Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

Flow: o segredo para a felicidade?

Flow:

Você consegue se lembrar de algum momento em que estava tão concentrado em alguma coisa que todo o resto simplesmente desapareceu? Você não olhou o celular, esqueceu suas tarefas, esqueceu até de comer por horas.

Pesquisas mostram que atingir esse “estado de flow”, ou estado de fluxo, é um grande propulsor para a felicidade. A curto prazo, ele produz emoções positivas, enquanto os benefícios a longo prazo podem ajudar você a encontrar um estilo de vida mais feliz e satisfatório.

Então, como fazemos para encontrar o flow? O segredo é encontrar um equilíbrio entre o desafio enfrentado e as suas habilidades. Sua intenção deve ser encontrar algo que seja desafiador o suficiente para manter seu cérebro ativo, mas que também exija habilidades que você tenha e possa aprimorar constantemente. Se a tarefa é muito fácil ou muito difícil, você não encontrará seu ritmo.

Escolher uma atividade que abra você a novas sensações, experiências e emoções positivas também é essencial para encontrar o flow. E se você realmente quiser encorajar esse flow, especialistas recomendam superar a vontade de parar perante qualquer obstáculos e focar no seu grande objetivo com um sorriso no rosto!

Pronto para encontrar o seu flow? Experimente uma dessas atividades!

Aprender um idioma

O flow, como o nome sugere, é sobre se movimentar e se desafiar, desenvolver habilidades ou expandir sua mentalidade. E não há exemplo melhor do que aprender uma língua. Quer você seja um completo iniciante ou um poliglota confiante, aprendizagem contínua e prática irão aumentar seu conhecimento e gerar ainda mais flow.

Com tantos cursos de idiomas, livros, podcasts e aplicativos por aí, não só é fácil de se envolver com a aprendizagem, mas também é fácil acompanhar seu progresso. E quando alguém comentar suas habilidades, aquela dose de orgulho será outro motivo de felicidade!

Pintura

Mesmo que você nunca tenha sequer segurado um pincel, é fácil imaginar aquela sensação que dá quando vemos uma pintura ganhar vida através da nossa própria criatividade. Comece um livro de pinturas simples ou pinte sua foto de viagem favorita e tente recriar aquilo em um quadro maior. Não só você vai experimentar uma grande dose de felicidade, mas também vai ter uma nova obra de arte para decorar as paredes!

Yoga

O yoga aumenta sua conexão com seu corpo, mas também pode evitar o estresse e a tensão que costumam impedir o flow. Praticar yoga regularmente não só aumentará sua força e flexibilidade, mas também ajudará a criar uma sensação de calma e felicidade durante o dia.

Aprender um instrumento musical

Assim como aprender um novo idioma, aprender a tocar um instrumento musical é há muito tempo uma atividade ligada ao flow. Talvez você queira voltar a tocar um instrumento que tocava na escola, ou mesmo sempre sonhou em aprender a tocar violão! Com tempo extra nas suas mãos, agora é o momento perfeito para começar.

Correr

Não deve ser surpresa que correr é uma ótima atividade para o flow. O ritmo constante dos pés tocando no chão, o desafio físico e o estímulo contínuo para correr mais rápido ou mais longe são aspectos centrais de atividades que geram o flow. Não se preocupe se tudo o que você sente é dor depois da primeira corrida da vida! Com consistência ao longo do tempo, você vai se surpreender com a rapidez com que isso pode se transformar em uma atividade positiva e até levemente viciante.

Então, agora que você já conhece o segredo para a felicidade, cabe a você conquistar esse super poder. Procure experiências e atividades que engagem, animem e desafiem você, para ter aquela carga de felicidade e satisfação que o estado de flow proporciona.

Encontre seu flow aprendendo um idiomaSaiba Mais