Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 dicas para aproveitar ao máximo os estudos no exterior

10 dicas para aproveitar ao máximo os estudos no exterior

Poucas experiências oferecem tantas oportunidades de aprendizado como morar no exterior. No entanto, estas semanas e até mesmo meses passam num piscar de olhos. Mas o que fazer? Siga estas 10 dicas e aproveite ao máximo seus estudos no exterior!

1. Informe-se sobre tudo com antecedência

Deixar a papelada para a última hora pode dar a maior dor de cabeça! Antes de mais nada pergunte ao seu consultor, aos professores e ex-alunos, qual é a documentação necessária para viabilizar seus estudos no exterior. Você também vai precisar de: seguro saúde, um bom planejamento orçamentário, acomodação em casa de família, passagens aéreas e transfers.

2. Estabeleça metas pessoais

Não importa se você quer dominar uma língua estrangeira, se especializar na sua área ou alcançar o título acadêmico que sempre sonhou, não deixe de estudar no exterior. Isto não significa que você não vai se divertir, pelo contrário, mas lembre-se que seu objetivo principal é adquirir conhecimentos que serão úteis em sua futura carreira profissional.

3. Informe-se sobre o país e a cultura local

Além de conhecer um pouco do idioma local, os estudantes que querem ter sucesso no exterior, se informam ao máximo sobre a cultura que estão prestes a conhecer. Livros, filmes, gastronomia e música podem ajudar você. Faça uma pesquisa sobre escritores, cantores, atletas, atores e descubra também quais são as datas comemorativas mais importantes do país. Desta maneira, você sentirá uma conexão maior com seu novo lar e estará por dentro de tudo.

4. Tenha uma mente aberta

Não é à toa que esta dica é dada com frequência, afinal ela é essencial! Não chegue ao país com a cabeça repleta de estereótipos. Em vez disso, abra os olhos, relaxe e entre de cabeça na cultura local. Você vai ver que muitas de suas suposições sobre a vida no exterior estavam completamente erradas. Resista à tentação de pensar ou dizer: “No meu país, nós fazemos diferente”, deixe-se levar.

5. Faça como os locais

Quando você não souber o que fazer em determinadas situações, apenas olhe ao seu redor, os locais são os melhores guias! Assim que você chegar, pergunte à família anfitriã e aos seus professores, quais são os costumes locais, regras e continue fazendo isto durante toda sua estadia.

6. Aprenda coisas novas

Não é porque você está em Barcelona para estudar um semestre de espanhol ou em San Diego para aprimorar inglês, que tem que se limitar a apenas à aprender um idioma. Aproveite os convites para aulas de salsa, de culinária ou faça um trilha em um parque nacional famoso. Esteja sempre aberto à novas experiências e volte para seu país com um arsenal de conhecimentos que nunca imaginou.

7. Saiba lidar com as saudades de casa

Esconder ou ignorar este sentimento só irá fazer você se sentir ainda pior. Em vez disso, evite as crises de saudade mantendo contato regular com sua família e amigos. Ligue, escreva, converse via chat e compartilhe as novidades, mas não exagere. Não se esqueça de interagir com seus novos amigos e de explorar este novo ambiente, você terá muito a descobrir e se manter ocupado é a melhor maneira de evitar as saudades de casa. Além disso, a falta que você sente de casa é passageira, passe a amar o país em que escolheu viver.

8. Controle seus gastos

Por mais tentador que seja, resista ao impulso de gastar seu dinheiro com bugigangas, artesanato tradicional ou em restaurantes. Lembre-se de que irá viver no exterior por um período prolongado e seu dinheiro precisa durar. Para economizar, utilize seu tempo para descobrir onde os locais fazem compras, se alimentam. Quer um conselho valioso? Se seu visto permitir, procure um emprego de meio período. Assim além de ter um renda, você irá praticar o idioma ainda mais.

9. Aumente seu círculo social

Após a aula não fique apenas com seus colegas estrangeiros, se esforce para fazer amizade com os locais. Assim você irá ficar por dentro da cultura, dos eventos, dos jogos esportivos e também dos festivais que rolam na cidade.

10. Estude!

Não perca seu foco principal. Você terá momentos de tensão com grande volume de trabalho, saudades de casa ou falta de vontade de estudar, mas erga a cabeça e siga em frente! Embora pareça clichê, esta experiência no exterior é única na vida e se você souber aproveitar bem seu tempo, irá desfrutar dos benefícios desta experiência para sempre.

Estude no Exterior com a EF!Estudar Fora

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas