Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

4 razões para deixar o seu filho fazer um intercâmbio

4 razões para deixar o seu filho fazer um intercâmbio

Todos os dias, pais de todo o mundo se despedem de seus filhos em portões de embarque e perguntam-se como é que vão conseguir ficar longe deles por algum tempo. É natural que os pais se sintam apreensivos em relação aos grandes passos que seus filhos dão em direção à independência, em especial, quando eles estão embarcando para a primeira viagem – sozinhos – para outro país.

Apesar de não ser uma transição fácil, apoiar os filhos enquanto eles fazem o seu percurso pelo mundo e começam os seus estudos no exterior é um dos mais importantes presentes que você pode oferecer a eles – a educação é um presente que nossos filhos levam pra toda a vida.

Ainda tem dúvidas sobre a importância dessa experiência? Aqui estão apenas 4 razões para deixar o seu filho fazer um intercâmbio.

 

É UM PERÍODO SABÁTICO ANTES DA UNIVERSIDADE

O período entre o fim do ensino médio e o início da universidade pode ser complicado. Trabalhar ou passar um tempo com os amigos podem preencher o calendário, mas há outras maneiras de tirar vantagem desse período. O pontapé para um futuro mais internacional e, consequentemente, com mais oportunidades, é a fluência no Inglês. Encoraje o seu filho a estudar Inglês (ou outro idioma) no exterior.

Para além de os preparar para o futuro, enquanto estudam fora, os seus filhos também se vão deparar com uma variedade de situações de aprendizagem: desde lidar com a rotina em uma nova cidade e em um outro idioma até conhecer pessoas de todo o mundo e vivenciar diferentes culturas. Esta será uma experiência inesquecível para o seu filho, que irá ajudá-lo na transição para a vida adulta e também com as pressões e responsabilidades da vida universitária. Um intercâmbio ajuda o seu filho ou filha a se tornar uma pessoa mais confiante e independente e também o torna habituado a trabalhar com objetivos concretos, a cumprir prazos e a se tornar responsável pelo próprio sucesso acadêmico.

 

PROMOVE A INDEPENDÊNCIA E A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR DE PROBLEMAS

Enquanto eles estavam debaixo da sua asa, as necessidades dos seus filhos, desde a alimentação à lavagem da roupa, eram amorosamente respondidas. Mas agora, não se esqueça: o seu filho é um jovem adulto pronto a começar o seu próprio caminho. Durante o tempo em que eles estiverem no exterior, eles se verão forçados a lidar com alguns desafios, mas não tenha receio: são oportunidades para o seu filho desenvolver competências importantes para a vida dele, desde a resolução de problemas ao pensamento e às ações independentes.

 

É A CHAVE PARA SER BEM-SUCEDIDO A NÍVEL PROFISSIONAL

O inglês ainda é a língua global do mundo dos negócios e a fluência neste idioma vai ajudar o seu filho ou filha enquanto se preparam para a sua futura carreira, qualquer que seja a sua área de estudos. Para além dos benefícios de ser bilíngue (eles próprios inúmeros, desde maior empatia a um cérebro mais saudável e ágil), ser fluente em inglês abre portas da sua carreira para o mundo. Estudar inglês no exterior também vai levar o seu filho a se conectar com profissionais e estudantes com interesses semelhantes aos dele e, quem sabe, o que poderá sair desses contatos no futuro? De potenciais futuros colegas a amizades para a vida, os benefícios de desenvolver um networking enquanto se estuda no exterior são infinitos.

 

NÃO É TÃO DIFÍCIL COMO PARECE

Há várias coisas que você pode fazer para se sentir mais próximo dos seus filhos enquanto eles estão longe. Envie alguns doces e objetos que são típicos do Brasil para ajudá-los a se sentirem, de alguma maneira, mais próximos de casa ou crie um grupo de família no Whatsapp. Isto vai facilitar o diálogo e o envio de fotos e vídeos em tempo real – isso ajuda muito a diminuir a sensação de distância. Outra ótima opção é usar o Skype ou Facetime para que vocês possam sempre estar em contato um com o outro.

Independentemente do meio de comunicação que escolha a experiência dos seus filhos no exterior será, sem dúvida, um investimento inteligente que potenciará o seu futuro.

Presentei seu filho com um intercâmbioSaiba mais

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Idiomas