GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Como economizar para um intercâmbio

Como economizar para um intercâmbio

Se existe um conselho que eu poderia dar a alguém, este conselho é: VIAJE SEMPRE. Viaje o quanto e o mais longe que puder, porque a vida não é para ser vivida em um só lugar e o quanto do você conhece o mundo mais você aprende.  E não só sobre os outros e as suas culturas, mas mesmo assim. Pode ser um clichê, mas é verdade.

Mas eu não sou a primeira nem a última pessoa que irá lhe oferecer esse conselho. Na verdade, muitas pessoas são viajantes profissionais e é por isso que há tantas opções mundo a fora. Para quem não sabe, um ano sabático ou gap year é um rito de passagem para muitas pessoas nos dias de hoje, especialmente quando chegam aos 20 e poucos anos. Um ano “livre” é uma oportunidade para você clarear sua mente (após o ensino médio, por exemplo), ou encontrar o que você quer da vida e explorar o que o mundo tem para oferecer antes de se estabelecer em uma carreira e ter uma família.

Um intercâmbio pode durar algumas semanas e até alguns anos. Por isso, dependendo do tempo que você quiser investir no seu intercâmbio, ele pode sair caro. Isso não quer dizer que você precisa desistir dele! Com um bom planejamento e uma certa antecedência, você certamente irá embarcar tranquilo na sua nova jornada. Mais fácil dizer do que fazer, mas eu estou aqui para ajudá-lo a colocar esse passaporte para  uso! Veja abaixo minhas dicas de como economizar para um intercâmbio!

1.Estabeleça metas

Por que você está indo para um um intercâmbio? Você está investindo tanto tempo, dinheiro e energia que precisa estabelecer metas! Quais são objetivos com a viagem por quanto tempo será e para onde você gostaria de ir? Isso irá ajudá-lo a planear as suas poupanças e convencer seus pais também.

2.arrume um emprego

Quer dizer, isso é óbvio, não é? Com um emprego será mais fácil poupar o suficiente para esse ano de folga para viajar. Se você puder, pergunte ao seu chefe no trabalho se você pode trabalhar por mais horas, mesmo nos fins de semana –  e receber por isso, é claro. Se essa não for uma opção, considere um segundo emprego. Fazer trabalhos secundários. Freelancer. Babá, andar com os cães dos seus vizinhos. Quanto mais você trabalhar, mais dinheiro você pode conseguir, e quanto menos tempo livre menos tempo para gastar dinheiro (antes do seu intercâmbio é claro!). Então, qaundo todo mundo estiver aproveitando sexta à noite e você no trabalho, lembre-se que eles não vão passar uma semana em uma cabana de praia na Tailândia ou estar diante de uma gaiola de tubarão branco na costa da Cidade do Cabo.

3.more com seus pais

Isto pode parecer bastante estranho se você já se mudou da casa dos seus pais. O seu senso de independência irá diminuir e provavelmente você não vai poder seguir as suas próprias regras. Por outro lado, você vai ter três refeições por dia, preparadas pelos seus pais e, vamos ser honestos, não existe comida mais gostosa do que a feita em casa. Morar em casa não é de todo ruim. E mesmo que seus pais peçam o dinheiro do aluguel, eu garanto que é ainda mais barato do que ter o seu próprio lugar.

4.seja um pouco menos sociável

Não precisa viver dentro de uma caverna, mas ser mais racional sobre sair e gastar dinheiro com festas Bebidas, bilhetes de cinema, show pode ser uma boa maneira de economizar. Uma noite de cinema em casa, algumas sessões de culinária com os seus amigos ou sair e desfrutar da natureza em um parque, são ótimas alternativas para o esse período mais econômico da sua vida.

5.venda

Se você tiver coisas guardadas que você não usa mais, venda todas elas! Lembre-se “O lixo de alguns é o tesouro de outros”.

6.anote todos os seus gastos

Preste atenção no quanto você gasta com gasolina, alimentação, aluguel e lazer todas as semanas. Essa é a melhor maneira de ver onde você pode cortar um pouco dos gastos para realizar seu intercâmbio.

7.Caronas

Bike, caminhadas ou transporte público são boas opções para ir aos lugares. É bom para seu bolso, saúde e para o meio ambiente.

8.conta poupança

Abrir uma conta poupança para depositar suas economias semanalmente e não mexer nela no fim do mês é um desafio necessário para a sua viagem. A tentação é muito grande, mas não esqueça que no final vai valer a pena não ter mexido nele antes do seu intercâmbio.

9.faça refeições em casa

Isso dói meu coração, mas infelizmente abandonar os restaurantes e até mesmo os cafezinhos durante o dia podem trazer uma enorme economia. Faz a conta comigo: 1 café sai, com sorte, R$ 3,5. Se você tomar um por dia, durante 30 dias terá gasto R5 105,00 e em um ano mais de R$1.200,00! E olha que estou considerando apenas o cafezinho nessa conta.

10.peça dinheiro

É simples! Peça dinheiro em ocasiões especiais, feriados e no seu aniversário. Seja sincero com todos sobre por que você quer o dinheiro e eles podem até ser um pouco mais generoso. Viajar nunca fez mal a ninguém .. ainda mais para fazer um intercâmbio.

No final do dia, lembre-se que a moderação é fundamental. Mantenha-se focado e no controle de suas finanças, e você estará pronto para tornar sua viagem de intercâmbio inesquecível e encher sua mente com memórias e seu coração de novas amizades, tudo ao mesmo tempo. Garanto que você não irá se arrepender! 😉

Comece a planejar agora o seu intercâmbio!Saiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever