Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

6 motivos pelos quais aprender idiomas é importante para crianças

6

Não importa quais sejam seus planos pro futuro, falar mais de um idioma é uma habilidade da qual sempre será incrivelmente útil ter, especialmente para as crianças.

Até se tornarem adolescentes, praticar novas habilidades linguísticas dá as crianças a habilidade para entender o mundo com uma perspectiva totalmente nova, encorajando-as a abraçar novos costumes e diferenças culturais. E ainda há mais um benefício adicionado, já que os idiomas nutrem o senso de empatia e entendimento para com os outros em um momento crucial do crescimento deles enquanto também abre novos caminhos para o sucesso profissional em locais de trabalhos globalizados.

Aqui temos seis motivos pelos quais aprender idiomas é importante para crianças:

1. Exposição a idiomas melhora a empatia

Quando crianças aprendem um novo idioma, elas são introduzidas a costumes e valores pertencentes a uma sociedade diferente. Isso os encoraja a ter um pensamento baseado em um novo ponto de vista, aumentando assim o senso cultural. Em um momento crucial de seu desenvolvimento, fazer as crianças terem novas visões do mundo e apreciarem o lugar de onde os outros vêm pode ser algo definitivo para o caráter.

Fonte: The Economist

2. Ser bilingue traz benefícios a saúde

Dentre os motivos pelos quais aprender idiomas é importante para crianças, falar vários idiomas pode atrasar o início da demência. Ao usar diferentes receptores, o cérebro precisa encontrar novas formas de processar informações e isso ajuda a proteger a funcionalidade dele.

Pense em um carro velho; um que tenha ficado parado na garagem por anos. Vai ser muito mais difícil ligar o motor depois de tantos anos de inatividade comparado com o mesmo modelo que é utilizado com cuidado e regularmente. Os acadêmicos chamam isso de “reserva cognitiva”.

Fonte: American Academy of Neurology

3. Crianças possuem vantagem no aprendizado

Não há provas de que crianças aprendem novos idiomas melhor que os adultos, mas eles são menos inibidos – geralmente porque eles estão em momentos mais confortáveis da vida e possuem mais tempo livre como por exemplo durante o feriado de Páscoa e as férias de verão.

Fonte: The Telegraph, Medical Daily

4. Ser poliglota pode estar ligado a rendas mais altas

Diversos estudos mostram que existe uma relação entre falar várias línguas com potencial financeiro. A variedade de trabalhos acessíveis é maior, pois existem oportunidades de cargos em outros países e porque empregadores valorizam muito essa habilidade, já que esta se relaciona diretamente com fortes habilidades comunicativas e uma mentalidade internacional.

Fonte: The Economist, Time

5. Aprender novos idiomas expande a visão de mundo deles

Cada idioma tem seu próprio estilo, gírias, referências culturais e herança. Crianças que são expostas a estes recursos – as ideias que eles representam, o novo vocabulário e variação gramátical – estão se preparando com ferramentas para entender o mundo em maneiras completamente novas.

Fonte: The Guardian

6. A maioria das pessoas falam mais de uma língua

Se oriente! Ok, não podemos ter certeza, mas de acordo com o consenso geral, a maioria das pessoas no planeta falam mais de um idioma. Algumas das razões para isso incluem uma história colonialista e a era moderna da globalização.

Fonte: Psychology Today, The European Commission

Dê o pontapé inicial no curso dos seus filhosSaiba Mais