Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
Menu

10 filmes e séries para você assistir antes de viajar

10 filmes e séries para você assistir antes de viajar

Indo para o exterior? Boa escolha! Você comprou a passagem de avião, seu itinerário está definido e você pesquisou seu destino. Agora vem a pior parte: esperar. Conte os dias até a partida com esses dez filmes e programas de TV que o levam a lugares distantes sem sair de casa e te deixarem animados ao assistir antes de viajar. Mesmo que você não esteja planejando uma viagem agora, esta lista vai atiçar sua vontade de viajar do conforto do seu sofá. Os próximos passos são com você.

  1. Na estrada

Tenha você lido o clássico de Jack Kerouac de 1957 ou não, este filme acenderá seu espírito de viajante. Ele é baseado nas viagens de Kerouac pelos Estados Unidos no final da década de 1940 e como ele se tornou uma figura proeminente da Beat Generation. Os chamados “beatniks” rejeitaram a narrativa convencional da época e defendiam um estilo de vida boêmio. Se você gosta de contracultura, vai amar esse filme.

  1. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Transporte-se para o mundo caprichoso de uma adorável mulher parisiense. Nasa melhor que assistir antes de viajar e ver Paris pelos olhos de Amélie, de Montmartre à Rue Lepic, enquanto ela tenta se reencontrar com um cara que chamou a sua atenção. Suas tentativas de convidá-lo estão acima e além do que a maioria de nós faz por amor (filmes, né?! Você sabe como é…), mas ainda é um prazer assistir. A personalidade peculiar de Amélie e sua natureza tímida brilham através dos seus diálogo internos e que ela compartilha com o espectador. Pode ser considerado “muito doce” para alguns, mas você ainda pode apreciar a linda cinematografia de conto de fadas e a bem-humorada sub-trama do gnomo de jardim itinerante (minha parte favorita).

  1. Antes de amanhecer

Amor à primeira vista. Isto existe? Quem sabe. Mas quem não sonha em ir para o exterior e viver uma grande paixão nem que seja apenas por uma noite? Neste filme clássico, estrelado por Ethan Hawke e Julie Delpy, dois jovens fazem exatamente isso. Eles se reúnem durante a viagem e decidem passar o dia (e a noite) juntos antes de se separarem. É romântico, espirituoso, e você apreciará o belo cenário de Viena. Aproveite para sonhar acordado, antes de viajar, com um romance de intercâmbio!

  1. Diários de motocicleta

Um momento íntimo e breve da vida de Che Guevara. Este filme cheio de ação também é uma história de amadurecimento que se estende pela América do Sul, na década de 1950. Com base no diário de viagem real de Guevara, aprendemos como as injustiças que ele testemunha na viagem, principalmente as de classes sociais empobrecidas, moldaram-no para se tornar o líder revolucionário que ele se tornou. Lindamente filmado e escrito, este é um daqueles filmes que você não vai quer perder.

  1. Na natureza selvagem

Baseado na história verídica de Christopher McCandless, este filme pode acabar partindo seu coração. Em 1992, McCandless, de 24 anos, foi para o deserto do Alasca para escapar da sociedade moderna, levando pouco mais de 5 quilos de arroz, um rifle e alguns livros. Todos nós desejamos liberdade em algum momento, mas este filme levanta a questão: a que custo? Isso me fez pensar que, às vezes, esquecemos que tudo o que ansiamos já vive dentro de nós. A liberdade é essencial, mas são as conexões com aqueles que nos rodeiam que tornam a vida especial. Lembre-se disso mesmo antes de viajar e vá com a intenção mais pura de conhecer pessoas e uma nova cultura.

  1. BBC Planet Earth

Esta série de documentários deslumbrantes o transportará pelo mundo, dos oceanos às selvas e a tudo o que existe. Cada episódio tem 45 minutos de duração e fará você querer ir para todos esses lugares e explorar o mundo. Se puder, assista em HD, pois você realmente não vai querer perder as cores saturadas e os detalhes surpreendentes de cada imagem (as gotas de água nas folhas nunca foram tão bonitas).

  1. E sua mãe também

Viagens na estrada podem ser complicadas. Dois meninos adolescentes e uma mulher embarcam em uma viagem para descobrir uma praia escondida. Este filme sensual sobre o amadurecimento para a vida adulta nos leva em sua louca aventura para Oaxaca, no México. O drama segue todo o caminho dessa narrativa, desde quando eles aceitam seus sentimentos um pelo outro até aceitar as consequências de ações passadas. Também temos um vislumbre desta bela região do México, que passa por dificuldades, já que mais de 76% de seus habitantes vivem em extrema pobreza.

  1. Expedition Happiness

Menos é mais. Esse é o lema que um jovem casal alemão adota quando reformam um ônibus escolar americano e decidem dirigir do Alasca até o México. Observe-os redefinindo o significado de lar enquanto documentam a vida na estrada, capturando a natureza norte-americana imaculada ao longo do caminho. O casal não está mais junto, mas isso não arruina a magia hipster que este documentário irradia.

  1. Anthony Bourdain: Parts Unknown

É uma obra que se deve assistir. Feita pelo falecido Anthony Bourdain, este premiado show é uma verdadeira jóia. Bourdain cria o encontro de seu brilhante sarcasmo e um entusiasmo sincero enquanto viaja ao redor do mundo, descobrindo uma mistura de culturas e culinárias. São 11 temporadas para se assistir e é mais do que o suficiente para te inspirar antes de viajar. RIP, Tony.

  1. A vida secreta de Walter Mitty

Se você for escolher apenas um desta lista, escolha este. Eu não tinha expectativa alguma para esse filme, mas é uma daquelas obras que te surpreende bastante. O personagem de Ben Stiller é a personificação do clássico cara azarado e adorável que vai te fazer simpatizar na hora. Sendo um introvertido, eu me identifico em como ele luta para expressar sentimentos e acaba se escondendo em um mundo só dele. Este filme mistura de maneira perfeita a realidade e a fantasia; explorando pensamentos como o “e se” que eu acredito que muitos de nós temos. Ele comemora ser corajoso e tomar posse de sua vida, transformando sonhos em realidade. Há uma cena épica de longboard na Islândia que faz seu coração acelerar e te faz querer ir correndo até a loja de skate mais próxima.

Ainda está planejando sua viagem? Conheça nossos programasClique aqui

Compartilhe esse artigo

Artigos recentes de Cultura