Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 filmes que vão te inspirar a explorar o mundo

10 filmes que vão te inspirar a explorar o mundo

Há diferentes tipos de filmes sobre viagens – aquele em que o personagem principal viaja do lugar A ao B e geralmente aprende uma importante lição ao longo do caminho. Há também as aventuras das telonas, onde o herói é do tipo que passeia num lugar novo e exótico. Por enquanto, vamos nos concentrar em filmes onde a jornada é o destino e olhar para os filmes de viagens que nos inspiram a arrumar as malas e sair explorando o mundo.

  1. ENCONTROS E DESENCONTROS

Bill Murray, uma estrela de cinema após seus dias de glória, e Scarlett Johansson, uma jovem que se sente um pouco solitária, se conhecem em Tóquio. A correria da cidade grande tem um papel fundamental na obra de Sofia Coppola e, sim, todos estão um poucos perdidos na tradução (no sentido figurado e no literal). Tudo isso vem com uma trilha sonora incrível que vale a pena ouvir, mesmo que você ainda não tenha assistido o filme. Ah, e não vamos esquecer a marcante cena de despedida.

  1. ANTES DO AMANHECER

Esse na verdade é a primeira parte de uma trilogia e com certeza você irá querer ver Antes do Pôr-do-Sol e também Antes da Meia-Noite. Os personagens de Juliette Binoche e Ethan Hawke se conhecem em um trem, decidem escapar para Viena juntos e o resto é segredo. A trilogia ocorre ao longo de várias décadas e em diferentes países, é o filme perfeito sobre as nossas jornadas na vida e a eterna questão da existência de uma alma gêmea.

  1. NA NATUREZA SELVAGEM

Baseado em uma história real e um excelente livro, Na natureza selvagem (Into the Wild) mostra o que pode acontecer quando somos tomados pelo desejo de viajar sem parar: o filme segue Chris McCandless, que deixa tudo e todos para trás para ir ao Alaska viver numa região selvagem. Não quero dar spoilers nem nada, mas McCandless é exatamente tão selvagem e louco quanto você imagina e, embora a aventura não seja sempre tão romântica quanto parece, o protagonista pode nos ensinar algumas lições sobre seguir nossos sonhos.

  1. DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Outro filme baseado em fatos reais: Ernesto “Che” Guevara (sim, ele mesmo) e seu amigo, Alberto Granado, viajam pela América do Sul em uma motocicleta. O filme é uma obra-prima visual e é cheio de momentos dramáticos e encantadores. A história foi, de fato, uma mudança de vida dos dois aventureiros e é certo dizer que essa viagem específica moldou a história como poucas outras fizeram.

  1. O CAMINHO

O personagem de Martin Sheen, Tom, tenta superar a perda de seu filho, indo em uma peregrinação em El camino de Santiago: a princípio Tom apenas viaja para a Espanha a fim de recuperar os restos mortais de seu filho, mas depois decide por conta própria fazer uma trilha espiritual. O caminho nos leva numa jornada através de uma bela paisagem enquanto combate temas que conhecemos muito bem, de perdas trágicas a amizades inesperadas e a busca pelo que realmente é importante na vida.

  1. UP: ALTAS AVENTURAS

Um filme sobre um idoso, uma casa voadora e um cachorro falante pode não ser a primeira escolha que vem à mente quando se fala de filmes de viagens. No entanto, o Up da Pixar nos mostra de forma encantadora que filmes sobre a coragem de fazer sua viagem dos sonhos se tornar real também podem ser animações. Up é um conto inspirador exatamente sobre isso: tornar a viagem sonhos uma realidade, não importa a idade.

  1. LIVRE

Andar parece ser ótimo para superar um evento trágico da vida: o agora. Seguimos a Cheryl Strayed de Reese Witherspoon por cerca de 3300 km ao longo do Pacific Crest Trail. O filme é baseado em um livro escrito pela própria Cheryl Strayed que meio que espontaneamente decide assumir a aventura da sua vida. Nós a seguimos por mais de 90 dias e 1770km enquanto ela tentava superar todas as adversidades (sem nenhuma experiência prévia em caminhadas e uma mochila gigante nas costas) e trouxe sua vida de volta aos eixos.

  1. A MAP FOR SATURDAY

Alerta: esse filme pode te fazer querer parar tudo o que está fazendo e partir em um mochilão ao redor do mundo. Há pessoas que sempre falam sobre viajar, mas também há pessoas que viajam – e não apenas por uma semana ou duas, mas por meses e às vezes até anos. O documentário retrata a viagens de longa duração e/ou o mundo dos viajantes individuais que levam somente o que suas mochilas podem comportar e são guiados apenas pelo desejo de viajar sem parar.

  1. O ALBERGUE ESPANHOL

Se você está pensando em estudar fora (e nós podemos te ajudar com isso), esse filme tem tudo a ver com você. Xavier, um rapaz francês, se muda para Barcelona para aprender espanhol. Ele divide um apartamento com seis pessoas de toda a Europa e o humor internacional está sempre presente. O albergue espanhol mostra, de uma forma mais divertida, como amizades ultrapassam a barreira da linguagem e como um ano no exterior pode mudar a sua vida inteira.

  1. A VIAGEM PARA DARJEELING

Após a morte do pai, três irmãos viajam pela Índia de trem. Eles possuem muita bagagem literal e proverbial, então se prepare para aprender lições de vida (e família) e muito mais, enquanto aproveita belas paisagens. Como qualquer outro filme de Wes Anderson, A viagem para Darjeeling é cheia de caracteríticas únicas e charmosa excentricidade.

 

Quer explorar o mundo?Saiba mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem