (talvez por conta de estudos ou trabalho), veja de forma positiva: só pode viajar no inverno? Use a baixa temporada como vantagem e faça uma viagem mais barata.

CONHECER OUTRAS PESSOAS

Viagem social | Para muitos que se consideram viajantes independentes, o maior medo é ficar sozinho na estrada. Claro, embora alguns trechos da viagem sejam feitos sozinhos, a verdade é que pouquíssimos se encontram sozinhos 100% do tempo (e aqueles que ficam sozinhos é porque querem). Se, por outro lado, você gostaria de conhecer pessoas enquanto está em sua jornada, não se preocupe: há muitas formas de fazer isso. Comece considerando opções de acomodações que permitam mais socialização como Couchsurfing (onde moradores te hospedam na cidade deles) ou alugar um quarto no Airbnb.

Estude no exterior | Se conhecer pessoas está na sua lista de tarefas, outra ideia é estudar ou fazer um curso curto fora do país. Talvez você deseje estudar um idioma estrangeiro, mergulho, culinária, dança ou quem sabe fotografia? O inglês é falado em todo o mundo (imagine você com seus novos colegas de classe na Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Malta ou África do Sul!) e participar de um curso é o caminho certo para fazer amizade com outros estudantes – geralmente com idades parecidas e interesses em comum. Outras atividades podem te agradar também, como: dançar salsa na Colômbia, aulas de culinária na Tailândia, surfar na Austrália ou taekwondo na Coreia do Sul. Além do benefício de fazer amizade com pessoas parecidas, você ficará um bom tempo em apenas um lugar e o conhecerá mais a fundo.

FAZER MALAS

O princípio mais importante quando se faz as malas para uma viagem longa é não levar muita coisa. Quando você está para ficar por um mês ou mais, isso pode soar como uma tarefa impossível – mas com alguns ajustes é mais que possível.

Seja seletivo | De itens de higiene a roupas e eletrônicos, selecione. Não leve roupas para mais de uma semana e certifique-se de ter uma boa seleção de roupas que parmitem ser combinadas em diversas ocasiões. Para itens de higiene, leve apenas versões mini – de todo jeito você terá que comprar mais no local para onde vai, especialmente se for ficar por muito tempo (e o mesmo vale para as roupas). Por fim, não encha sua mala de equipamentos eletrônicos desnecessários. O mundo anda ultra-conectado e com cyber cafés e WiFi em acomodações e cafeterias, você não precisará carregar todos os seus dispositivos. Se planeja estudar no exterior, considere levar seu notebook; no entanto, quem viaja sozinho acaba sempre indo de lugar a lugar e pode sobreviver com apenas um smartphone ou um tablet.

Acima de tudo, lembre que você não está indo para Marte! Qualquer coisa que esquecer – desde carregadores de celular, itens de banho, medicamentos sem prescrição médica ou roupas – podem ser comprados no destino para o qual vai.

TRANSPORTE

Um dos benefícios de viajar sozinho é ter a liberdade de trocar o destino a qualquer momento, sem consultar um grupo ou o parceiro de viagem. Mas como sair por aí? Trens, ônibus e aviões serão seus principais meios de transporte. Para escolher qual, pense em quanta flexibilidade e conforto precisa.

Embarque no trem | Trens – especialmente na Europa – oferecem confortáveis viagens de curta e longa distância entre e dentro dos países da zona do Euro. No entanto, como viagens únicas acabam se tornando caras rapidamente, é melhor comprar o bilhete para o país durante um período de tempo específico sendo Eurail ou Interrail (não-europeus viajam com Eurail). Viagens de trem também são possíveis na Ásia, Austrália e outros países: para informações de rotas de trens de todo o mundo visite o site Seat 61, um excelente “balcão de informações” relativas à trens.

Pegue um ônibus | Outra excelente opção para viajantes que estão pela Europa, Nova Zelândia ou Austrália são as linhas de ônibus em que você pode entrar e sair quando quiser. A vantagem de utilizar este serviço é ter facilidade em decidir quanto tempo passa em cada destino, a um preço relativamente acessível. A desvantagem é que o itinerário pode não passar por todos os destinos que você planeja visitar, o que significa que você não tem tanta flexibilidade (muitas empresas oferecem estes serviços, por isso o Google vai ser o seu melhor amigo! Procure “hop on off bus + país” para comparar.)

Voe de avião | Uma outra opção é voar. Na Europa, voos baratos podem ser facilmente encontrados usando empresas Low Cost como EasyJet, Ryanair e a Vueling e, também, comparando voos online (experimente Skyscanner, Momondo e Kayak). Voar proporciona um menor tempo de viagem, embora se você somar o tempo de viagem até o aeroporto, check in e alfândega, será tão demorado quanto ir de trem. Uma grande desvantagem em voar – especialmente se tratando de companhias low cost – é que as viagens muitas vezes não são reembolsáveis e não permitem alterações nas datas, por isso tenha certeza das datas e do destino para onde vai antes de reservar. Além disso, diferente de viagens de trem e ônibus, você deve seguir as restrições de bagagem da companhia aérea – escape desse problema fazendo malas leves e viajando apenas com a bagagem de mão (veja nossas dicas de como fazer malas como um profissional aqui)

SEGURANÇA

Embora a segurança seja uma das suas maiores preocupações ao viajar sozinho, o fato é que muitos países são tão seguros quanto o seu e grande maioria das pessoas que conhecerá vão ser maravilhosas! No entanto, para acalmar os seus nervos (e de seus pais), lembre que permanecer seguro enquanto está na estrada não é tão difícil. Comece seguindo estes simples passos:

Diga a sua localização às pessoas | Seja estudando ou vivendo no exterior, mande seu novo endereço para a sua família e o mantenha à mão, num caderninho ou em anotação no celular, pois pode precisar. Lembre de informar o pessoal de casa do seu itinerário antes de partir, assim como as mudanças que fizer enquanto estiver no caminho.

Não deixe itens de valor à vista | Não exiba jóias, câmeras e equipamentos eletrônicos caros. Melhor ainda, não leve nada disso. Enquanto estiver fora, mantenha o dinheiro e outros itens de valor consigo (nunca num bolso) e não nunca deixe seus pertences desacompanhados ou eventualmente no banco ao lado. Basicamente, não há necessidade de chamar atenção para si ou induzir um batedor de carteiras a levar suas coisas!

Divida o seu dinheiro | Nunca ande com todo o seu dinheiro ou cartões de banco juntos. Em vez disso, deixe pelo menos um em seu quarto e carregue apenas o dinheiro que precisará para o dia.  Na mesma linha de pensamento, escaneie seu passaporte, cartões de banco e outros documentos de identificação e enviei para você e sua família para os manter em segurança. Siga essas simples dicas para poupar tempo e evitar desgates caso surja algum imprevisto.

Não se arrisque sem necessidade | Se estivesse em seu país, você realmente sairia andando sozinho num bairro desconhecido durante a noite? Muito do que consideramos “perigoso” pode ser evitado por não agir precipitadamente e por confiar em seu instinto. Elimine o risco desnecessário não deixando bebidas desacompanhadas, evitando andar sozinho à noite, observando os costumes locais de vestimenta e não aceitando viagens estranhas com pessoas que não conhece.

Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever