Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Preparação para o IELTS: um plano mestre de 4 etapas

Preparação

A preparação para o IELTS geralmente começa quando você descobre que precisa obter uma pontuação específica no IELTS para o seu visto ou inscrição na universidade. Muitos alunos passam meses alternadamente preocupados com o teste e se preparando para ele. Mas se você pensar bem, sua preparação para o IELTS na verdade começou há muitos anos, quando você começou a aprender inglês. É bom sentir que você já está no caminho certo.

O objetivo do IELTS é testar o seu nível de inglês com precisão, portanto, em um mundo ideal, a preparação para o IELTS significaria apenas melhorar o seu inglês. Infelizmente, não é tão simples. Aqui está meu plano mestre de 4 etapas para mantê-lo no caminho certo na preparação para o IELTS:

PASSO 1: Descubra onde você está

Se você não sabe qual é o seu nível de inglês atual em termos da escala IELTS, não sabe o quanto está longe de atingir seu objetivo. Portanto, a primeira etapa em qualquer plano de preparação para o IELTS deve ser testar seu nível atual. Existem muitos testes práticos por aí, mas a maneira mais fácil de verificar sua pontuação atual no IELTS é fazer o EF SET. É um teste de 50 minutos e, como vai lhe dar uma pontuação EF SET e uma pontuação de equivalência IELTS para leitura e audição, é uma hora muito bem gasta. A menos que suas habilidades de fala e escrita estejam em um nível muito diferente, agora você sabe onde está.

PASSO 2: Melhore o seu Inglês

Você sabia que essa seria uma das etapas, certo? Melhore seu inglês usando ferramentas online, livros ou qualquer método de sua escolha, ou você pode fazer uma aula. Você precisa trabalhar em todos os aspectos do seu inglês: ler, ouvir, escrever e falar. Você pode usar ferramentas de estudo específicas do IELTS, mas não é necessário neste estágio. Quaisquer técnicas de aprendizagem de inglês que você considere envolventes podem ser uma preparação eficaz para o IELTS, por exemplo:

  • Leia em inglês sobre assuntos de seu interesse e se esforce para procurar palavras que você não entende. Jornais e revistas são um bom lugar para desenvolver seu vocabulário.
  • Ler ajudará na sua escrita, mas pratique a escrita também. Não se limite a um único estilo de escrita. Manter um diário em inglês, escrever contos e tentar a sorte em redações são boas práticas. Corrija seu próprio trabalho ou encontre alguém para revisá-lo com você.
  • Assistir a filmes/séries/documentários em inglês ou ouvir rádio em inglês. Repita as partes que você perdeu até entendê-las.
  • Praticar a conversação o suficiente pode ser difícil por conta própria, mas com esforço você pode encontrar um parceiro de intercâmbio de idiomas online ou em sua cidade. Empurre-se para falar sobre assuntos mais avançados do que apenas conversas do tipo “oi, como vai você”.

Existem também bons cursos de preparação para o IELTS online e no exterior, bem como em escolas perto de você. Se você tem dinheiro para investir em um curso de preparação para o IELTS, isso pode impulsionar seus esforços e levá-lo direto para a etapa 3.

ETAPA 3: Aprenda sobre o formato do teste IELTS

Melhorar o seu inglês não é o suficiente para obter uma ótima pontuação no IELTS. Um falante nativo de inglês que faz o IELTS não obterá uma pontuação perfeita se não estudar o teste em si. Você precisa saber como funciona a pontuação do teste, que comprimento de texto é necessário para cada prompt e quando os pontos são retirados ou adicionados. Pode haver pequenas coisas essenciais como:

  • Devo adivinhar uma resposta se não tiver certeza ou pular essa pergunta?
  • Quantas vezes irei ouvir uma gravação na seção de audição?
  • E se o examinador não conseguir ler minha caligrafia?

Enquanto a etapa 2 foi sobre como melhorar suas habilidades em inglês, esta etapa é sobre como usar as habilidades que você possui para obter a melhor pontuação possível no dia do teste. Existem sites e livros de preparação para o IELTS para ajudá-lo a entender melhor a estrutura do teste IELTS. Comece dando uma olhada cuidadosa no site oficial. Seu objetivo nesta etapa é ir para a sessão de teste IELTS já familiarizado com os tipos de perguntas que serão feitas, como serão pontuadas e quais são suas estratégias para otimizar sua pontuação.

PASSO 4: teste-se novamente

Quando você perceber que melhorou seu inglês e se familiarizou com o teste IELTS, há mais uma etapa antes de você se inscrever para fazer o exame. Teste a si mesmo novamente. Se você fez o EFSET Plus na etapa 1, tente uma segunda vez para ver o quanto você melhorou. Se você pode fazer um teste prático IELTS de conversação ou redação, faça isso também. Faça o que fizer, não pule esta última etapa. É a única maneira de você saber se está pronto para gastar dinheiro para fazer o exame oficial. Não faz sentido se inscrever para fazer o IELTS se você não estiver pronto para obter a pontuação de que precisa.

Com este plano de preparação de 4 etapas para o IELTS, você pode entrar em sua sessão de teste confiante de que, embora seja um desafio, você está pronto para obter a pontuação de que precisa. Quando você obtiver sua pontuação no IELTS, saberá que sua preparação para o IELTS valeu a pena.

Comece a se preparar para o IELTSTeste seu Inglês