Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

8 dicas de como lidar com as saudades de casa

8 dicas de como lidar com as saudades de casa

“Homesick” é a tristeza e melancolia que sentimos quando estamos longe de nossa cama, família e amigos, em outras palavras, é a sensação de que em casa tudo é melhor, mais em conta e mais divertido.

É completamente normal ter saudades de casa, isso pode acontecer com todo mundo e serve para valorizarmos tudo que importa de verdade em nossas vidas. Já que não é nada divertido passar por isso, criamos uma lista com 8 dicas simples que vão ajudar você a lidar com as saudades de casa ou até mesmo evitar que ela pegue você de surpresa.

1. Não sofra mais do que 24 horas

Ter saudades de casa é como romper uma relação. Nos primeiros dias você fica completamente arrasado e afoga suas mágoas em potes de sorvete, mas depois segue em frente. Quando tiver saudades de casa, se dê o direito de sofrer por apenas 24 horas. Coma algo familiar, ouça músicas que lhe confortem, ligue para seus amigos, mas após este período, enxugue as lágrimas e vá passear com aqueles amigos que você conheceu na semana passada.

2. Crie uma rotina

Meu conselho número um para quem quer se sentir em casa, em um ambiente diferente, é criar uma rotina. Pode ser qualquer coisa como praticar exercícios regularmente ou tomar o café da manhã em um café nas manhãs de domingo. Fazer um cronograma e segui-lo à risca, irá mantê-lo empolgado e fará com que se sinta em casa.

3. Encontre um local familiar

Tão importante quanto entrar na rotina é encontrar um lugar favorito, acolhedor, que irá ajudar você a sentir em casa, como um parque ou um café. Em pouco tempo os baristas já vão saber qual é seu café preferido e você vai se acostumar a ver as mesmas pessoas passeando com seus cães todos os dias.

4. Evite o ócio

Quanto mais tempo você tiver para pensar na sua casa, mais vai querer estar lá. Mantenha-se ocupado o máximo que puder, seja praticando uma atividade física, dedicando-se à trabalhos voluntários, estudando ou fazendo alguma atividade extra na escola. Sair de casa é uma ótima forma de fazer amizades e mergulhar na cultura local.

5. Dê preferência à vida real em vez das redes sociais

Nunca foi tão fácil manter contato: mensagens de texto, bate-papos e até conversas por vídeo gratuitas. Fotos e vídeos nos mantém informados sobre tudo que as pessoas estão fazendo em tempo real, mas muitas vezes não percebemos o que se passa dentro da nossa própria casa. Mas vamos dar um desconto já que as mídias sociais não são tão ruins assim, afinal foi graças à elas que você quis passar pela experiência incrível de morar no exterior.

6. Conheça muita gente

A melhor maneira de se distrair e ter o que fazer é conhecer gente. Geralmente isso é mais fácil quando você estuda ou viaja em grupo. Entrar em uma sala de aula com pessoas que você nunca viu na vida pode ser assustador, mas nunca se sabe as amizades maravilhosas que você pode fazer fora de sua zona de conforto (inclusive na sua sala de aula).

7. Tire (muitas) fotos

Tirar fotos é uma forma fantástica de explorar sua nova casa e quanto mais familiarizado você estiver, mais vai se sentir em casa. Rever as fotos pode ajudar você a valorizar o que está à sua volta e relembrar porque decidiu morar neste lugar.

8. Faça as pessoas te visitarem

Receber a visita de amigos e familiares de seu país de origem é uma ótima maneira de matar as saudades de casa. Quando você for mostrar a cidade, eles verão sua empolgação e você vai agradecer a oportunidade de passar por esta experiência.

Faça um intercâmbio com a EF!Intercâmbio no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Viagem