Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 filmes estrangeiros para aprender um idioma

10

Assistir filmes em uma língua estrangeira às vezes requer concentração um pouco acima do normal, especialmente se você é iniciante no idioma. Entretanto, isso vale a pena, pois assistir filmes de diferentes partes do mundo pode ser uma experiência enriquecedora. Você ganhará uma nova perspectiva e abrirá uma janela para uma nova cultura, particularmente porque filmes estrangeiros tendem a ser mais criativos, focando mais na complexidade das histórias, quando comparados aos blockbusters de Hollywood.

Também pode ser altamente benéfico para o seu aprendizado do idioma – você irá ouvir as conversas situacionais (mais ou menos), compreender pronúncias, e aprender novos vocabulários, tudo enquanto relaxa em frente à TV.
Alguns dos melhores filmes recentes foram filmes estrangeiros (Parasita), então aqui estão 10 filmes estrangeiros (1 brasileiro) para aprender um idioma que você pode assistir hoje mesmo:

1. Almacenados (Warehoused) (2015) – Espanhol

Almacenados (Warehoused) é um absurdo delicioso, uma comédia comovente contando a história de um funcionário prestes a se aposentar e o jovem que assumirá seu lugar após eles compartilharem cinco dias no local de trabalho. A história é fácil de seguir, muito engraçada e a linguagem é simples. Seja você um novato no espanhol ou um fluente na língua, ficará feliz em assistir.

2. Lazzaro Felice (Happy as Lazzaro) (2018) – Italiano

Localizado na década de 1970 no interior da Itália, Lazzaro Felice é um filme de reviravoltas bizarras. Lazzaro – um jovem camponês italiano – e sua família são explorados por uma marquesa. Lazzaro fica amigo do filho da Marquesa e os dois sempre estão dispostos a travessuras. É um lindo retrato da vida camponesa italiana, embora um pouco peculiar.

3. Jiro Dreams of Sushi (2011) – Japonês

Jiro Ono é um tesouro nacional do Japão, e por uma boa razão – ele é um mestre do sushi e dono de um restaurante 3 estrelas Michelin. Ele é um perfeccionista enquanto seu filho mais velho, Yoshikazu, tem problemas em viver sob o legado do pai. Você irá aprender muito sobre sushi neste filme-documentário, enquanto também aprende muito sobre a cultura japonesa e também sobre a língua, claro.

4. Aquarius (2016) – Português

Se você só assistir um filme desta lista, certifique-se que seja Aquarius, vencedor de múltiplas premiações. Clara, uma crítica de música aposentada, promete viver em seu apartamento em Recife, no Brasil, até sua morte. Tensões surgem quando uma companhia com planos de reconstrução a pressiona a deixar o local. Liderado por uma performance incrível da superestrela brasileira, Sônia Braga, a história é fácil de seguir, a linguagem é relativamente simples de ser entendida e a atuação é fenomenal!

5. Em Chamas (Burning) (2018) – Coreano

Em Chamas (Burning) é um emocionante suspense coreano sobre um complicado triângulo amoroso e o misterioso hobby secreto de um deles. É baseado em uma curta história de Haruki Murakami, o celebrado escritor japonês, e deixará você pensativo por um bom tempo depois que terminar. Existem vários diálogos interessantes entre personagens complicados – indicado para aperfeiçoar seu vocabulário coreano.

6. Divines (2016) – Francês

Esse aqui é agressivo, espere muitas gírias e xingamentos (o que você pode, ou não, achar útil). Divines é sobre uma adolescente que vive em um conjunto habitacional nos arredores de Paris e fica amiga de um jovem dançarino que vira sua vida de cabeça para baixo. Os diálogos são acelerados, mas ao menos você aprenderá várias gírias do francês.

7. A Vida dos Outros (The Lives of Others) (2006) – Alemão

Provavelmente um dos melhores filmes de língua estrangeira de todos os tempos, A Vida dos Outros (The Lives of Others) é situado na Alemanha Oriental de 1984 e conta a história de um agente da polícia secreta conduzindo a investigação sobre um casal, quando acaba se tornando cada vez mais envolvido em suas vidas. É intenso e você irá aprender bastante sobre a vida em Berlim nos anos 80.

8. Perdi Meu Corpo (I Lost My Body) (2019) – Francês

Outro filme francês, mas não poderíamos deixar esse de fora. Perdi Meu Corpo (I Lost My Body) é outra obra de arte multiplamente premiada que irá cativar você. É uma bela e assustadora animação francesa de fantasia sobre uma mão desencarnada e sua jornada através de Paris para retornar ao seu corpo. É único, para dizer o mínimo!

9. Meu Amigo Totoro (My Neighbor Totoro) (1988) – Japonês

Essa lista não ficaria completa sem Meu Amigo Totoro (My Neighbor Totoro), que é um clássico absoluto e acaba sendo meu filme de língua estrangeira favorito. Ele foi dublado em diversos idiomas, então tente encontrar o original. É charmoso, comovente e maluco – como qualquer outro filme dos Estúdios Ghibli. As personagens principais são duas jovens garotas, então a linguagem é simples e pura.

10. Roma (2018) – Espanhol

Por último, mas não menos importante. Situado na Cidade do México no início dos anos de 1970, Roma é um filme belo e muito comovente sobre um ano da vida de uma empregada que trabalha para uma família de classe média. O diretor de Roma também é responsável por Gravidade e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, então você vai gostar!

E é isso! Estes foram alguns filmes estrangeiros para aprender um idioma. Quais destes você já viu?

Explore o mundo com a genteSaiba Mais