Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 curiosidades sobre a Nova Zelândia

10 curiosidades sobre a Nova Zelândia

O maravilhoso mundo dos hobbits, o paraíso dos bungee jumpers e lar da dança “haka”, dançada pela equipa de rugby nacional – são estas as três coisas que a maior parte das pessoas sabem sobre o outro país “lá de baixo”, a Nova Zelândia. Mas há muito mais para falar sobre este lugar que fica no outro lado do mundo. Aqui estão as 10 curiosidades sobre a Nova Zelândia.

1. É A “TERRA DA LONGA NUVEM BRANCA”

O nome Māori para a Nova Zelândia – Aoetaroa – significa ‘terra da longa nuvem branca’. Há várias explicações para este nome, a maior parte tendo origem em histórias tradicionais Maori, mas todas de algum modo ligadas à ideia de que o horizonte na Nova Zelândia é normalmente coberto por longas e brancas nuvens. O país também tem a forma de uma nuvem comprida quando visto do espaço (mas talvez isso seja apenas uma coincidência).

2. HÁ MAIS OVELHAS DO QUE PESSOAS

A Nova Zelândia é um país muito pouco povoado. Geograficamente, seu tamanho é semelhante ao Reino Unido, mas a sua população é de apenas 4,47 milhões de habitantes (enquanto no Reino Unido são de 64 milhões). E o mais extraordinário é que as ovelhas ultrapassam o número de pessoas. Há em média 6 ovelhas por cada humano na Nova Zelândia; é um dos maiores índices do mundo.

3. AS PRAIAS NUNCA ESTÃO MUITO LONGE

As praias na Nova Zelândia nunca estão a mais do que uma pequena viagem diária de distância – de fato, nenhum lugar no país está a mais de 128km do oceano – por isso você pode facilmente esquiar E surfar no mesmo dia!

4. FOI A ÚLTIMA FRONTEIRA PARA OS HUMANOS

Os humanos – Homo sapiens, para ser mais exata – começaram na África, depois foram para a Europa e Ásia, América do Norte, Austrália e finalmente a Nova Zelândia, há apenas 800 anos – isto são dezenas de milhares anos mais tarde do que na maior parte do mundo. A palavra remoto acabou de ganhar um novo significado, não é?

5. COSTUMAVA SER O LAR DE UM PÁSSARO MONSTRUOSAMENTE GRANDE

Se você gosta dos seus pássaros grandes, a Nova Zelândia é o lugar para você. Apesar de extinta, a Moa gigante era nativa da Nova Zelândia – tinha 3,6 metros de altura e pesava extraordinários 230kg.

6. FORAM PIONEIROS NOS DIREITOS DA MULHER

O canto mais distante do mundo foi também o que fez mais progresso: a Nova Zelândia foi pioneira na implementação dos direitos das mulheres, muito antes de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, e tornou-se o primeiro país do mundo a dar a todas as mulheres o direito de votar, em 1893.

7. É UM REFÚGIO PARA AMANTES DA NATUREZA

Se você pensa em Nova Zelândia, provavelmente pensa em natureza. Esse país está cheio não somente de montanhas magníficas e praias lindíssimas, mas também mais de um terço do seu território está protegido por reservas naturais, garantindo que o país se mantenha intacto para as décadas que virão.

8. É A TERRA DOS KIWIS (PESSOAS, PÁSSAROS E FRUTA)

Por que é que as pessoas se lembram da palavra kiwi quando falam da Nova Zelândia? Bom, porque acontece que esse é o nome daquele fruto peludo que você compra no supermercado (há boas chances de ter sido colhido na Nova Zelândia também!), o nome da ave nativa do país e de um apelido carinhoso para as pessoas do país. Kiwi foi inicialmente apenas o nome para uma ave que não voava, nativa do país, e se tornou o nome do fruto quando o pessoal de marketing que ia comercializá-lo percebeu que que seu nome original – groselha chinesa – não iria vender muito bem, então nomearam a fruta depois do pássaro. Também se tornou uma gíria para os neozelandeses, tornando a situação ainda mais confusa.

9. É ONDE O MUNDO DIZ “BOM DIA”

Uma pequena cidade chamada Gisborne é a primeira do mundo a ver o sol nascer no horizonte, no início do ano (depois disso, a inclinação do planeta move-se mais para Norte ) – está a apenas 496,3 km de distância da Linha de Data Internacional, a latitude 178º.

10. É A OUTRA “HOLLYWOOD”

Alguns dos mais recentes sucessos do cinema foram filmados na Nova Zelândia, desde a trilogia do “Senhor dos Anéis” ao “Hobbit”, “King Kong”, “O Piano”, “O Último Samurai” e “Encantadora de Baleias”

Venha Conhecer Mais!Saiba mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem