GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

10 principais diferenças entre “soccer” e “American football”

10 principais diferenças entre “soccer” e “American football”

Football? American football? Soccer? Esses esportes podem ter o mesmo nome em muitos países, mas as semelhanças não vão além disso. Enquanto a maioria das pessoas em todo o mundo o conhece simplesmente como "football", nos Estados Unidos (e na Irlanda) o esporte é chamado de "soccer". Entretanto, os EUA também têm sua própria versão de futebol: o "American football ".

Confuso? Estamos aqui para lhe dar algumas respostas. Este é o nosso guia para iniciantes sobre as principais diferenças entre o soccer e o American football . Ele fornecerá informações suficientes para que você possa improvisar em conversas sobre qualquer um dos esportes durante seu intercâmbio no exterior.

1. Os pés

Muito bem, vamos começar do início. O "futebol" (ou como o chamaremos daqui em diante: soccer) recebeu esse nome porque você precisa usar o pé (foot). Até aqui, tudo bem.

O American football , por outro lado, não se baseia muito nos pés, envolvendo principalmente o arremesso e o transporte da bola para o campo.

Por que se chama American football e não "throwball"? Ninguém sabe ao certo, mas uma das respostas é que o nome não se refere ao pé, mas sim ao sistema de medidas americano de pés e polegadas - como a bola tem aproximadamente um pé (cerca de 30 cm) de comprimento, eles optaram por essa medida. Faz sentido... certo?

2. A bola

As bolas de soccer são simples, redondas e ideais para chutar. As American football têm mais o formato de um ovo pontudo (ou " prolate spheroid", se você preferir o termo mais sofisticado), com grandes costuras em uma das laterais para maior aderência durante o arremesso. Às vezes, elas também são chamadas de "pigskins" (pele de porco), aparentemente porque foi com essa pele que foram feitas pela primeira vez (ainda bem que isso mudou).

3. O campo

Os campos de American football são exatamente como você os viu em todos os filmes de colégio americano. Eles são marcados em intervalos de dez jardas (nove metros), com uma linha de "end zone" e dois postes verticais em cada extremidade.

Um campo de soccer é ainda mais simples, com dois semicírculos centrais e uma "caixa" a 18 jardas na frente do gol. Isso marca onde o goleiro - o único jogador que pode usar as mãos - tem permissão para manusear a bola.

Ambos os campos têm cerca de 100 metros de comprimento, embora os campos de soccer sejam muito mais largos do que os de American football.

4. O objetivo

O soccer geralmente é simples. Chute a bola para a rede e você marca um gol. Se fizer mais gols do que seu adversário, ganhará o jogo.

O American football tem tudo a ver com "touchdowns" - evitar tackles e levar a bola até a end zone do adversário. Esses touchdowns valem 6 pontos iniciais, além de um ponto adicional por chutar com sucesso através das traves após o gol.

Uma grande diferença aqui é que os jogos de soccer geralmente terminam empatados, às vezes sem nenhum gol marcado. Por outro lado, os jogos de American football costumam ter muitos gols e muito raramente estão empatados em tempo integral. Quando há um empate, a partida vai para a "prorrogação", onde vence o time que marcar primeiro.

5. O ritmo

O American football pode ter uma pontuação mais alta, mas também é mais lento. Enquanto o soccer é jogado em dois tempos livres de 45 minutos, o American football é dividido em quatro quartos de 15 minutos. Esses quartos podem demorar um pouco para serem jogados porque o cronômetro geralmente é parado no final de uma "jogada", quando o portador da bola é derrubado no chão.

Por esse motivo, o American football está sempre parando e recomeçando. Juntamente com a complexidade da jogabilidade, isso pode ser uma barreira para os fãs de primeira viagem, mas vale a pena quebrá-la!

6. Os jogadores

Ambos os esportes têm 11 jogadores por equipe em campo a qualquer momento. No soccer, os mesmos 11 jogadores jogam a partida inteira, com ou sem algumas substituições. Enquanto isso, os times de American football mudam constantemente seus jogadores, dependendo se a equipe está atacando ou defendendo.

Por exemplo, a posição de quarterback no American football é uma parte fundamental do ataque. O quarterback joga quando seu time tem a posse de bola, mas fica na linha lateral enquanto o adversário tem a bola. Isso significa que até cerca de 45 jogadores podem participar por equipe durante um único jogo.

7. Os apelidos

Detroit Lions, Seattle Seahawks, Chicago Bears - todos os times de American football têm apelidos oficiais divertidos.

Os times de soccer também têm apelidos, mas não são oficiais. Em vez de animais predadores ou inimigos temíveis, os apelidos no soccer geralmente se referem simplesmente e de forma pouco original à cor da camisa usada por aquele time específico. O Real Madrid é "Los Blancos" (os brancos), o Chelsea é "The Blues" (os azuis), o Liverpool é "The Reds" (os vermelhos) etc.

Há também alguns apelidos bastante aleatórios no soccer que parecem vir do nada, mas geralmente estão relacionados à história do time. Alguns exemplos incluem nomes como "The Toffees", "The Terriers" e "The Cherries".

Enfrentar "The Terriers" pode não parecer a perspectiva mais intimidadora, mas talvez isso faça parte da estratégia.

8. A(s) liga(s)

Os mesmos 32 times competem entre si na liga NFL de American football ano após ano. Quer o seu time ganhe o cobiçado troféu do Super Bowl ou perca todos os jogos por 50 a 0, você jogará com os mesmos times pelo mesmo prêmio na próxima temporada.

Há muito mais times no soccer, e as ligas são divididas em divisões. Termine no topo da sua divisão e você será promovido para a divisão acima, onde equipes melhores o aguardam. Se estiver na parte inferior, você cairá no "alçapão" para a liga abaixo.

Você pode até (teoricamente) formar seu próprio time com amigos e, eventualmente, jogar contra times como o Barcelona ou o Bayern de Munique - vale a pena tentar, certo?

9. A mudança de casa

Os times de American football também são chamados de "franquias". Como tal, eles têm o direito de se mudar para outra cidade de tempos em tempos.

O Las Vegas Raiders já foi o Oakland Raiders, o Los Angeles Chargers já foi o San Diego Chargers e o LA Rams se tornou o St Louis Rams, antes de mudar de ideia e voltar para Los Angeles.

Isso é totalmente inédito no soccer, onde as equipes permanecem no mesmo lugar, para o bem ou para o mal.

10. O seguinte

Não é preciso dizer que tanto o soccer quanto o American football são extremamente populares. Entretanto, considerando a presença global significativa do soccer em comparação com o foco mais nacional do American football, faz sentido que os números de audiência entre os dois variem substancialmente.

Por exemplo, a final da Copa do Mundo da FIFA 2022 entre Argentina e França foi assistida por 1,5 bilhão de pessoas - quase um quinto da população mundial.

O American football também possui uma grande base de fãs, mas, com um pico de cerca de 115 milhões de espectadores durante o mais recente Super Bowl, atraiu quase 13 vezes menos do que o equivalente do soccer.

Apesar de suas diferenças, tanto o soccer quanto o American football têm sua própria cultura e tradições animadas que valem a pena ser exploradas. Esperamos que este guia o ajude com os conceitos básicos ao adotar um novo esporte no exterior.

Conheça uma nova cultura no exteriorExplorar
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Teste seu inglês em minutos

Saiba mais