Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

5 maneiras fáceis de aprender alemão em casa

5

Aprender alemão de casa parece uma missão impossível, mas isto não é tão difícil quanto você pensa. Em boa parte das vezes que você estudar um idioma, você estará sentado em uma cadeira. Por que você não pode sentar no seu sofá ou na sua mesa da cozinha? A resposta é, você pode, e com os recursos disponíveis online gratuitamente, você não tem um motivo real para não aprender alemão de casa. Aqui está como começar!

1. Trabalhe sua maneira de aprender algumas lições

Quando você está aprendendo alemão pela primeira vez, uma boa ideia é ter um guia, e há muitas opções gratuitas. Se você gosta de aplicativos no estilo de flashcards ou de uma abordagem mais narrativa como o The German Project, você pode começar a aprender alemão em casa sem gastar um centavo. Qualquer que seja a plataforma com a qual você escolha trabalhar, experimente passar algum tempo nela todos os dias. É assim que sua memória funciona melhor.

2. Escute rádios e podcasts em alemão

Assim que você tiver um pouco de vocabulário e gramática no seu portfólio, é hora de mergulhar fundo na língua. Existem podcasts específicos para estudantes de alemão e muitos outros para falantes do idioma. Você pode aprimorar o alemão escutando atividades de duas formas. A mais fácil é ligar qualquer estação de rádio em alemão e deixar que ela se torne a trilha sonora da sua vida. Você não precisa entender o que eles estão dizendo, seu objetivo é absorver os ritmos da linguagem. Outra abordagem é optar por algo que você consiga entender 90% e trabalhar para conseguir alcançar os 10% extras.

3. Assista séries TV alemãs

Como o radio, assistir a séries de TV é um ótimo jeito de se imergir na língua. Você pode fazer uma abordagem acadêmica, assistindo com uma caneta nas mãos para adicionar novos vocabulários e expressões (as legendas em alemão são suas amigas), ou você pode usar a TV alemã para relaxar depois de um longo dia sem se preocupar em entender todas as coisas.

4. Conheça falantes de alemão

A troca online entre diversas línguas está crescendo. Faça download de um app como Speaky ou Busuu, e encontre um fórum onde você possa conversar com alemães. Se você tiver um pouco de dinheiro disponível, você pode até contratar um professor particular de alemão online. É fácil encontrar alguém que trabalhe no Skype e as taxas por hora podem ser bastante razoáveis.

5. Planeje um tour virtual para a Alemanha

Talvez você não tenha disponibilidade para voar no momento, mas nada impede você de fazer uma viagem virtual por Berlim. Muitos museus mantêm suas coleções inteiras na plataforma Google’s Arts and Culture e você pode acessar streams de concertos da Filarmônica de Berlim em Berlin Philharmonic’s Digital. Você pode usar sua viagem virtual como uma recompensa por todo o trabalho árduo que você fez para aprender alemão, ou mude para as versões dos sites em alemão e use-as para planejar sua viagem. Existem muitas opções de viagens virtuais por aí, é hora de se servir de uma cerveja, fritar uma salsicha e surfar no sofá até a Alemanha.

Aprimore seu alemão na AlemanhaSaiba Mais