Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Estudar no exterior pode transformar seu futuro acadêmico – veja como

Estudar

Novos lugares, novos alimentos, novos rostos – estudar no exterior apela à nossa curiosidade e senso de aventura. Muitas pessoas dizem que se divertem no exterior – e que isso as transforma em mais de um aspecto. Mas e quanto ao seu desempenho acadêmico? Certamente deve haver alguns benefícios inseridos nessa área também.

Quer seja para tirar notas melhores, encontrar mais motivação ou criar metas mais claras, estudar no exterior pode transformar seu futuro acadêmico e colocá-lo no caminho para exatamente onde deseja ir – veja como:

1. Você redescobre seu percurso

Estudar no exterior sacode sua rotina cotidiana e familiar. Ajuda você a ver as coisas através de novos ângulos. Diga adeus ao mundano e olá para um novo começo. Você enfrentará tudo que surgir em sua escola ou universidade com curiosidade e motivação renovadas. Você pode até mesmo descobrir que está apreciando um assunto que o aborrecia ou inscrevendo-se em uma aula ou diploma inesperado. Sair da sua zona de conforto faz com que você aprecie muito mais quando voltar.

2. Sua fluência no idioma é aprimorada

Embora os intercâmbios que envolvam a transferência para outro país e outra universidade por alguns meses sejam populares e possam aprimorar suas habilidades no idioma, uma maneira ainda mais acessível de experimentar os benefícios de estudar no exterior é aprender um idioma no exterior. Você pode ajustar um curso de idioma no exterior em intervalos ou férias durante o ano letivo, ou fazer um depois de deixar a universidade para decidir seus próximos passos (ver ponto 6).

E independentemente do idioma que você estudou no exterior, a diferença ficará clara nas aulas. Você adicionou novas palavras ao seu vocabulário, corrigiu alguns contratempos difíceis de pronúncia e está mais confortável em conversas com seus colegas. Você se sentirá realizado sabendo que melhorou uma habilidade importante e quem não ama essa sensação? Talvez você até queira estudar outro idioma ou aprofundar suas habilidades linguísticas com outro programa de estudos no exterior.

3. Você pode gerenciar melhor seus estudos

Depois de morar no exterior, você pode lidar com qualquer coisa. Pense nisso – tudo é novo quando você chega, do transporte público à moeda e aos costumes culturais. Você tem que encontrar seu pé e se adaptar. Ao longo do caminho, você desenvolve habilidades valiosas, como autoconfiança, gerenciamento de tempo, desenvoltura, disciplina e até criatividade. Essas habilidades entram em sua mochila de experiência de vida e viajam de volta com você. Esteja pronto para organizar suas listas de tarefas com facilidade, tome a iniciativa com projetos em grupo, pense mais criativamente sobre problemas complicados e prepare-se para os exames com sutileza.

4. Você faz conexões importantes

As pessoas dizem que não é o que você sabe, mas quem você conhece. Novos amigos, familiares, anfitriões, mentores e professores podem se tornar fontes de inspiração para você em seus futuros empreendimentos acadêmicos. Talvez você consiga um estágio através de alguém que conheceu ou estudou no exterior em uma cidade que nunca teria pensado de outra forma. Networking com as pessoas que você conhece, você nunca sabe onde isso pode levar.

5. Você é mais desejável para estágios ou bolsas de estudo

Estudar no exterior mostra às pessoas que você é aberto e curioso sobre o mundo. É um investimento em você mesmo e no seu futuro que o diferencia dos outros. Ao se inscrever para um estágio ou bolsa de estudos, conte como a experiência o desafiou e beneficiou. Pode não ser uma forma automática de obter um “sim”, mas dá a você muitos pontos positivos.

6. Você encontra clareza sobre seus objetivos

Não há problema em não saber as próximas etapas. A vida não foi feita para ser uma linha reta, e isso inclui seu cronograma acadêmico. Não há nada como ir para o exterior para obter um pouco de espaço e descobrir quem você é e o que deseja. Às vezes, tudo que precisamos é uma pequena mudança para colocar o motor de motivação em funcionamento novamente. Reserve algum tempo para escrever seus objetivos antes e depois da viagem. Compare-os e veja o que mudou.

7. Você expande sua visão de mundo

Viver em uma cultura estrangeira é empolgante, mas também desafiador. Você aprende a se comunicar com diferentes culturas, descobre maneiras criativas de resolver problemas e se expõe a novas formas de pensar. Não há nada como conhecer pessoas que desafiam você a olhar para fora da caixa. Você retornará ao seu campus com um maior senso de gratidão por aqueles ao seu redor. Talvez você até se pegue questionando coisas sobre suas próprias crenças.

8. Você decide buscar o ensino superior

Estudar no exterior pode expandir seus horizontes educacionais e não apenas no curto prazo. As pesquisas mostram continuamente que os alunos que estudam no exterior têm muito mais probabilidade de obter um diploma de pós-graduação. Faz sentido. Sua experiência no exterior é uma mudança de vida. Isso pode inspirá-lo a buscar empreendimentos acadêmicos adicionais. Nada salva mais “eu amo a academia” do que uma pós-graduação.

Estude um idioma no exterior com a EFSaiba Mais