Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como aprender inglês rápido? 10 dicas aqui

Como

O inglês é uma língua divertida para se aprender e, apesar de ser acessível e relativamente fácil, com 750.000 palavras e várias maneiras de dizer as mesmas palavras (ex: “lead”, “lead” e “lead”) e palavras diferentes que se pronunciam quase da mesma maneira (“heat” e “hit”; “ate” e “hate”, etc), acaba que até o melhor aluno pode ter dificuldades em aprender inglês rápido.

E eu estou aqui para te informar que, na verdade, não é assim tão complicado quanto pensa – desde que adote a estratégia certa.

Aqui ficam as nossas 10 dicas de como aprender inglês mais rápido e de forma eficaz!

1. Leia a tudo o que puder em inglês

Literatura clássica, livros de capa dura, jornais, websites, emails, seu feed nas redes sociais, a caixa de cereais que tira todos os dias do armário: se está em inglês, leia!

Irá adquirir muito vocabulário novo desta forma. Isto te ajudará a melhorar rapidamente, uma vez que a exposição a vocabulário novo e outro que já adquiriu antes te dará exemplos em vários contextos, o que por sua vez serve para reforçar estas palavrinhas na tua cabeça.

Por outro lado, aprender novas palavras e expressões é essencial para construir um vocabulário vasto, especialmente numa língua como o inglês, que contém tantas palavras! No entanto, não se limite a ler e seguir em frente – depois disto terá que…

2. Tomar notas do novo vocabulário

Esta dica é um clássico por uma simples razão: funciona! Quando aprende o que quer que seja, parece que nunca mais irá esquecer porque o entusiasmo é tanto que não para de repetir a palavra, expressão ou conceito.

Mas acredite em nós, nem tudo é fixado de primeira. Para que consiga combater isto, crie o hábito de andar sempre com um caderninho do lado ou com o seu smartphone para que possa usar o Evernote ou algo semelhante.

Sempre que ouvir uma nova expressão ou palavra, anote no contexto em que a viu: ou seja, escreva numa frase e com o seu significado anotado. Isto vai fazer com que poupe tempo, uma vez que não terá dúvidas sobre o que ela significa no outro dia.

3. Fale com pessoas reais

Para que serve uma língua senão para comunicar? Claro que nós humanos ficamos experts em nos comunicar sem termos que abrir a boca – obrigado Whatsapp! – mas, no final das contas, está provado que se aprende uma língua muito melhor ao praticá-la na conversação (melhor do que escrever ou ler o que quer que seja). Pense em quantas vezes ouviu pessoas dizerem que conseguem entender o inglês mas não conseguem falar.

Muitos destes pseudo-falantes de inglês transformaram o ato de falar a língua num bicho de sete cabeças e formaram uma barreira linguística tão forte que só serve para criar problemas desnecessários. Não seja essa pessoa.

Procure pessoas nativas com quem possa conversar informalmente (a internet ajuda muito), inscreva-se num curso, ou participe de aulas online.

4. Inscreva-se em podcasts ou canais de YouTube em inglês

Gostas de humor? Política? Culinária? Com canais que abrangem todos os tópicos que possa imaginar, existe sempre um canal no YouTube ou um Podcast em inglês para você! Inscreva-se em alguns e ouça enquanto dirige ou enquanto vai para a escola ou para o trabalho.

De início, pode achar os sotaques nativos difíceis de entender, mas seja perseverante e começará a compreender mais cedo do que pensa (com certeza irá aprender um imenso vocabulário novo).

5. Faça intercâmbio no exterior

Se existir alguma maneira mais eficiente de aprender inglês do que viver e estudar num país onde esta seja a língua oficial, nós adoraríamos saber! Não é segredo que o inglês é a língua mais falada no mundo e tem uma longa lista de países para escolher.

Poderá definir o seu ambiente de aprendizagem baseado no hemisfério, tempo ou cidade favorita. Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda, EUA, Canadá e África do Sul são apenas alguns dos lugares que pode escolher.

6. Aproveite os seus amigos

Você tem amigos que postam online em inglês? Não faça vista grossa para os posts só porque você não consegue entender, dê uma lida em tudo o que eles compartilham e comprometa-se a explorar um ou dois por dia. Podem ser desde notícias, artigos de revista, vídeos, podcasts, posts de blog, canções ou outra coisa qualquer: se é em inglês e o tópico te interessa, será útil para a sua aprendizagem!

7. Pergunte muito

A curiosidade pode ter matado o gato, mas também impulsionou a fluência de estudantes de línguas! Conforme você aprende inglês acumular uma quantidade enorme de dúvidas. Não deixe que a preguiça ou timidez te impeçam de as esclarecer – seja curioso e esclareça assim que possível.

Se está inscrito num curso, pergunte aos seus professores (afinal é para isso que eles estão lá). Se estiver aprendendo um idioma sozinho, não se preocupe: procure as respostas de todas as suas perguntas em blogs ou websites de línguas, junto de outros alunos ou em fóruns. Ficará contente em ter feito isso.

8. Aprenda com as estrelas

Escolha um ator ou cantor nativo que goste e veja os seus filmes ou ouça a sua música. Depois disso, procure entrevistas que eles deram online (e veja, claro!). Na primeira vez em que assistir foque nas mensagens principais e, na segunda, anote as expressões e palavras interessantes que ouviu. As gírias, histórias e humor que saem destas entrevistas vão, certamente, trazer bastante material com os quais você poderá trabalhar.

9. Comece com o que realmente precisa

Os seus estudos de inglês irão, sem dúvida, mais longe se estiver claro em sua mente os motivos pelos quais quer aprender esta língua. Vai participar de um intercâmbio acadêmico? Então foque no vocabulário relacionado aos seus estudos. Terá uma conferência internacional fora do país? Estude algumas maneiras de iniciar conversação em inglês e use-as com os outros participantes. Quer fazer um Gap Year? Parece que o vocabulário de viagem e turismo serão a sua Bíblia.

Se você simplesmente se lançar no aprendizado de inglês esperando que magicamente aprenderá tudo de uma vez, acabará confuso e esgotado, sem vontade de continuar seus estudos. O que nos trás para o último ponto:

10. Não ponha “sal na ferida”

Quando começar a sentir que não está progredindo – o que acontece a, literalmente, a todas as pessoas que aprendem uma língua – não diga “Eu não sei falar inglês” ou “Eu nunca vou conseguir aprender isto”. Para o seu próprio bem, exclua essas frases do seu vocabulário. Só servem para tirar o seu foco do objetivo principal que te fez aprender esta língua e te impedem de perceber o quanto está progredindo.

Em vez disso, diga “Estou aprendendo inglês e melhorando um pouquinho a cada dia”, “Nem sempre é fácil mas vale a pena”, “Estou muito melhor do que estava há 6 meses atrás” e outras frases para nunca voltar a olhar para apenas uma fatia do bolo.

Aprenda inglês no exterior!Intercâmbio em inglês

Descubra o mundo e estude um idioma no exterior

Saiba mais