Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como melhorar seu inglês falado em 10 passos simples

Como

Aprender a falar em inglês com confiança é incrivelmente importante para aqueles que estão aprendendo o idioma. Simplesmente não existe substituto para o uso de suas habilidades no idioma para se comunicar em tempo real e na vida real – e não há nada mais divertido. Independentemente do seu nível, veja como melhorar seu inglês falado em 10 passos simples:

1. Imitação

Quando a maioria das pessoas pensam sobre aprender Inglês, elas pensam em pilhas de livros, lista de memorização e estudo com fichas. Todos estes exemplos ajudam cada um à sua maneira e não devem ser ignorados. Entretanto, muitas pessoas esquecem – ou evitam – o lado prático do estudo da língua – praticar, ouvir, explorar e repetir.

Estudos mostram que a imitação é uma das melhores maneiras de melhorar as suas habilidades linguísticas. Escutar outras pessoas falando e repetir o que elas estão dizendo e da maneira como elas estão dizendo – até a entonação, emoção e a escolha de palavras – é uma das mais poderosas e divertidas maneiras de ter progresso no seu inglês falado.

2. Evite aprender palavra por palavra

Você está cansado de memorizar lista de verbos e sentir que você ainda não consegue falar com confiança? É hora de mudar a estratégia. Agora, aprenda expressões completas – isto é chamado de aprendizagem baseada em blocos.

Pense em novas expressões como uma unidade que não pode ser separada. Ouvir e repetir. Por um momento, permita-se esquecer a gramática e o significado de cada palavra até que a expressão se torne natural.

Seja prático e “copie e cole” o que você escuta sem criar obstáculos desnecessários. Isso significa aprender uma expressão como “I need water” como um conjunto, ao invés de traduzir palavra por palavra e aprender como conjugar o verbo “to need” antes de falar a frase.

3. Use imediatamente o que você aprendeu

Se tem uma coisa que seu cérebro gosta é de se sentir útil. Nosso cérebro não gosta de perder tempo com informações que nós não usamos. (Talvez esse seja o motivo de você sempre esquecer as palavras em inglês que você tentou aprender ontem!)

Aqui está a dica: mesmo que você esteja sozinho no quarto, a primeira coisa que você deve fazer quando ver uma nova expressão ou frase em sua frente é lê-la em voz alta imediatamente. Repita isso diversas vezes até que você esteja apto a falá-la sem ler o papel. Se você escrever 3 novas frases usando essa palavra, será ainda melhor. Esse é o momento em que você para de memorizar e começa a usar o inglês!

4. Seja um ator

Atores têm uma missão: estudar um texto e depois fazer as pessoas acreditarem que este texto é real. Eles fazem isso usando emoção, exagero, repetição e prática. Então por que não se inspirar em seus atores favoritos e fazer o mesmo?

Aqui está um jogo. Quando você estiver sozinho, pegue um pedaço de papel e escreva uma expressão em inglês – qualquer expressão que você queira aprender. Agora, tente ler ela até que você consiga falá-la sem olhar o papel. O próximo passo é tentar falar a expressão com emoções diferentes. Não tenha medo de exagerar! Depois de um tempo, você irá se acostumar com o som da expressão sem mesmo ter que pensar sobre isso.

5. Ouça os outros na mesma proporção em que você fala

Muitos estudantes de inglês lutam contra a fala por três motivos: eles têm vergonha do seu sotaque, eles não lembram das palavras-chave quando eles precisam, e eles não conseguem realmente entender quando as pessoas os respondem, o que leva a situações embaraçosas.

Solução: exponha-se ao máximo a músicas, séries, documentários, sotaques e conversas. Isso ajudará você a entender como o inglês soa em diferentes países e como é falado por diferentes pessoas.

Bônus – ao fazer isso, você perceberá que muitos estrangeiros ao redor do mundo têm sotaque, mas eles ainda são facilmente compreendidos pelos nativos e podem se comunicar com eficácia. Então… por que não você? Um sotaque estrangeiro não é o fim do mundo – é apenas a prova de que você foi corajoso o suficiente para aprender algo novo!

6. Ouça a si mesmo e obtenha feedback de falantes nativos

Alguns alunos de inglês são tão tímidos e nervosos que adiam a fala indefinidamente. Após meses de estudo, eles percebem que nunca se ouviram falar! É essencial que você comece a praticar as frases básicas desde o primeiro dia – em voz alta. Ouça a si mesmo. Ouça como o inglês soa quando você o fala.

Uma boa maneira de melhorar o inglês falado é começar é gravar um áudio, enquanto lê textos simples. Isso ajuda você de duas maneiras: primeiro, você começa a se sentir confortável com o som do inglês saindo da sua boca, e em segundo lugar, você pode salvar sua gravação para acompanhar seu progresso no futuro e ver como seu progresso tem sido fantástico!

É essencial que você encontre alguém para lhe dar feedback sobre o que você fala – de preferência um falante nativo. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é estudar inglês em um país de língua inglesa, onde você recebe feedback contínuo – na aula, enquanto faz compras, na cidade e até mesmo de sua família anfitriã. Aprender por imersão é muito poderoso porque torna toda a sua vida uma oportunidade de aprendizado. Quanto mais você usar seu inglês em um ambiente natural com falantes nativos de todas as esferas da vida, mais rápido será seu progresso.

Se esta não for uma opção, obtenha feedback contínuo de seu professor local, um tutor ou qualquer outro falante nativo de inglês que você conheça.

7. Se torne uma pessoa visual

O aprendizado visual é poderoso – e cada vez mais popular. Pesquisas mostram que as imagens associadas às palavras nos ajudam a lembrar com muito mais eficiência, e isso significa menos dificuldade de falar.

Da próxima vez que você quiser se lembrar de uma nova expressão, use uma de suas próprias imagens ou uma imagem que você encontrou no Google para representar esse vocabulário. Escolher suas próprias imagens para um flashcard ou caderno é a chave para se lembrar dessas palavras na próxima vez!

8. Narre a sua vida

É mais provável que seu cérebro se lembre de um novo vocabulário se você aplicá-lo à sua própria vida e torná-lo o mais pessoal possível. Por esse motivo, é inteligente pegar uma expressão que você aprendeu recentemente e se perguntar “como eu usaria isso na minha situação pessoal? Em que contextos me vejo usando isso?”.

Isso tem dois benefícios: primeiro, você sentirá que seu aprendizado é útil e evitará frustrações. Em segundo lugar, você vai tornar sua vida mais fácil porque da próxima vez que você tiver que falar sobre você, suas memórias e suas experiências, você estará pronto porque já praticou!

9. Comece a cantar

A ciência provou que a parte de nosso cérebro que se envolve com a música também está ativa quando você processa a linguagem. Os alunos de inglês que costumam ouvir música em inglês tendem a ter melhores habilidades de pronúncia e compreender os outros falantes com mais facilidade – o inglês é mais natural para eles. Aqui estão os artistas que você deve ouvir para começar.

Cantar é uma maneira fantástica de ficar de bom humor e melhorar seu inglês falado ao mesmo tempo. Na próxima vez que você encontrar uma música de que goste, pesquise a letra da música na Internet e leia ao mesmo tempo que a escuta. Em seguida, cante a música ao mesmo tempo. Preste atenção à maneira como as palavras são pronunciadas e imite o que você ouve para ser o mais semelhante possível. Você logo se pegará cantando acidentalmente sem precisar da letra.

10. Saiba as suas prioridades

Pergunte a qualquer um: “por que você está aprendendo inglês?”. As respostas serão diferentes, mas a maioria das pessoas dirá: “porque quero um emprego melhor”, “porque quero me mudar para Londres”, “porque meu parceiro fala inglês” ou “porque eu amo inglês”.

Porém, você acredita que ouviria alguém dizer “eu quero falar inglês porque quero ser perfeito”? Provavelmente não! Lembre-se sempre de que sua prioridade deve ser uma comunicação eficiente, não a perfeição. Concentre-se em transmitir sua mensagem, e isso significa falar o mais rápido e o máximo que puder.

Com essas dicas, você verá que em pouco tempo melhorará seu inglês falado e poderá conversar com outra pessoas com mais facilidade. Mas, lembre-se, ter sotaque é normal e faz de você uma pessoa única!

Estude Inglês com a EFSaiba Mais