Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 outros fatos fantásticos sobre idiomas

10

O maravilhoso mundo dos idiomas nos oferece incontáveis oportunidades de crescimento e comunicação e está enraizado em uma grande e rica história. A linguagem evoluiu a primeira vez durante a época do moderno Homo sapiens 50.000 – 150.000 anos atrás, desde então mais de 7.000 línguas diferentes foram estabelecidas e são faladas no mundo todo.

Esse vasto universo de idiomas está cheio de fatos divertidos e interessantes para se descobrir sempre que você quiser impressionar seus amigos. O fato é que a palavra “linguagem” vem na verdade do latim “lingua”. Quer saber mais fatos sobre idiomas? Continue lendo!

1. O idioma que apenas 8 pessoas falam

Falando sobre exclusividade, o idioma não classificado Busuu é falado no Bantoid Meridional de Camarões- mas apenas por oito pessoas. Na verdade quando eles descobriram em 1986, haviam oito falantes do Busuu e, em 2005, apenas três, tornando-a uma língua ameaçada de extinção.

2. Mandarim é considerada a língua mais difícil de se aprender

Ao considerar que o alfabeto mandarim chinês é composto inteiramente de símbolos, esse fato não é surpreendente. Estima-se que o chinês médio está familiarizado com mais de 8.000 símbolos e 3.000 é o mínimo para ser capaz de ler o jornal. Existem também quatro tons diferentes de pronúncia para diferenciar as palavras, pois muitos caracteres têm o mesmo som.

3. Inglês é o idioma com mais palavras

O inglês leva o prêmio nessa categoria com suas maravilhosas 750.000 palavras, com novas sendo adicionadas o tempo todo. Na verdade estima-se que 5.400 palavras são criadas anualmente, embora apenas cerca de mil delas sejam incorporadas ao vocabulário do público em geral.

4. William Shakespeare inventou 1.700 palavras

Sobre o assunto de novas palavras, nosso William Shakespeare veio com uma bela e larga coleção de novos termos. Ele fez isso através de uma combinação de mudar substantivos para verbos, verbos para adjetivos, combinando palavras, adicionando prefixos e sufixos, bem como simplesmente inventando novas.

5. Os Estados Unidos não têm uma língua oficial

Entre os fatos sobre idiomas, esse pode surpreender: embora o inglês seja a língua mais comum e usada nos Estados Unidos, ela não é a língua oficial deles. Mais de 300 idiomas são falados dentro do país, tornando o lugar de diversas culturas e línguas. Não é de se admirar que seja complicado nomear apenas um idioma oficial!

6. Aprender uma segunda língua estimula o cérebro

Falar mais de um idioma traz uma série de benefícios, um dos quais é desafiar seu cérebro de maneiras que estudos mostraram que podem torná-lo mais inteligente. Aprender outro idioma pode até desacelerar o processo de envelhecimento do cérebro e manter sua mente mais afiada conforme você envelhece.

7. A frase gramaticalmente correta mais curta é: “GO!”

O inglês é o orgulhoso vencedor do prêmio da frase gramaticalmente correta mais curta. O comando: go! instrui uma pessoa a agir – aqui o assunto não é escrito ou falado, mas é imediatamente compreendido.

8. O russo é a língua mais falada na Europa

O russo tem uma forte liderança no que se diz respeito ao idioma mais comum na Europa, com 120 milhões de nativos. O alemão vem em segundo lugar com 95 milhões, mas ainda é mais amplamente utilizado nas áreas de comércio.

9. Existem 160 dialetos diferentes em inglês

Embora não seja possível avaliar o total exato de dialetos ingleses, estima-se que existam mais de 160 dialetos diferentes ao redor do mundo. Embora nem sempre seja fácil discernir ao aprender a língua pela primeira vez, os nativos podem dizer rapidamente de onde seus compatriotas vem, apenas com base em seus sotaques.

10. “Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” é uma das palavras mais longas do mundo

Não parece ter um consenso claro sobre a palavra oficial mais longa do mundo (e como sabemos, a linguagem está sempre mudando), mas esta palavra de 45 letras certamente está lá. Ela se refere a uma doença pulmonar específica que vem da inalação de poeira de sílica muito fina, principalmente de um vulcão. É, no entanto, equiparado à palavra “silicose”, que parece ser uma opção muito mais fácil e eficiente.

Aprenda um idioma no exterior com a genteSaiba Mais