Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

8 dicas para melhorar sua pronúncia no inglês

8

Quando você pergunta a um aluno de inglês quais são seus objetivos, quase todo mundo diz “melhorar minha fala”. Ao aprender um idioma estrangeiro, você se encontrará conversando com todos os tipos de falantes nativos – seu professor, servidores em restaurantes, motoristas de táxi e etc, por isso é vital que você se sinta confortável. Assim como melhorar sua redação, compreensão auditiva ou qualquer outra habilidade, existem técnicas que você pode usar para melhorar sua pronúncia no inglês de maneira direcionada. Aqui estão oito dos nossos favoritos:

1. Fale, fale, fale

Vamos começar dizendo que não existe uma pílula mágica para falar melhor. Isso seria fácil demais, né? Basicamente, a melhor maneira de falar melhor é falar! Comprometer-se a praticar com frequência e com o maior número possível de pessoas. Você já mora ou estuda no exterior? Aproveite os milhares de falantes nativos da sua comunidade, como seus amigos, familiares, colegas de trabalho, colegas de classe, funcionários de cafeterias, supermercados, correios e outros lugares que você visitar. Se você está aprendendo em seu próprio país, aumente seu tempo de prática encontrando seus colegas depois da aula, encontrando um parceiro de intercâmbio de idiomas ou ingressando em uma comunidade on-line de alunos.

2. Reflita sobre suas conversas

Depois que sua conversa terminar, reserve um momento para refletir. Como foi? Quanto você acha que entendeu? Quão confortável você se sentiu com esse assunto? Você encontrou alguma palavra desconhecida? O simples ato de pensar dessa maneira aumentará sua confiança na próxima vez em que você falar (e fornecerá tarefas específicas para trabalhar, por exemplo, vocabulário que você não entendeu).

3. Escute e leia

Você precisa de palavras para falar, né? As aulas são ótimas para aprender vocabulário, mas existem outras maneiras de aumentá-lo: assista a filmes, ouça músicas, rádio e podcasts. Leia livros, revistas e blogs. Ao ouvir e ler, encontre expressões novas e interessantes, termos e sinônimos de gírias, escreva esse novo material e procure qualquer coisa com a qual você não esteja familiarizado. Tudo isso fornecerá mais “carne” para você usar na próxima vez que praticar.

4. Prepare um roteiro

Parte do nervosismo ao falar é a sensação de não saber o que dizer. Para combater isso, prepare uma folha com palavras-chave. Você vai ao médico? Antes da sua consulta, pesquise o vocabulário relacionado à sua condição e algumas frases comuns que você provavelmente precisará. Use essa técnica antes de pagar uma conta, fazer o pedido em um restaurante, ir a uma entrevista de emprego, fazer uma reclamação ou qualquer outra situação que possa deixá-lo ansioso.

5. Use o telefone

A maioria das pessoas considera as conversas telefônicas particularmente desafiadoras. Por quê? Porque no telefone, não podemos ver a linguagem corporal da outra pessoa nem observar a boca dela se mover, ferramentas que realmente ajudam na comunicação. Para se sentir mais confiante no telefone, comece pequeno com conversas telefônicas com amigos – depois passe para chamadas mais desafiadoras, como marcar compromissos ou fazer perguntas. (Este é um ótimo momento para usar a dica 4 e preparar uma lista de perguntas e vocabulário útil para ajudá-lo durante sua ligação!)

6. Grave a sua voz

Nós sabemos, nós sabemos – a maioria das pessoas não gosta de ouvir sua voz gravada – mas é realmente uma maneira extremamente benéfica de melhorar sua pronúncia no inglês ou em qualquer outro idioma! Se escutar em áudio mostra coisas que você pode não perceber (talvez você tenda a falar rapidamente quando está nervoso, engole seus “s” ou murmura). Por outro lado, você poderá se surpreender ao ouvir que sua fala é muito melhor do que você pensava! Para obter pontos de bonificação, leve a gravação para o professor ou para um amigo que fala o idioma nativo e peça que eles dêem feedback.

7. Aprenda frases em vez de palavras isoladas

Outra dica para aumentar sua fluência é falar usando uma variedade de frases em vez de palavras individuais. (Você provavelmente faz isso o tempo todo no seu idioma nativo.) Em vez de perguntar automaticamente “Olá, como está hoje?”, alterne escolhendo outras expressões como “E aí, cara?” “Ei cara!” ou “Como vai, parceiro?” (Tenha cuidado: algumas expressões serão muito informais e não são ideais para algumas situações!)

8. Divirta-se

Vamos encarar. É muito mais fácil aprender algo novo quando você está se divertindo. Adicione brincadeiras na sua prática de falar, treinando quando estiver sozinho, cantando junto com músicas populares em inglês, fazendo trava-línguas (experimente nossos trava- línguas) ou faça um “discurso improvisado” de um minuto sobre tópicos escolhidos aleatoriamente (como cobras, café, Índia ou assuntos como “Se eu governasse o mundo, eu faria…”, “Três fatos surpreendentes sobre mim” ou “O que veio primeiro, a galinha ou o ovo?”). Ótima prática e ótima…diversão boba.

Com essas práticas, você verá como sua pronúncia no inglês ou em qualquer outro idioma irá melhorar!

O melhor caminho para alcançar a fluência é estudar conoscoSaiba Mais