Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Como iniciar uma conversa rápida

Como iniciar uma conversa rápida

O primeiro contato – seja nos relacionamentos afetivos, amizades ou carreira – sempre começa com uma conversa rápida, “small talk”. Saber como iniciar, manter e finalizar uma conversa rápida com sucesso, é uma habilidade que você pode aprender. Vamos apresentar todos os passos fundamentais que farão de você um expert em conversas (conversas-rápidas)!

1. ENCONTRE O SEU ALVO

Às vezes estão sentados do seu lado, às vezes estão distantes, mas no mesmo ambiente: Identifique aqueles que terão uma boa história pra contar e que tenham o dom do bate-papo.

2. ANALISE A LINGUAGEM CORPORAL

Fale com alguém que pareça receptivo. Não interrompa as pessoas que estão lendo, no celular ou em outras conversas. Perceba o posicionamento do corpo, quando as pessoas estão de braços cruzados normalmente não estão afim de conversar.

3. FALE ALGUMA COISA.

Respire fundo e fale alguma coisa. Ou melhor, pergunte algo genérico. Vocês estão no mesmo lugar e na mesma hora, é certo que tenham algo em comum, não é? Esse é o começo perfeito para sua conversa!

4. ALGUMA COISA DESTE TIPO, OK?

Trabalho, estudos e hobbies são assuntos clássicos que todos falam. Portanto, fale sobre notícias (tirando política e religião), música, comida, roupas… etc.
Mas lembre-se de fazer perguntas que tenham algum sentido. Por exemplo: “Você se especializou em quê para o cargo que ocupa hoje?” ou “Consegue arrumar uma “quebra” na rotina para fazer algum esporte?”.

5. AGORA, A RESPOSTA MÁGICA

O segredo é, após a pessoa dizer o que faz da vida, diga: “Nossa, que interessante!”. Pronto, já vai ganhar pontos positivos na conversa!

6. ATENTE-SE AOS DETALHES

Lembre-se sempre do nome da pessoa com quem está conversando. Isso demonstra interesse e consideração com a conversa. Olhe sempre nos olhos e seja simpático! Ao final na conversa diga, por exemplo: “Marcos, muito prazer em conhecê-lo! Desejo sorte para o novo projeto.”

7. ENTÃO… ESTE CLIMA É LOUCO, NÃO É?

Depois disso, provavelmente haverá um silêncio. Tente sempre esquivar de assuntos que causarão uma falta de assunto. Levante outro tópico e dê a sua opinião sobre isso. Não tenha medo de seguir em frente com outros assuntos.

8. SEJA: BREVE, BRILHANTE E EQUILIBRADO

Na hora da despedida, saia e informe o que irá fazer. Por exemplo: “Com licença, vou ao banheiro.” E logo após disso, convide para algum evento ou informe que será um prazer reencontrar a pessoa em uma nova oportunidade.

Siga os passos acima e assim, fará um networking perfeito. Boa sorte!

 

 

Treine sua conversa rápida pelo mundoSaiba mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Carreira