Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como se livrar do sotaque estrangeiro em inglês: 5 passos fáceis

Quantas vezes as pessoas conseguiram adivinhar de onde você é apenas ouvindo seu sotaque ao falar inglês? Embora exista um certo encanto em, digamos, um sotaque italiano ou francês em inglês, se é algo que o incomoda, estou aqui para compartilhar algumas dicas testadas e comprovadas sobre como trabalhar em um sotaque inglês mais nativo – e se tornar um falante mais confiante no processo.

1- Escolha seu sotaque

Pense no sotaque que você mais gosta e que se adapte melhor à sua personalidade. Há muitos sotaques à sua escolha: britânicos elegantes, americanos descolados, australianos descontraídos e assim por diante.

Assim que fizer sua escolha, você deve se prender a ela e ser consistente enquanto fala. Use o vocabulário certo que o acompanha também. Se você decidir ter um sotaque americano, tente evitar dizer coisas como “mate” ou “trousers”, a versão britânica de “dude” e “pants”.

2- Assista e ouça tudo em inglês

Pode parecer óbvio, mas assistir tudo em inglês é uma das coisas mais úteis que você pode fazer para aprender mais rápido e desenvolver seu sotaque. Faça uma força para assistir todos os programas, séries de TV, filmes ou vídeos do YouTube em inglês. É claro que aprender novas palavras é muito útil, mas seu sotaque vai agradecer à medida que seus ouvidos se acostumarem a ouvir inglês o tempo todo (e o tipo certo de sotaque também – veja o ponto 1.).

Pessoalmente, eu gosto de assistir as coisas no idioma original, em vez da versão dublada. Você pode começar assistindo a filmes ou vídeos que já assistiu ou conhece muito bem em inglês. Pode ser difícil no começo, mas se você se ajudar com legendas, ficará cada vez mais fácil. Aqui está uma lista de programas da Netflix para aprender inglês, caso você não saiba por onde começar.

3- Escute atentamente

O inglês é uma língua muito musical, por isso é muito importante trabalhar para aperfeiçoar o tipo certo de sons e o fluxo certo se você quiser soar nativo. Sou italiana e, na Itália, pronunciamos todas as letras. Então, para nós, o inglês pode ser complicado. Percebi isso pela primeira vez quando comecei a assistir Gossip Girl no seu idioma original. Fiquei surpresa com a maneira que Manhattan é pronunciada (mænˈhæt (ə) n) e ao ouvir o quão diferente soava da minha língua nativa, eu queria aprender mais.

Também vale a pena prestar atenção nas palavras que são pronunciadas diferentemente em inglês, como “hambúrguer”, “espaguete”, “gelato” etc. etc. Dói no meu coração italiano, mas tive que me acostumar a dizer essa palavra como um americano para poder melhorar meu sotaque.

4- Fale tudo em voz alta

Quanto mais você pratica seu inglês, melhor. Se você não tem ninguém com quem praticar, não tenha medo de falar com você mesmo. O espelho pode ser seu novo parceiro de inglês – confie em mim, funciona! Uma das coisas que me ajudou a praticar meu sotaque foi ler livros em inglês em voz alta para que eu pudesse praticar minha pronúncia. Se você gosta de uma citação específica de um filme, repita-a da mesma maneira que o ator fez no filme. Aprenda a letra das suas músicas favoritas de cor e repita-as várias vezes em voz alta. Aprenda e repita frases que você gosta de suas séries de TV favoritas, como o famoso “How you doin’?” do Joey de Friends. Pode ser uma dica meio estranha, mas funciona!

5- Use todas as oportunidades para falar

Como eu não tinha amigos estrangeiros para praticar o inglês comigo em casa, eu criei oportunidades para mim na escola. Eu estava sempre levantando a mão quando o professor precisava de alguns voluntários para ler um texto ou apenas responder as perguntas. Quanto mais ativo você for, mais aprenderá e mais rápido seu sotaque inglês nativo se desenvolverá.

Outra maneira útil de melhorar seu inglês é ir para o exterior e praticá-lo na vida real. Esta é a melhor experiência em termos de aprender inglês e se livrar do seu sotaque estrangeiro – você só precisa saber qual sotaque deseja ter e para onde deve ir. Tive a sorte grande de trabalhar com a EF nos últimos meses como Global Intern, mas já havia viajado com a EF antes e fiz grandes progressos com meu sotaque ao usar meu inglês com meus amigos internacionais em sala de aula e, claro, fora da sala de aula com os locais. Ainda sou amiga de muitas pessoas que conheci durante esse período.

No final, se você quiser progredir rapidamente com suas habilidades e seu sotaque, não há substituto para a dedicação. É necessário dedicar horas; caso contrário, ficamos com preguiça e nunca melhoramos.

Teste seu nível do inglês de graça!Teste agora