Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Tradições de Ano Novo ao redor do mundo

Tradições de Ano Novo ao redor do mundo

Você é daqueles supersticiosos que seguem à risca todas as dicas para atrair fortuna, prosperidade e felicidade na virada do ano?

Confira as 9 tradições de ano novo que selecionamos e veja se fez tudo certo.

1. Começar o ano…

Com o pé direito. Na Escócia e na Grécia, começar o ano com o pé direito é uma tradição antiga e a primeira pessoa que pisar na sua casa poderá trazer sorte ou azar. Amigos e parentes devem entrar primeiro, sempre com o pé direito e nunca de mãos vazias.

2. Vamos pular!

Para atrair a sorte, os dinamarqueses costumam pular de uma cadeira na hora da virada. Já no Brasil, é outro nível. As pessoas vão à praia, pulam sete ondas e fazem um pedido a cada onda pulada.

3. Encher a boca de uvas

Na Espanha e em outros países de língua espanhola, as pessoas passam a virada literalmente de boca cheia. Diz a lenda que quem comer doze uvas à meia-noite terá doze meses repletos de felicidade e prosperidade. Não basta apenas engolir doze uvas de uma vez, tem que ser junto com as baladas do sino da igreja à meia- noite, ou seja, a cada segundo do relógio ,você come um uva.

4. Za zdorovjie

Na Rússia para que os sonhos se concretizem, é preciso seguir esta tradição. Faça um pedido, escreva-o em um papel e depois queime. Em seguida, coloque as cinzas em uma taça de champanhe e beba! Saúde!

5. Viaje o ano inteiro

Os viajantes de plantão não podem deixar de seguir esta tradição colombiana: passar a virada com uma mala (vazia) na mão.

6. Escolher a cor certa

Há inúmeras superstições ligadas à cor da roupa na chegada do ano novo. Aqui no Brasil, por exemplo, costumamos nos vestir de branco para afastar maus espíritos. Já na China, o vermelho é utilizado para atrair sorte (o ano novo deles é só em fevereiro).

Esta crença de cores é ainda maior em relação às peças íntimas. Dê uma olhada nesse guia de cores de peças íntimas, para ter certeza de que fez a escolha certa.

7. Tomar cuidado com o que você come

Se você come alimentos redondos, você deve ser bom quando se trata de prosperidade. Na Itália, o tradicional prato comido à meia-noite, cotechino e lenticchie (chouriço e lentilhas) é indicado para trazer todos os tipos de boa sorte no ano novo – afinal, as lentilhas se parecem com dinheiro.

8. Focar em tudo que é redondo

Nas Filipinas, concentrar-se em coisas redondas vai além da mesa – frutas redondas são comidas e exibidas, as pessoas dão umas as outras moedas e vestem roupas com bolinhas.

9. Deixar que o chumbo mostre o caminho

Algumas pessoas utilizam folhas de chá para prever o futuro. Já os países de língua alemã da Europa e alguns países nórdicos, seguem a seguinte tradição: derreter uma pequena quantidade de chumbo em uma colher e em seguida despejá-lo em água fria.

O formato obtido neste processo é cuidadosamente analisado e mostra como será seu futuro.

Que tal passar o ano novo fazendo um intercâmbio?Intercâmbio no exterior

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Cultura