GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

4 dicas práticas para viajantes com deficiência

4 dicas práticas para viajantes com deficiência

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter. A quebra da rotina, uma nova percepção de mundo e a descoberta de outros sabores, são apenas alguns dos inúmeros benefícios que esta vivência proporciona. Todos, inclusive viajantes com deficiência, têm direito garantido de viajar e expandir seus horizontes da maneira que desejar.

Por esta razão, hoje resolvi compartilhar algumas dicas para viajantes com mobilidade reduzida.

1. Escolha bem o seu destino

Definitivamente você não é obrigado a se sujeitar a situações constrangedoras e experiências desagradáveis só porque, assim como a grande maioria de portadores de necessidades especiais, é capaz de virar muito bem. Por isso, antes de escolher um destino, certifique-se de que ele oferece tudo que você precisa.

Você sempre sonhou em conhecer a França? Então vai adorar saber que Nice e até mesmo a grandiosa Paris, são opções excelentes. Caso esteja pensando em aprender francês na França, há uma série de organizações como a nossa, que oferecem instituições de ensino totalmente estruturadas para atender quaisquer tipos de deficiência.

E Reino Unido, será que é uma boa opção? Eastbourne e Oxford oferecem centros urbanos totalmente voltados para pedestres onde pessoas com necessidades especiais podem se locomover com tranquilidade. Caso queira aprender inglês no Reino Unido, você irá encontrar estabelecimentos que oferecem acessibilidade total com rampas e estrutura para cadeirantes, elevadores e demais facilidades para pessoas com mobilidade reduzida.

Malta é uma opção fantástica para quem quer aprender inglês em um destino exótico. Sem contar que lá faz sol praticamente o ano inteiro.

Agora, se sua paixão for a Alemanha e você quiser ter umas aulas de alemão enquanto estiver por lá, Munique não pode ficar de fora. Uma cidade tranquila e acolhedora, com muitas áreas verdes, espaços culturais e gastronomia inigualável, acessível à todos.

2. Busque o máximo de informação

Hoje em dia, com tantos recursos e informações ao nosso alcance, está cada vez mais fácil planejar uma viagem. Blogs, sites e guias de acessibilidade estão ai para facilitar a sua vida. Mais do que nunca é possível tirar dúvidas com pessoas que compartilham suas experiências de viagem na web. Veja alguns sites incríveis que podem ajudar no seu planejamento:

  • Wheelchairtraveling.com – disponibiliza informações e experiências de pessoas com mobilidade reduzida e artigos super úteis sobre destinos específicos como Munique e Tóquio.

  • Turism for All – um site excelente para quem quer conhecer o Reino Unido. Oferece uma lista de empresas e serviços que facilitam a exploração de um destino.

  • Fórum Lonely Planet Thorn Tree – É claro que o guia de viagens queridinho por todos não poderia ficar de fora. O Loney Planet oferece uma série de informações voltadas para viajantes com mobilidade reduzida. Você também poderá obter dicas preciosas no fórum Thorn Tree.

3. Cheque as informações previamente por telefone

Antes de viajar, você deve ligar para as empresas pesquisadas afim de se certificar que as mesmas garantam tudo que você precisa. Os principais aeroportos do mundo inteiro, oferecem assistência para passageiros com mobilidade reduzida. Muitos dispõem de um funcionário que conduz o passageiro até seu assento na aeronave evitando assim o incômodo da espera em grandes filas.

Quando o avião pousar, você pode solicitar à um funcionário do aeroporto que providencie um táxi ou outro tipo de transporte que leve você diretamente ao destino. Meus pais (com idade avançada e mobilidade reduzida) se sentem verdadeiras celebridades quando recebem este tratamento VIP.  Assim como eles, você pode usufruir deste serviço porta-a-porta com alguém que carregue suas malas, praticamente sem nenhum tempo de espera. Não é o máximo?

4. Não tenha medo

Tenha em mente que o mais importante é: não se preocupar. É claro que em uma viagem você está exposto a riscos, mas isso acontece com todo mundo. E como o turismo com acessibilidade está evoluindo a cada dia, é possível contar com uma estrutura que atenda às necessidades específicas de cada um.

Como qualquer pessoa, você tem todo o direito de viajar e hoje em dia, há inúmeras empresas comprometidas em oferecer as melhores experiências à seus clientes. Então vá em frente! Com certeza você não irá se arrepender.

Faça um intercâmbio com a EF!Saiba Mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Descubra os melhores preços e destinos para seu intercâmbio no exterior!

Saiba mais