Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Motivos para aprender mandarim

Motivos para aprender mandarim

Quando eu penso na língua chinesa, pessoalmente, eu fico um pouco frustrada. Eu não consigo falar os vários sons e há vários caracteres para lembrar. Mas e se eu te falar que o Mandarim é muito mais simples do que pensamos? E que esse idioma é tão falado pelo mundo e está crescendo tão rápido que pode te abrir portas profissionais? Aqui estão alguns motivos para aprender Mandarim!

1. 1.2 bilhão de falantes nativos

De acordo com o World o’ Meters, no momento em que estou escrevendo isso, nós temos mais de 7,6 bilhões de pessoas no mundo. Dessas, 1,2 bilhão falam Mandarim como língua nativa. Isso é basicamente uma em cada seis pessoas. E convenhamos, conseguir conversar com os outros em seus idiomas nativos pode te ajudar pessoal e profissionalmente, assim com abrir um novo mundo de perspectivas e ideias.

2. Não é tão difícil quanto se pensa

Enquanto ficar fluente em Mandarim pode levar um tempo, ser capaz de manter uma conversa em um nível intermediário não é tão difícil assim. Como eu disse antes, Mandarim é uma língua muito tonal, mas também contextual. Se você não conseguir atingir o tom certo de algumas palavras, isso não importa muito desde que o contexto da frase ajude a todos a entender. Você também não precisa saber necessariamente escrever os caracteres. Graças à tecnologia, você consegue se comunicar em Mandarim por email e mensagens usando o Pinyin – um sistema padrão que ajuda falantes de línguas que usam o alfabeto romano. Isto está se tornando cada vez mais relevante, porque saber escrever nesse idioma demora muito e muitos falantes nativos estão optando por esse sistema.

Lembrar de todos os caracteres pode ser um pouco difícil, mas você só precisa saber de 2.000 a 3.000 deles para ler o jornal … 2.000 a 3.000?! Eu sei o que você está pensando: decorar todos esses caracteres pode parecer exaustivo, mas é a mesma coisa que memorizar outros idiomas e se você começar com 10 caracteres por dia, você chegará lá em pouquíssimo tempo.

3. Sua carreira será impulsionada

O turismo chinês é ENORME e está ficando cada vez maior. De Vancouver ao Egito, operadores de turismo estão contratando devido ao grande número de turistas chineses.

No reino dos negócios, o crescimento da classe média chinesa está criando uma nova onda de consumo e um varejo que está sedento por expansão. Que tal aproveitar isso?

4. Viva a cultura

A cultura chinesa tem mais de 5000 anos e o Mandarim é um dos idiomas mais antigos em uso. Dito isso, essa civilização teve muito influência nas artes e nas ciências e até mesmo a arquitetura chinesa é respeitada pelo mundo. Até hoje, o idioma, a literatura, a filosofia e a política chinesa têm um importante papel no cenário global.

5. Expanda seus horizontes

E chegamos ao fim – atualmente, a China é o mais poderoso ator na economia global. Muitos céticos não acreditavam que o modelo capitalista autoritário não funcionaria, mas eles estavam errados. De acordo com o Center for Economics and Business Research a China passará o PIB dos Estados Unidos em 2029 – não muito longe de hoje. A juventude chinesa , assim como a indiana, estão sentindo que cada vez mais o mundo está se tornando melhor para eles. Uma das razões é que suas economias estão crescendo muito. A China é o futuro!

Aprenda mandarim com a EF! Intercâmbio em Mandarim

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas