Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como se tornar fluente em um ano

Como

Ser fluente em uma língua é a habilidade mais requisitadas por empregadores que existe (desculpe, ser fluente em emojis não conta nesse caso) isso, sem contar que se comunicar com pessoas vai ser importante até o fim dos tempos. Fato.
Existem cerca de 750.000 palavras em inglês, e o japonês ou chinês sequer usam os mesmos caracteres das línguas européias. Aprender a falar outra língua é um trabalho duro e independente de qual você escolha, você terá que se esforçar muito. Existem, entretanto, algumas estratégias e truques que podem te ajudar a potencializar o seu aprendizado linguístico.
Veja como se tornar fluente em um ano – ou pelo menos ficar muito perto de ser fluente em apenas 12 meses.

MESES 1 -3

MUDE-SE PARA OUTRO PAÍS E MERGULHE NA CULTURA

Existe tanta coisa que você pode aprender na sala de aula. Para se tornar verdadeiramente fluente jogue-se de cabeça em uma vida onde você deverá usar o idioma em todas as situações possíveis – o tempo todo. Quer aprender espanhol? Mude-se para Madri, Barcelona, Playa Tamarindo ou Buenos Aires. Francês? É tempo de passar alguns meses (pelo menos) em Paris ou Nice. Você terá que pensar em você mesmo e resolver problemas todos os dias. Logo que possível você aprenderá que entender o idioma e encontrar as respostas certas acontece naturalmente. Isso é especialmente importante se você estiver aprendendo um idioma com um alfabeto completamente desconhecido, como japonês ou chinês. Você também desenvolverá um sotaque mais autêntico praticando todo dia e sem contar que essa é uma incrível desculpa para viajar!

ASSISTA TV

Tente seguir as legendas e o diálogo de uma série de TV em um novo idioma. Decifrar os diálogos enquanto assiste uma cena ajuda os centros de línguas do seu cérebro a entender novas informações de uma maneira mais interessante, resolvendo um quebra-cabeça, fazendo com que você lembre melhor o que aprendeu. Ler as legendas te ajuda a visualizar a estrutura da frase e checar se você realmente está entendendo o que está escutando. Assistir às reprises de Friends pode ajudar perfeitamente no seu inglês, por exemplo (aqui estão algumas outras séries que podem ajudar a aprimorar seus conhecimentos no inglês), enquanto assistir Narcos no Netflix irá ajudar a melhorar o seu espanhol.

PERGUNTE, PERGUNTE, PERGUNTE

“No comprendo!” não é mais uma frase existente em seu vocabulário. Sinceramente, não ignore uma frase que você não entendeu completamente, especialmente durante seus primeiros meses onde é péssimo carregar cargas do que ainda não está totalmente claro. Se você estiver conversando com alguém não fique com medo de perguntar, ou se você está lendo alguma coisa e sua cabeça travar, dê um Google. Estudos mostram que é mais provável você lembrar das coisas que pesquisou do que o que aprendeu em sala de aula. E não se pode argumentar com a ciência! 😉

MESES 4 – 6

ESCUTE PODCASTS

O deslocamento diário pode ser bem melhor utilizado do que só ficar olhando para o seu crush do metrô. Melhore sua fluência com um simples download de um podcast do tipo “How to learn X language” e ouça uma aula por dia até que você esteja confortável com tudo o que está ouvindo. A pequena e divertida série da BBC “6 minutes English” é uma ótima e rápida forma de melhorar seu inglês. Seu próximo passo é encontrar um podcast de algum assunto que te interesse e que seja no idioma que está aprendendo. Podem ser críticas de filmes ou comidas e restaurantes, até quadrinhos e video games. O importante é se acostumar com o ritmo de conversação, expressões e conversas naturais e sem script. reply.

PRATIQUE E APRENDA REGULARMENTE

A chave para aprender qualquer nova habilidade apropriadamente é a consistência. Agora que você está começando a se apropriar dos principios básicos do idioma, separe um horário regular no seu dia para sentar e estudar. Por pelo menos uma hora todo dia, revise as regras gramaticais que o deixam confuso ou comprometa-se a aprender um novo bloco de verbos. Pratique-os no dia seguinte para realmente gravá-los em sua memória de longo prazo. Seja rigoroso (da mesma forma que seria se você estivesse em uma dieta ou fazendo exercícios) – quanto mais esforço você colocar nisso, mais cedo você verá bons resultados

APRENDA COM O TANDEM

Falar alto é uma das melhores maneiras de aprender, embora possa ser difícil quando você ainda não está muito confiante. Procure alguns amigos que estejam no mesmo nível que você e use o Tandem (uma plataforma para encontrar falantes nativos de todos idiomas) para aprender e conversar. Pratiquem juntos e logo falar vai parecer mais natural. Além disso, você fará muitos novos amigos, o que é sensacional.

MESES 7 – 9

LEIA TUDO QUE APARECER PELA SUA FRENTE

Desde livros, literatura clássica e revistas até o rótulo de uma caixa de cereal, acostume-se a ler palavras colocadas corretamente nas frases em todas as áreas da vida. Siga as notícias estrangeiras, blogs e sites populares nas redes. Livros didáticos podem te preparar para conversas formais ou para comprar passagens de ônibus, mas a melhor maneira de expandir seu conhecimento do idioma é diversificando os materiais de leitura aos quais você expõe seu cérebro.

ASSISTA MAIS TV…

… sem legendas! Uma vez que você tem o jeito para seguir o espanhol em Narcos, teste suas novas habilidades assistindo “Los Tiempos de Pablo Escobar”. Essa série documentada segue a verdadeira história de vida do rei das drogas e é totalmente em espanhol. Em outro lugar na internet, canais do Youtube podem rapidamente ajudar nas suas habilidades de conversação; para o francês, procure se inscrever no “Oh La La, Hollywood Speaks French”. Alternativamente, tente aprender enquanto você assiste Tedx falando em outra língua. Você não só vai pegar novas idéias interessantes de algumas das mentes inovadoras mais brilhantes do mundo mas também irá aprender muito sobre o novo idioma que está estudando.imento do idioma é diversificando os materiais de leitura aos quais você expõe seu cérebro.

MESES 10 – 12

FALE SEM PARAR

Uma vez que você completar seus cursos de idioma em podcast, aposente os fones de ouvido. Quando você estiver fora, fale com pessoas de verdade. Encontre amigos que falem o idioma que você está aprendendo com fluência e só fale com no novo idioma – não há maneira melhor de praticar. Caso você tenha se mudado para o exterior, escolher um hobby é uma maneira fácil de conhecer novas pessoas com interesses similares.s.

MANTENHA SUA CABEÇA ERGUIDA

Essa peculiar expressão significa ‘mantenha-se positivo’. Aprender um idioma é difícil. Em alguns dias você se sentirá como um vencedor, quase fluente, enquanto em outros dias você poderá sentir como se seu cérebro tivesse construído uma parede para manter qual quer palavra estrangeira do lado de fora. Ao invés de permitir que isso te deixe para baixo, olhe para trás nos meses anteriores e tire um tempo para perceber o quão longe você chegou. Gaste dez minutos lendo suas anotações de aulas passadas ou traduza um simples trecho de um texto e você verá o quão mais fácil é agora do que era antes – especialmente depois de um ano! Persista, e você chegará lá. 🙂

Aprenda um idioma no exteriorSaiba mais