Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Por que aprender francês? 5 motivos

Por que aprender francês? 5 motivos

O francês é um idioma belíssimo e tão agradável aos nossos ouvidos que palavras como “croissants” e “pain au chocolat” mais parecem melodias vindas diretamente do céu. Mas essa é apenas uma das razões para aprender francês.

É capaz de fazer com que simples objetos pareçam extremamente sofisticados, como é o caso de “le bateu” que significa barco. Uma língua tão envolvente que é capaz de fazer com que você embarque hoje mesmo em um avião para passar um mês de férias na Martinica.

Além da sofisticação e beleza, veja os motivos pelos quais você deve aprender francês:

1. Conectar-se com (muitas) pessoas

Como disse o grande Nelson Mandela certa vez: “Se você falar com um homem em uma língua que ele entende, é capaz de alcançar sua mente. Se falar na língua nativa dele, é capaz de alcançar seu coração.” Cerca de 300 milhões de pessoas falam francês no mundo, isso significa que você poderá se comunicar diretamente com 1 de cada 25 pessoas deste planeta. Francês é a língua oficial em 29 países e é o segundo idioma mais falado no mundo depois do inglês.

E além deste fato, estudos mostram que, com a população crescente na África, onde vivem cerca de 50% dos falantes nativos de francês, até 2050, este número pode chegar facilmente a 700 milhões, superando o mandarim e até mesmo inglês, tornando-se o idioma mais falado no mundo . Tudo isso já não é o suficiente para convencer você a aprender a falar francês? Acho que sim.

2. Ser mais diplomático (e compreender a história mundial)

Francês é o idioma formal da União Europeia, o único utilizado nas deliberações dos Tribunais de Justiça da UE e também uma das línguas oficiais nos trabalhos realizados nas Nações Unidas.

Enfim, já deu para perceber que é o queridinho da cena diplomática, certo? Sua importância histórica também é imensa, principalmente na África onde era falado por colonizadores franceses e belgas desde o período colonial e acabou unindo diferentes grupos étnicos. Por isso, o aprendizado do Francês proporciona uma conexão que vai muito além da própria França e permite que amantes da história e da cultura africana possam aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

3. Mergulhar nas artes

É praticamente impossível falar sobre literatura sem citar grandes nomes como Albert Camus e Alexandre Dumas. A literatura francesa sempre teve um grande impacto sobre diversos temas, tanto no estilo de escrita como no desenvolvimento da própria literatura mundial em si, principalmente durante o século XIX.

Quanto à moda, não é à toa que Paris se tornou a capital mundial, afinal é o lar de grifes famosas como Chanel, Louis Vuitton e Dior que lançaram tendências no passado e continuam a redefinir estilos até hoje. Se você quer se conectar com a literatura francesa ou entender o que realmente significa a expressão ‘je ne sais quoi’, que representa o estilo francês como nenhuma outra, basta aprender o idioma.

4. Falar o idioma mais romântico do mundo

Na França medieval do século XII, não se casava por amor. Este era um acordo meramente econômico, social e religioso e o amor era algo idolatrado. Foi justamente nesta época que os trovadores entraram em cena para entreter os solteiros dos castelos com suas canções e poesias que levaram cavaleiros e mercenários recém-chegados das batalhas a chamar a atenção de suas pretendentes através da música.

Esta prática passou a ser conhecida como ‘l’amour courtois’, ou cortejo, uma maneira mais complicada de conquistar o coração de uma dama do que os famosos acordos nupciais praticados na época. E há melhor maneira que cortejar a pessoa amada do que ‘En français’?

5. Ter uma ótima desculpa para ir à França

Preciso dizer mais alguma coisa?

Aprenda francês no exterior!Intercâmbio em francês

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas