Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

6 razões por que nunca é tarde para aprender um novo idioma

6 razões por que nunca é tarde para aprender um novo idioma

Sim, estudos mostram que as crianças possuem vantagens em relação à capacidade de aprendizado de idiomas. Mas isso não quer dizer que nós, jovens e adultos, devemos deixar de lado nossos objetivos de aprender inglês, italiano e, quem sabe, até chinês. É apenas uma questão de “mindset”. Não acredita? Veja 6 razões que comprovam que nunca é tarde para aprender um novo idioma.

1. Entenda suas expectativas

Se você está aprendendo um idioma na fase adulta, um sotaque nativo pode ser mais trabalhoso de alcançar. Mas quem se importa? Aprender um idioma significa estabelecer uma comunicação com outro seres humanos e conseguir se expressar e compreender corretamente o outro. E você pode fazer tudo isso, sem ter um sotaque nativo. Aliás, a maioria das pessoas que falam um segundo ou terceiro idioma carregam um pouco do seu sotaque da língua materna.

2. Você é livre para fazer o que quiser

Agora que ajustamos a ideia do que o sucesso significa para você, vamos considerar dois estudantes: um de 6 anos, cujos pais matricularam para aulas de inglês aos fins de semana e um adulto que estuda após o trabalho. Quem você acha que irá melhorar depois de um ano?

A maioria, sabendo que as crianças possuem cérebros semelhantes a uma esponja, escolheria o estudante de 6 anos. Ele está aprendendo sem sequer tentar, certo? Mas outros, sabendo que a experiência de vida, motivação e determinação são marcadores valiosos para o sucesso, iriam manter suas apostas nos adultos. Pense nisso: o adulto está na aula porque quer estar. Está pagando o curso com seu próprio dinheiro, investindo parte do tempo livre do seu dia para estudar e, certamente, tem um objetivo claro em mente (ver ponto 1) e sabe os passos necessários para alcançá-lo. Embora não seja comprovado que um adulto avançará mais que uma criança, é altamente provável que isso aconteça, já que as crianças são facilmente distraídas e podem não participar ativamente da aula.

3. Você é mais estável financeiramente

Não é nenhuma novidade que adultos estáveis financeiramente têm mais liberdade de escolha e podem investir em uma experiência de intercâmbio. Passar um tempo fora do país, imerso em uma nova cultura e um novo idioma, faz com que você aprenda idiomas muito mais rápido.

Seja na aposentadoria, nas férias do trabalho ou em um ano sabático, um intercâmbio irá potencializar os seus estudos e, novamente, assim como no exemplo anterior da sala de aula, essa experiência é uma escolha pessoal e não um objetivo dos seus pais; portanto, é muito provável que seja bem mais proveitosa.

4. Você já tem repertório

Os alunos adultos já alcançaram a fluência em pelo menos um idioma: o seu próprio. Por meio de anos de conversa, de escrita e estudo do idioma materno, eles acumulam uma grande quantidade de conhecimento (embora talvez inconsciente) sobre como funciona a linguagem. Esse repertório de conhecimento se torna extremamente valioso ao aprender um novo idioma, principalmente se ele compartilha da mesma raiz do idioma materno (como espanhol/italiano ou inglês/alemão).

Você poderá usar seu idioma como um ponto de partida, considerando as comparações gramaticais e o vocabulário. Assim, notará que as diferenças contrastantes serão mais facilmente analisadas pelas mentes adultas. Ou seja, você tem mais chances de se envolver ativamente com o aprendizado de diferentes idiomas.

5. Você tem anos de experiência de estudo

Sua experiência prévia não fica no passado – como adulto, você tem “experiência de aprendizado” anterior. Pense nisso: na escola e na universidade você aprendeu um monte de coisas e, mais tarde, a vida o ensinou várias habilidades adicionais, como: trocar pneu, jardinagem, administrar seu dinheiro, lidar com o chefe, cuidar dos filhos, etc. Você poderia facilmente fazer uma lista com o título “Aprendo melhor quando…”, em pouco tempo.

Essa consciência de suas estratégias próprias de aprendizado e pensamento é chamada de metacognição, sendo uma ótima ferramenta para usar quando se pretende aprender um novo idioma. Felizmente, existem muitas maneiras de estudar um idioma, desde aulas semanais até cursos de idiomas no exterior (e, sim, é possível aprender um novo idioma em um ano). Enquanto uma criança ainda não sabe como prefere aprender uma coisa nova, você tem a vantagem da experiência passada e pode escolher o melhor método que se adapte a você.

6. Você tem mais perspectivas

Você não apenas pode reunir todo o tipo de motivação e métodos de estudo que uma criança ainda não tem, como pode também ter mais perspectivas. Você sabe que a vida é uma jornada e que aprender um novo idioma é apenas uma forma – e talvez a melhor delas – de conhecer o mundo e torná-lo um pouco mais interessante.

Trata-se de uma janela para uma nova cultura, uma nova perspectiva sobre a vida. Um idioma estrangeiro proporciona a chance de se conectar com pessoas novas, de todos os tipos e de todos os cantos do mundo.

Aprenda idiomas no exteriorCursos de idiomas no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Carreira