Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 coisas que você deveria saber antes de ir para Dublin

10

Está com vontade de começar algo novo ultimamente? Não há tempo como agora para começar a pesquisar e planejar viagens mais longas para o exterior ou uma grande mudança para a cidade dos seus sonhos.

Dublin, aqui vai você! Em meio a toda a empolgação de se mudar para uma cidade nova, nós sabemos que você também tem muitas dúvidas. Com nossas recomendações práticas sobre dicas de transporte e pontos principais, você vai se adaptar à vida na capital da Irlanda num instante.

1. Esteja sempre preparado para o clima de Dublin

Dublin tem uma média de 130 dias chuvosos por ano. A maioria dos dias com chuva e vento são durante o inverno (então certifique-se que está levando bons casacos, cobertores quentes e sapatos resistentes), mas mesmo no verão, a cidade tem dias molhados. Invista num guarda-chuva pequeno, que caiba na sua mochila o ano todo; você nunca sabe quando a chuva vai cair e é melhor estar preparado.

2. Pegue um chip local

A maioria das cafeterias, bibliotecas e espaços públicos tem WiFi, mas se você pretende usar seu celular ou conectar no 4G sem implicar em gigantescos gastos internacionais, compre um chip irlandês. Empresas como Three e Vodafone oferecem pacotes com somente o chip e dados, e Lycamobile tem pacotes que incluem minutos de chamadas internacionais e mensagens para te manter conectado com seus amigos e família em casa.

3. Conheça o idioma

Como em qualquer cidade, os nativos têm suas próprias gírias para você conhecer. Craic (pronunciado ‘crack’) é um termo comum para diversão, humor ou brincadeira. Então se alguém te perguntar ‘Where’s the craic?’, eles estão te perguntando o que está rolando, procurando um pouco de diversão.

4. Pegando o ônibus em Dublin

Se você vai ficar no centro da cidade, é fácil se locomover a pé. Mas se você vem dos subúrbios ou se o tempo não está bom, os ônibus públicos costumam ser o melhor jeito de se deslocar na cidade. Dublin Busses são ônibus de dois andares com suas rotas expostas na frente. Espere numa parada de ônibus e acene quando ver o ônibus aproximando-se: só estique o braço e sinalize para o ônibus que deseja embarcar. Planeje com antecedência – certifique-se que você já pensou no seu trajeto um pouco adiantado, pois eles não passam sempre na hora certa.

5. Bondes LUAS

Existem duas linhas de bonde LUAS que também conectam as vizinhanças suburbanas ao centro da cidade. As linhas vermelha e verde são rápidas e fáceis de usar, mas ficam cheias nos horários de pico. Se você pretende morar nos subúrbios ao sul ou sudoeste de Dublin, verifique quão longe sua possível nova casa está de alguma dessas linhas de bonde.

6. Cartão Leap

Os cartões Leap funcionam como os cartões Oyster de Londres; compre um novo cartão Leap numa loja de esquina, registre-o, transfira dinheiro para ele e você poderá usá-lo para pagar os trajetos de ônibus e bonde. As passagens no cartão Leap costumam ser mais baratas e têm descontos adicionais quando você usa um cartão Leap de estudante. Candidate-se online e então verifique seu status de estudante (traga alguns documentos de identificação) em uma agências de cartão Leap para estudantes na cidade para ter seu cartão impresso.

7. Registre-se com um médico

Não tem nada pior do que ficar doente quando você está num outro país. O sistema de saúde gratuito do governo de Dublin é excelente, então encontre o local de operação do seu médico local e registre-se com um clínico geral. Esperançosamente você não vai precisar dele, mas você vai agradecer por ter tirado o tempo para preencher a papelada previamente se você sentir-se doente.

8. Organize toda a papelada

A Irlanda é um país da União Europeia (UE) e membro do Espaço Econômico Europeu (EEE). Se você está viajando como um cidadão da UE ou do EEE, você pode passar até 3 meses no país sem precisar de visto, mas você precisará aplicar para um visto de estudante ou trabalho se planeja ficar por mais tempo. Se você está viajando como estudante, sua universidade ou escola provavelmente terá enviado um pacote de boas-vindas com informações detalhadas que você deveria ler e seguir.

9. Escolha um lado

O rio Liffey divide a cidade entre os lados Norte e Sul. Historicamente, o Sul foi lar para os burgueses de classes média e alta, enquanto as famílias de classe trabalhadora viviam no Norte. Atualmente, uma mistura de comunidades vivem em ambos os lados do rio, mas a rivalidade de longa data provavelmente será citada numa piada no pub!

10. Conheça seus aplicativos em Dublin

Journey Planner calcula rotas de transporte público para o seu destino completas com estimativas de tempo e atualizações em tempo real em saídas e atrasos. Uber facilita o encontro de carros para transporte. Coloque dinheiro no seu cartão Leap usando o Leap Top-Up. Os ônibus de Dublin também possuem seu próprio aplicativo para atualizações sobre as rotas. Se você está com vontade de comer no seu restaurante favorito, mas não quer tirar o pijama, Deliveroo entregará seu pedido na sua porta.