GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

5 coisas sobre Singapura que apostamos que você não sabia

5 coisas sobre Singapura que apostamos que você não sabia

Singapura é conhecido como “o país da multa” porque você pode ser multado por tudo e por qualquer coisa – desde enfiar chiclete embaixo da cadeira até alimentar macacos. Até as algemas (como aquelas felpudas rosa) são proibidas. Mas então, por que você traria isso para começar? De qualquer forma, se isso não o surpreende o suficiente, aqui estão cinco outros fatos que você provavelmente não sabia sobre Singapura, uma adorável cidade-estado no sudeste da Ásia.

1. Está sempre crescendo

Sim, você leu corretamente. Na verdade, cresceu 25% nos últimos 40 anos, desde a independência, graças à recuperação (criação de novas terras do mar). Se você visitar Marina Bay, East Coast ou Tuas, estará na verdade em uma terra que não existia há muito tempo! Um grande motivador para isso é o boom populacional – Singapura passou de 1,6 milhão para 5,3 milhões na última metade do século!

Além de Mônaco, Singapura também é o país mais densamente povoado do mundo, com 6.430 habitantes por quilômetro quadrado. Mas se a ilha principal ficar muito cheia, não se preocupe. Singapura é, na verdade, composta por 63 ilhas e, portanto, sempre há alguma ilha (quase) deserta para a qual você pode escapar! Algumas ilhas populares incluem: Pulau Ubin, Pulau Hantu, Sisters Island, Sentosa e St. John’s Island.

2. O chiclete era proibido (e você ainda não consegue comprá-lo)

Você pode mascar chiclete em Singapura desde que deixou de ser proibido. Mas você terá que trazer seu estoque pessoal do exterior (as autoridades provavelmente não irão confiscá-lo). Mas lembre-se, você não tem permissão para vendê-lo e não o encontrará à venda nas lojas. Se você ficar desesperado por um chiclete, vá até a vizinha Malásia para comprar.

3. A língua nacional é na verdade Malaio

Existem quatro línguas oficiais reconhecidas neste estado insular: inglês, mandarim, malaio e tâmil. Embora o inglês seja amplamente falado, a língua oficial é o malaio, por razões históricas. É usado em comandos militares, por exemplo, e é a língua do hino nacional, “Majulah Singapura”, que significa “Avante, Singapura!”

4. É o lar dos caminhantes mais rápidos do mundo

Louco, certo? Quem foi o cara que estava tipo “estou tão entediado… vou medir o tempo de caminhada das pessoas”. Na verdade, foi o psicólogo britânico, Professor Richard Wiseman, que estudou cidades em 32 países e descobriu que os cinco melhores caminhantes mais rápidos do mundo estão em:

1. Singapura

2. Copenhagen (Dinamarca)

3. Madrid (Espanha)

4. Guangzhou (China)

5. Dublin (Irlanda)

Pesquisadores em cada cidade encontraram uma rua movimentada com calçada larga, plana, livre de obstáculos e sem muita gente para que as pessoas pudessem andar em sua velocidade máxima. Com cronômetros, eles cronometraram quanto tempo levou para 35 homens e mulheres caminharem ao longo de um trecho de calçada de 60 pés (18 metros). Aqueles que falavam ao celular ou lutavam com sacolas de supermercado foram excluídos. Então, sim, mesmo os nova-iorquinos são aparentemente mais lentos. Quem diria?

5. Caranguejo Chili

É um dos sete pratos mais icônicos (e deliciosos!) do mundo e o número 35 na lista dos 50 Alimentos Mais Deliciosos do Mundo, compilada pela CNN Go em 2011. É um prato popular de frutos do mar que se origina de Singapura e geralmente é feito com caranguejos de lama fritos em um molho semi-grosso, doce e salgado à base de tomate e pimenta.

Conheça Singapura com a EFSaiba Mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever